Skip to Content

Festival de Presépios começará mais cedo este ano

De 2 a 26 de dezembro, a população poderá apreciar e escolher o melhor dos 30 presépios em exposição

By Print Preview

 

natal nascimento de jesus a44a37 300x225 Festival de Presépios começará mais cedo este ano

lenitabedetti.blogspot.com

Este ano, a Vila do Papai Noel (Jardim de Alah) terá 14 mil m² e contará com praça de alimentação, lounges e palco com arquibancadas para a realização de shows, oficinas, apresentações teatrais, chegada do Papai Noel e várias atrações.

Organizado pela Dez Mais Promoções, promovido pela Globo Rio e patrocinado pela Estácio de Sá e Petróleo Ipiranga, com os apoios dos Governos Estadual, Municipal e Arquidiocese do Rio, o Festival de Presépios 2011 será aberto oficialmente em cerimnia realizada no dia 2 de dezembro na tradicional Vila do Papai Noel (Jardim de Alah).

O evento, considerado a maior exposição de Presépios Natalinos em tamanho natural em céu aberto do mundo (pelo Guiness World Records), vai mostrar a diversificação da arte genuinamente brasileira com obras de estilos, técnicas e materiais variados.

Para esta 3ª edição do evento cujo tema é “Natal do Pólo Norte”, foram selecionados 30 artistas como designers, cenógrafos do carnaval carioca, artistas plásticos e etc. Um dos grandes destaque desta edição é a participação de portadores de deficiência visual do Instituto Benjamim Constant que produzirão um presépio que fará parte da votação popular no fim do mês e da infraestrutura da Arena e Vila do Papai Noel montadas no Jardim do Alah, em Ipanema; que este ano receberá arquibancadas para o público apreciar os shows e praça de alimentação.

O público poderá voltar pelo site www.festivaldepresepios.com.br

ou através de uma urna no Jardim de Alah. O melhor presépio receberá um prêmio de R$ 50 mil e o segundo lugar, um carro zero km.

Objetivo - Considerado pelo público nos últimos dois anos como o melhor evento de Natal do Rio dos últimos tempos, o Festival de Presépios 2011 ficará basicamente concentrado no Jardim de Alah, em ruas da Barra da Tijuca, na Zona Sul e em comunidades carentes como Cidade de Deus e Dona Marta. “O objetivo este ano é atender aos pedidos do público dos anos anteriores e fazer da arena do Jardim de Alah (Ipanema-Leblon), que inclui desde o ano passado a Vila do Papai Noel, um único ambiente para exposição da maior parte dos presépios, além de se consolidar como uma nova alternativa cultural e de lazer para a ocasião das festas natalinas”, define Tânia Lemos Buslik, organizadora do evento.

Com programação cultural garantida, a Vila do Papai Noel também promete agitar os festejos natalinos dos cariocas. Estão programados shows das bandas, oficinas culturais e muita diversão para a criançada (programação ainda está sendo fechada). Os presépios enfeitarão também algumas ruas do Rio e lembrarão ao carioca e aos turistas a importância do resgate do verdadeiro espírito do Natal – o nascimento de Cristo, através da arte dos Presépios.

Grandes e inéditas atrações este ano - “Arenas e Vila do Papai Noel” – Na arena montada no Jardim de Alah (14 mil m²), além de um aglomerado de cerca de 20 presépios em tamanho natural em exposição, o evento promoverá vários outros atrativos com o objetivo de facilitar a visitação e permanência do público.

Na arena ficarão em exposição cerca de 20 presépios, cada um com seis peças e com imagens de 2,5 m de altura em pé. A Vila do Papa Noel (que ocupará cerca de 6 mil m2), tem projeto assinado pelo arquiteto e responsável técnico, Hélio Martins Isaac e do cenografista e artista plástico, Clécio Regis. No local, as crianças e os pais poderão visitar a Casa do Papai Noel, a Fábrica de Brinquedos e uma caixa de correios onde os pequeninos poderão depositar cartinhas para o Papai Noel. Este ano a Arena também contará com um palco de 10m X 8m, arquibancadas, praça de alimentação, 4 lounges (instalados sob umbrelones), terá um urso polar gigante com 4 metros de altura e uma árvore de Natal de 10 metros produzida pelo cenógrafo Clégio Regis.

Ações Socialmente Responsáveis - O Festival de Presépios 2011 continua exercendo importante papel no desenvolvimento de ações em benefício de comunidades carentes da cidade como Cidade de Deus e Santa Marta. O evento exerce ainda um papel crucial na produção de empregos formais e informais e geração de renda com a contratação de mais de 3 mil trabalhadores (serralheiros, pintores, fundidores, carpinteiros e marceneiros, tecelões, eletricistas, arquitetos, projetistas, recepcionistas, alimentação, iluminadores etc ) que atuarão na montagem das estruturas das arenas a partir desta semana (também outra novidade – agrupamentos de presépios gigantes) e da Vila do Papai Noel. Também estarão sendo criados mais postos de trabalho para atender a montagem das estruturas de palco, luz e som dos eventos da programação cultural. Dentro do foco de geração de empregos, a Associação de Moradores da Cruzada São Sebastião, através de seu presidente Joel Nonato, foi convocada para compor grande parte da mão-de-obra necessária para a realização da Vila do Papai Noel.

