Skip to Content

Condomínio Parque Carioca, em Jacarepaguá, receberá 537 famílias

Ex-moradores da favela Vila Autódromo, onde está sendo instalado o Parque Olímpico Rio 2016

By Print Preview

 

condominio parque carioca jacarepagua 300x200 Condomínio Parque Carioca, em Jacarepaguá, receberá 537 famílias

Foto: Divulgação

O prefeito Eduardo Paes visitou nesta quinta-feira (28/02) o canteiro de obras do Condomínio Parque Carioca, em Curicica, Jacarepaguá, que está sendo construído pela Prefeitura do Rio para receber as 537 famílias que hoje moram na comunidade Vila Autódromo, nas imediações do terreno onde está sendo instalado o Parque Olímpico Rio 2016. A construção é resultado de uma parceria da prefeitura com o Governo Federal, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, e o investimento é de R$ 105 milhões.

Acompanhado do secretário municipal de Habitação, Pierre Batista, Paes visitou e apresentou o apartamento decorado a moradores da Vila Autódromo que foram conhecer de perto o projeto do Parque Carioca. Atualmente, essas famílias vivem em área de preservação ambiental (às margens da Lagoa de Jacarepaguá), em condições precárias, habitações irregulares e sem infraestrutura adequada, como serviços de água, esgoto, drenagem e pavimentação.

- Aquela região faz parte do projeto do Parque Olímpico e essas famílias terão que ser reassentadas. Os moradores carentes daquela comunidade terão a oportunidade de ter seu imóvel registrado, legalizado e com total infraestrutura. Estamos abrindo esse espaço aqui para que essas famílias possam conhecer a alternativa que está sendo oferecida pela prefeitura, perto de casa e com qualidade. As pessoas têm uma vida construída aqui, uma história, as escolas dos filhos, as relações sociais, e estamos tomando todo o cuidado para que elas não tenham suas vidas transformadas e tumultuadas – explicou o prefeito.

O novo condomínio, que está localizado na Estrada dos Bandeirantes, 7.276, a cerca de um quilômetro da Vila Autódromo, terá 900 apartamentos de 2 e 3 quartos (com suíte), sendo 45 adaptados para pessoas com necessidades especiais, com medição entre 43 e 63 metros quadrados, e distribuídos em prédios de cinco pavimentos.

O empreendimento contará ainda com área verde, praças, espaço comercial, piscina com toboágua, quiosque com banheiro, quadras poliesportivas, playground, academia a céu aberto e espaço gourmet (salão de festa, copa e duas churrasqueiras). A previsão de entrega dos imóveis é fevereiro de 2014 e as famílias só serão reassentadas quando os novos apartamentos estiverem prontos.

- Já iniciamos o cadastro das famílias e cada caso será analisado individualmente, negociado, dialogado, com muito respeito e visando a composição familiar. Não temos dúvidas de que as famílias serão muito bem atendidas e terão a oportunidade não só de aumentar seu patrimônio, passando a morar numa área formal, como de viver de uma forma muito mais decente e digna – ressaltou Pierre.

As obras já foram iniciadas e estão em fase de terraplanagem e sondagem do terreno. No local, os moradores contarão ainda com toda infraestrutura e serviços que vão assegurar melhor qualidade de vida, como iluminação, pavimentação, saneamento básico e coleta de lixo, além de equipamentos de saúde e educação.

- Eu gostei do projeto e quero resolver essa situação de remoção que já dura 20 anos. Não dá pra viver na situação que a gente vive lá hoje. Queremos algo que seja bom pra nós e a prefeitura está nos dando essa alternativa desse condomínio. Só quero morar com a minha família num lugar decente, com qualidade de vida e dignidade – disse o técnico em manutenção Lorival da Silva, de 53 anos, morador da Vila Autódromo há 17 anos.

Dos 900 apartamentos construídos, 537 poderão ser utilizados pelas famílias da Vila Autódromo. Os outros 363 serão ofertados a pessoas de outras áreas beneficiadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida.


 

 

No Responses to “Condomínio Parque Carioca, em Jacarepaguá, receberá 537 famílias” Leave a reply ›

Leave a Reply

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


− quatro = 3

Publicidade

Publicidade

Publicidade