Search Day Night
trilha-pedra-da-gavea-barra-tijuca.jpg

Trilha da Pedra da Gávea: sempre uma boa aventura. Conheça!

A principal trilha da Pedra da Gávea, que leva ao topo, é toda sinalizada e fica na Barra da Tijuca.

Atualizado em março 7th, 2024 at 12:11 pm

Que tal fazer participar de uma aventura saudável de ecoturismo e conhecer a trilha da Pedra da Gávea?

A Pedra da Gávea é o maior bloco de pedra a beira mar do mundo, que se estende pelos bairros do Joá, Itanhangá, São Conrado, culminando na Barra da Tijuca. Sua natureza exuberante com trilhas e nascentes é um enorme atrativo para aventureiros.

A principal trilha da Pedra da Gávea, que leva ao topo, é toda sinalizada e é considerada nível médio de dificuldade.

Há três trilhas diferentes para o acesso à Pedra. A primeira tem início na Estrada das Canoas, em São Conrado, outra começa na Pedra Bonita, e a terceira, que é a mais utilizada, na Barrinha (Barra da Tijuca), e tem um percurso de 1,67 km.

O acesso principal para a trilha fica no final da Estrada do Sorimã, na Barra da Tijuca. É necessário atravessar o portão de um condomínio para o acesso, mas é só chegar e informar que vai para a Pedra da Gávea. O caminho continua por uma estrada de terra, até chegar a uma pequena praça, onde é possível estacionar o automóvel.

O início da trilha é marcado por um totem, ao lado da casa número 936.

A Trilha

A trilha leva de 3 a 4 horas do início até o topo, e é recomendado que seja feita pela manhã. A subida é cansativa e exige bom preparo físico, além de muito cuidado, pois em alguns momentos a trilha tem partes mais íngremes que aumenta o grau de dificuldade. No início, a trilha tem uma inclinação bem suave com bastante arborização e sombra, garantindo uma caminhada bem tranquila. Já na segunda metade a subida fica mais íngreme e o terreno mais arenoso, exigindo maior cuidado.

Cachoeira do Sorimã

Para relaxar, na metade da trilha vale sempre parar alguns minutinhos para relaxar na Cachoeira do Sorimã, que na verdade é uma pequena nascente que dá origem a um pequeno córrego. Além de refrescar, vale a foto!

Trilha da Pedra da Gávea: sempre uma boa aventura.

Carrasqueira

É a parte final da trilha e considerada a de maior dificuldade. A Carrasqueira é um enorme paredão de pedra bastante íngreme, de aproximadamente 30 metros de altura. A subida exige uma escalada de primeiro grau, e abaixo um penhasco. Nem todos se arriscam nesta parte. Esteja preparado.

Lembre-se! Para esta aventura sempre tenha a mão coisas bem básicas, como água, algo doce, protetor solar… Mas tente ficar bem a vontade.E boa aventura!

Veja mapa: https://maps.google.com.br/maps?q=pedra+da+gavea&ie=UTF-8&ei=cnPdUa-vIPXi4AOJuICIAg&ved=0CAoQ_AUoAg

Comments are closed.


 
O que fazer na Barra da Tijuca em 2023
 

You May Also Like