De acordo com a cirurgiã-dentista Nathália Juliboni, que atende em clínica da Zona Sul do Rio de Janeiro, o aparato nada mais é do que uma nova versão das conhecidas facetas dentárias individuais, que agora são extremamente finas, podendo ser aplicadas em dentes amarelados ou danificados, mantendo uma aparência bem natural:
- Trata-se de restauração estética de porcelana, muito confortável, resistente e indicada para pacientes que buscam dentes uniformes, mas que não desejam se submeter a procedimentos mais complexos, como coroas, ou de menor duração, como as tradicionais restaurações. O grande diferencial desse tipo de faceta é que ela é extremamente fina e pode ser aplicada em apenas um dente, quando ele está amarelado, manchado, trincado ou com imperfeições, – explica a especialista.
As “lentes” são películas de 0,2mm de espessura, feitas a partir de um molde individual de cada dente do paciente e aplicadas com uma cola muito forte e persistente, que aceita altas temperaturas, líquidos e todas as intempéries às quais a boca é exposta em nosso dia a dia. Nathália analisa que uma das principais vantagens das tais “lentes de contato” dentárias é seu aspecto natural, garantido pelo material de fabricação que, além de muito resistente, costuma durar muitos anos e manter sua cor, desde que o paciente conserve uma rotina de cuidados básicos com a higiene bucal e ao morder alimentos mais duros. E o melhor, na grande maioria dos pacientes, em uma semana o preparo e o molde são feitos e as pequenas facetas já podem ser aplicadas. Tudo muito rápido, prático e indolor.
SOBRE A ESPECIALISTA
Dra. Nathália Juliboni – cirurgiã dentista – Rio de Janeiro
Graduada pela Faculdade de Odontologia de Campos (Focampos), Nathália Juliboni é também especialista e Mestre em Dentística Restauradora pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como professora de Atualização em Restaurações Indiretas e, como complemento, atende em clínica própria no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro. Entre seus temas de trabalho estão estética e sensibilidade nos dentes, sangramentos, próteses sobre implantes odontológicos, clareamento e cuidados diários com a higiene bucal.