O que representou o festival de presépios para o RJ em 2009 e 2010 - O presépio é um dos símbolos mais fortes do Natal no Brasil, e o Festival de Presépios resgatou a verdadeira origem do Natal. Famílias inteiras visitaram centenas de presépios distribuídos pela cidade, moradores tornaram-se guardiões e o evento serviu para mostrar que o Rio de Janeiro precisava de um evento que contemplasse todas as classes sociais, levando a cultura, o sentimento de paz, união e respeito pela cultura. Apesar de ter sido considerando o melhor e mais completo projeto de Natal, com extensão por toda a cidade do Rio de Janeiro, a organização da exposição não economizou esforços para aprimorá-lo ainda mais para 2011. www.festivaldepresepios.com.br

Localização dos Presépios

1. Angela Tavares – A Gruta do Menino Jesus – na Arena do Jardim de Alah, Ipanema

2. Bruno Bertani, Eduardo Sá e Paulo Ferreira – Presépio Vitral, na Arena do Jardim de Alah, Ipanema

3. Carlos Escultor – Olhares de Carinho da Sagrada Família – na Arena do Jardim de Alah, Ipanema

4. César Barbosa, Amanda Vitoriano, Bibi Cardoso – Presépio de Rua – na Arena do Jardim de Alah, Ipanema

5. Clécio Regis – Lucas 17:21 – na Arena do Jardim de Alah, Ipanema

6. Deborah Costa – Presépio Maravilha – na Arena do Jardim de Alah, Ipanema

7. Dilma Carvalho – Divino – na Arena do Jardim de Alah, Ipanema

8. Diogo Russo – Consciência Coletiva – na Arena do Jardim de Alah, Ipanema

9. Ermelinda – Natal de Jesus – na Arena do Jardim de Alah, Ipanema

10. Heloisa Gilson – Aconchego III – na Arena do Jardim de Alah, Ipanema

11. Instituto Benjamin Constant – Luz Guia – na Arena do Jardim de Alah, Ipanema

12. João Augusto – Esperança – na Arena do Jardim de Alah, Ipanema

13. Jorge Abreu – Um Dia para Não ser Esquecido – na Arena do Jardim de Alah, Ipanema

14. Jubileu – Natividade – na Arena do Jardim de Alah, Ipanema

15. Maria Alice Nunes – Luz da Paz – na Arena do Jardim de Alah, Ipanema

16. Marlene Montiello – Magia do Natal – na Arena do Jardim de Alah, Ipanema

17. Marlene Montiello – Natal de Amor e Paz! – avenida Vieira Souto, Ipanema

18. Rampinelli – Natal da Paz – na Arena do Jardim de Alah, Ipanema

19. Vera Luchese – Os Olhos do Mundo – na Arena do Jardim de Alah, Ipanema

20. Yure Mendes – Ouro de Minas – na Arena do Jardim de Alah, Ipanema

a) Aguinaga d’Eibar – Gloria In Excelsis Deo – Botafogo – Santa Marta

b) Diogo Russo – Rio 2020: Paz e Natureza que toda a esperança de hoje, floresça no futuro… – Leblon – Visconde de Albuquerque com Lagoa Barra (guitarra Rock in Rio)

c) Docouto – Estrela de Davi – Barra – Ayrton Senna

d) E. Nardaci – Menino Deus – Lagoa – Em frente a AABB

e) Edineusa Bezerril – Natividade – Jacarépaguá – Cidade de Deus

f) Fernando Alexandre – Apresentação de Jesus (O Messias) ao Mundo Cristão – Lagoa – Em frente ao Monte Líbano

g) Heloisa Gilson – Aconchego I – Barra – Ayrton Senna

h) Heloisa Gilson – Aconchego II – Lagoa – Em frente ao Vasco

i) Jorge Abreu – Para acreditarmos em dias melhores – Flamengo – Aterro próximo ao Porcão

j) Lúcia Guerreiro – Presépio de Barro – na Arena do Jardim de Alah, Ipanema

Cronograma do Festival de Presépios:

A partir de 15 de novembro – Montagem da Vila do Papai Noel

25 de novembro – Montagem dos Presépios

2 de dezembro – Inauguração do Festival de Presépios e da Vila do Papai Noel

3 de dezembro – Início do Evento para o Público

3 a 17 de dezembro – Votação Popular do Presépio mais bonito

17 de dezembro – Premiação no Jardim de Alah

até dia 26 de dezembro (nas ruas)


 

 

One Response to “Festival de Presépios começará mais cedo este ano” Leave a reply ›

  • Quero parabenizar aos orgaizadors deste grande espetáculo, utilizando este espaço maravilho que é o Jardim de Alah, o Rio de Janeiro estava realmente precisando mostrar os grandes artistas anônimos, Estive no local e fiquei maravilhado com tanta arte e beleza, cada um mais lindo do que outro em sua particularidade, gostei da Dilma Carvalho n° 07 e fiquei encantado com o presépio de n° 13 de Jorge Abreu … este presépio tem iluminação interna que fica super bonito e tem um colorido que encantou a todos que ali passaram … Parabéns a todos!

Leave a Reply

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


dois × = 2

Publicidade

Publicidade

Publicidade