Search Day Night
3837 Followers
O Verão E A Dengue

Como prevenir a Dengue no verão

Total
0
Shares
Tráfego Promo
O Verão E A Dengue
dedetizacaoinsetan.com.br
Os cariocas adoram o clima do verão, que promete dias muito quentes, com muito sol, calor e umidade. Mas a alegria do verão está ameaçada por uma doença que pode até matar: a dengue. Infelizmente, a previsão dos órgãos de saúde é que a estação mais esperada do ano tenha o maior número de vítimas da doença registrado até hoje. O Aedes Aegypti, mosquito transmissor, encontra ótimas condições para sua reprodução durante o verão.

A prevenção deve ser intensificada, com medidas simples, mas eficazes para manter o mosquito da dengue bem longe. O biólogo e consultor da Associação Brasileira de Controle de Vetores e Pragas (ABCVP), Jair Rosa Duarte, dá algumas dicas de prevenção:

  • Não deixar a água se acumular em recipientes como, vasos, calhas, pneus ou latas;
  • Manter sempre bem fechadas as caixas d’água, poços e cisternas;
  • Usar terra ou areia em vasos de plantas;
  • Tratar as piscinas com cloro e limpar constantemente. Se não estiverem sendo usadas e estiverem vazias, deixá-las cobertas para não acumular água das chuvas;
  • Comunicar um agente público de saúde caso exista alguma situação onde há o risco de proliferação da doença;

Mas, como a doença pode ser identificada? De acordo com o biólogo, os sintomas da dengue clássica são febre, moleza, dores no corpo, nos olhos, muito cansaço, perda de apetite e paladar, náuseas, tonturas e vômitos e dor de cabeça. Podem também aparecer manchas vermelhas pelo corpo e, em alguns casos, sangramento, principalmente nas gengivas.

Na febre hemorrágica da Dengue, os sintomas são os mesmos, mas a diferença é quando a febre acaba e surgem os primeiros sinais de alerta, que são:

  • dores abdominais fortes e contínuas
  • vômitos persistentes
  • pele pálida, fria e úmida, às vezes com manchas vermelhas
  • sangramento pelo nariz, boca e gengivas
  • sonolência, agitação e confusão mental
  • sede excessiva e boca seca
  • pulso rápido e fraco
  • dificuldade respiratória
  • perda de consciência

Jair Rosa Duarte (Biólogo e consultor ABCVP) – Bacharel e licenciado em História Natural pela Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro,exerceu em primeira ocupação a Chefia do Serviço de pesquisa e Identificação do Departamento de Saneamento da Sursan quando planejou e implantou o Programa de Combate a Mosquitos da Cidade do Rio de Janeiro. Participou da fundação da Feema na criação do seu Departamento de Vetores exercendo também em primeira ocupação, a Chefia da Divisão de Estudos e Pesquisas, responsável pela formação da equipe técnica do Departamento. Planejou e implantou o Programa de Controle de Roedores da Cidade do Rio de Janeiro e coordenou diversos projetos de pesquisas com os vetores e principais doenças transmissíveis no Projeto PNUMA/Br. Participou da Assessoria da Secretaria de Estado de meio Ambiente do Rio de Janeiro, exerceu a Gerência de Controle de Vetores da Comlurb, a Secretaria Executiva da Comissão Estadual de Controle do Dengue e de Prevenção da Reurbanização da Febre Amarela e a Secretaria Executiva da Comissão de Controle do Cólera. É Analista ambiental/biólogo da Divisão de Vetores da Feema, membro da Câmara Técnica de Saneantes da Anvisa/Ms, Professor convidado do Curso de Entomologia Urbana da UNESP e professor do Curso de Gestão Ambiental da UFRJ/PNUMA Brasil, Diretor de Integração Regional da Sociedade Brasileira sobre Animais Sinantrópicos, Consultor Técnico da Revista Vetores & Pragas e membro do Conselho Técnico e do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Controle de Vetores e Pragas

Serviço:

ABCVP
Endereço: Rua Visconde de Santa Isabel, n° 20, sala 709, Vila Isabel
Telefones: (21) 3879-5516 e (21) 2577-6433
Email: abcvp@abcvp.com.br
Site: abcvp.com.br

Dentes Saudáveis

Quer dentes mais brancos? Eis como

Siga algumas dicas e o sermão do seu dentista será bem menor da próxima vez!

You May Also Like

O Que Fazer Na Barra Da Tijuca Em 2021

Newsletter Barrazine

O melhor da Barra da Tijuca: Eventos, dicas, novidades, promoções especiais e vouchers exclusivos

Usamos cookies » Política de privacidade
Total
0
Share