Skip to Content

Av. Ayrton Senna não terá mais sinais

Corredor da Transcarioca prevê construção de mergulhões para o retorno de veículos, melhorando o trânsito na Barra

By Print Preview

 

transcarioca 300x191 Av. Ayrton Senna não terá mais sinais

skyscrapercity.com

A Prefeitura deu início às obras do BRT (Bus Rapid Transit) Transcarioca, um corredor exclusivo para ônibus articulados que vai ligar a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim.

O prazo previsto para a implantação do BRT Transcarioca é de três anos, mas em um ano já haverá mudanças significativas no trânsito da Barra da Tijuca. A Av. Ayrton Senna não terá mais sinais. A via ganhará mergulhões que vão acabar com os engarrafamentos diários em frente aos hospitais Barra D`Or e Lourenço Jorge, por exemplo.

As obras na Avenida Ayrton Senna já começaram. Foi instalado um canteiro de obras na altura do “Cebolão” e foi interditado o contorno na Cidade de Música. O tráfego de veículos está sendo desviado, provisoriamente, em frente ao posto do 31º Batalhão da Polícia Militar, na Av. Ayrton Senna. Máquinas já estão começando a escavar o terreno.

Outro canteiro de obras está instalado na Rua Arroio Pavuna, atrás da rede Sara de hospitais. Já existe sondagem de terreno na frente da Av. Ayrton Senna em dois pontos: próximo à Vila do Pan (para estudo da ponte estaiada sobre a Lagoa de Jacarepaguá em direção à Avenida Abelardo Bueno) e próximo ao Cebolão (para os mergulhões).

A primeira estação do BRT será no Terminal Alvorada. Dali partirão os corredores do BRT (que serão feitos em concreto), pelo canteiro central da Av. Ayrton Senna.

Para desviar o trânsito de veículos e acabar com os sinais serão construídos três mergulhões e uma alça para retorno, dois deles no sentido da Barra e dois em direção ao Recreio.

- Um dos mergulhões dará passagem para os motoristas que estão na Av. Ayrton Senna, vindo da Linha Amarela em direção à Barra, e querem entrar na Rua Luis Carlos Prestes, do Hospital Lourenço Jorge. Mergulhão próximo ao Cebolão.

- O outro será para os motoristas que estão na pista lateral e central da Av. das Américas, vindo do shopping ou supermercado, e querem ir em direção ao Recreio. Hoje, esses veículos precisam fazer o desvio em frente ao Makro. Esse mergulhão também ficará próximo ao Cebolão.

- O terceiro mergulhão será na altura do Hospital Barra D´Or, no sentido Linha Amarela para a Barra, em direção à Rua Nelson Mufarrej (Parque Terra Encantada). Mergulhão em frente ao Via Park.

- Já os motoristas que estão na Av.Ayrton Senna em direção à Linha Amarela e querem retornar para a Barra ou Recreio vão utilizar uma alça que será construída em baixo das pontes que atravessam o Rio Camorim.

A Av. Ayrton Senna passará a ter quatro faixas na pista central (sendo uma do BRT e três para veículos) e mais três faixas no canteiro lateral. As canaletas abertas de drenagem, que hoje dividem as pistas, serão fechadas para dar lugar a uma dessas faixas.

Na Av. Abelardo Bueno, sentido Barra, haverá duplicação da faixa lateral, com construção de via na margem da Lagoa. Hoje, em direção a Jacarepaguá existem três faixas centrais e duas laterais. Será construída também uma rotatória na Av. Abelardo Bueno, em frente à Estrada Coronel Pedro Correia, que será duplicada e receberá pavimentação, calçadas e meio fio.

Além dos mergulhões, a Barra deve ganhar mais uma ponte estaiada (foto) com a inauguração do BRT Transcarioca, o mais importante da cidade. A exemplo da Linha 4 do metrô – que terá uma ponte semelhante sobre a Lagoa da Tijuca – o corredor exclusivo para ônibus articulados traz no projeto uma estrutura do mesmo estilo sobre a Lagoa de Jacarepaguá, que terá pistas usadas tanto pelo sistema BRT quanto pelos veículos que fluirão da Linha Amarela. Na manhã de quinta-feira, o prefeito Eduardo Paes iniciou oficialmente os trabalho de implantação do Transcarioca, o BRT que vai ligar a Barra ao Aeroporto Internacional Tom Jobim.

Fontes:

- rio.rj.gov.br

- skyscrapercity.com

Corredor BRT Transcarioca: Barra – Galeão:


 

 

One Response to “Av. Ayrton Senna não terá mais sinais” Leave a reply ›

  • Pistas, Pistas e mais pistas, se eu estiver a pé nessa historia, como eu faço?

    Como eu vou do Barra shopping para a cidade da musica? ou do bosque da barra para a cidade da musica? e como eu atravesso a Ayrton Senna?

Leave a Reply

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


seis × 4 =

Publicidade

Publicidade

Publicidade