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Uma Dieta Saudável Para As Mulheres

A melhor dieta para para as mulheres

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Uma Dieta Saudável Para As Mulheres
foxnews.com
Por Denise DeWitt:

É muito importante fazer refeições equilibradas e com todos os nutrientes que o corpo precisa, tanto para quem está satisfeita com seu peso atual como para quem quer perder alguns quilinhos. Como mulheres, temos algumas preocupações nutricionais especiais, dependendo de nossa idade e em que estágio da vida nos encontramos.

A Academy of Nutrition and Dietetics (antigo American Dietetic Association ou ADA), dos EUA, recomenda para uma dieta diária saudável para a manutenção do peso:

• Cereais integrais – três porções ou cerca de 90 gramas
• Laticínios – 3 porções sem gordura ou com baixa quantidade de gordura
• Proteínas – de 150 a 180 gramas de carne magra ou outras proteínas
• Frutas – 2 xícaras
• Legumes e Verduras – 2 xícaras e meia

Este cardápio fornece uma nutrição bem balanceada. Contudo mulheres também têm essas necessidades nutricionais especiais que devem ser consideradas:

• Carência de ferro ou Anemia por Deficiência de Ferro (IDA, sigla em inglês)
– O ferro é usado pelo corpo para produzir hemoglobina, que é uma proteína dentro das células vermelhas do sangue que transporta oxigênio para todas as partes do corpo. Baixa taxa de ferro ou hemoglobina insuficiente são consideradas como Anemia por Deficiência de Ferro.

As mulheres tem maior risco de IDA se ficam pesadas (acima do peso ideal) por longos períodos de tempo. As mulheres também podem se tornar anêmicas após perder uma quantidade significativa de sangue durante o parto.

Uma dieta rica em ferro pode ajudar a garantir que o organismo tenha ferro suficiente para produzir glóbulos vermelhos saudáveis. Ovos, laticínios, peixes, carnes, aves, alguns vegetais de folhas verdes e alimentos fortificados com ferro são boas fontes de ferro.

Seu corpo pode absorver mais facilmente ferro quando a vitamina C também está presente, sendo assim tente adicionar morangos nos cereais matinais enriquecidos ou tangerina com salada de espinafre.

• Cálcio – Você não pode pensar que seus ossos não estão vivos, mas estão e precisam de cálcio para crescerem fortes e saudáveis. A osteoporose é uma condição que ocorre quando os ossos tornam-se fracos e quebradiços. As mulheres tem maior risco de desenvolver osteoporose do que os homens, por isso é importante os fortalecer os ossos pela ingestão de uma dieta rica em cálcio.

Em muitos países, os laticínios são a principal fonte de cálcio. Outros alimentos ricos em cálcio incluem vegetais verdes folhosos (brócolis, acelga, espinafre, alaface etc), certos grãos, repolho, abobrinha, feijão verde e alho.

Também é importante ter bastante vitamina D, que trabalha no intestino para ajudar seu corpo a absorver cálcio. Meia hora no sol fornece vitamina D para o seu corpo. Outras fontes incluem camarão, bacalhau, ovos, leite e leite forticificado com vitamina D.

• Ácido Fólico
– Ácido fólico é uma vitamina B que é utilizada pelo corpo para a fabricação de novas células. É importante para todo mundo, de todas as idades, no entanto as pesquisas tem demonstrado que é especialmente importante para mulheres em idade fértil por ajudar a proteger o bebê durante o desenvolvimento.

Tem sido demonstrado que o ácido fólico é especialmente eficiente para revenir defeitos congênitos, principalmente defeitos do cérebro e coluna vertebral. Boas fontes de ácido fólico incluem frutas cítricas, verduras, feijões secos e ervilhas. O ácido fólico também está disponível em suplementos, bem como em cereais fortificados.

Seja qual for seu estágio de vida, sua saúde vai se beneficiar de uma dieta rica em alimentos de origem vegetal e pobre em álcool e cafeína.

Fonte: foxnews.com

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