Esta semana recebi uma mensagem de um aluno de gastronomia de Portugal pedindo uma receita de doce com azeite e Mel. Nossa!!!! Dificil tarefa essa. Uma vez que o Povo Brasileiro não tem costumes a certas invenções preferindo ser tradicionalistas.
Porém fiquei pensando como poderia ajudar ao Euzébio, já fiz algumas receitas com azeite e chocolate. E fuçando na internete, mas precisamente nos sites de azeite, você até vai encontrar algumas receitas de doce com azeite.
Então criei uma receita consideralvemente fácil sem muito malabarismo no qual chamei de Timbale de Maçã ao Azeite e Mel, e dei um toque mais ousado misturando alecrim e açafrão, e num é que ficou bom… O Timbale é uma receita clássica a palavra vem do árabe thabal = forma redonda e pequena, eu usei aquelas penas forminhas de pudim individual.
Espero que tenha ajudado a Você Euzebio e a você que está lendo esta coluna a ousar e fazer uma receita diferente neste final de semana.
Timbale de Maçã ao Azeite e Mel
Ingredientes
– 1 maçã gala sem casca cortado em mirepoix
– 2 colheres (sopa) de limão
– 1 colher (café) de açafrão em pó
– 2 ovos
– 6 colheres (sopa) de mel
– 3 colheres (sopa) de azeite extra virgem
– 200 ml de creme de leite fresco
– 2 colheres (sopa) de mel
– 1 colher (sopa) de azeite
– 2 colheres (sopa) de licor de laranja
– 1 ramo pequeno de alecrim novo picadinho
Modo de Preparo
1 – Misture 1 maçã gala sem casca cortado em mirepoix numa tigela com 2 colheres (sopa) de limão e 1 colher (café) de açafrão em pó, Reserve.
2 – Numa outra tigela bata com auxilio de um batedor de arame 2 ovos com 6 colheres (sopa) de mel até espumar. Junte 3 colheres (sopa) de azeite extra virgem e 200 ml de creme de leite fresco, misture bem. Reserve.
3 – Misture bem 2 colheres (sopa) de mel com 1 colher (sopa) de azeite, 2 colheres (sopa) de licor de laranja e 1 ramo pequeno de alecrim novo picadinho. Bata com auxilio de um batedor de arame até emulsionar. Reserve.
4 – Distribua a maçã marinada no açafrão dentro de 4 forminhas( para pudim) untada com azeite. Divida o creme nas forminhas e leve ao forno pré-aquecido à 170ºC em banho-maria, por 25 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.
5 – Desenforme e sirva com a emulsão de mel e azeite e um ramo de alecrim.
Chefe Marcio Moreira, por sete anos comandou a cozinha experimental do programa “Mais Você” da TV Globo, e tem no seu curriculo passagens por Hoteis e Restaurantes de São Paulo. Atualmente, ministra palestras sobre gastronomia,workshops culinários, Eventos Gastronomicos e mantém sua empresa, Pitada Brasil Eventos, juntamente com a cozinha Itinerante Nossa Panela Brasil e ainda administra o blog Panela Brasil ( www.panelabrasil.blogspot.com) que fala do dia-a-dia da sua rotina dentro do mundo dos sabores.