Atualizado em março 14th, 2023 at 11:34 pm
Artigo escrito por Gretchen Roberts da Fox News explica que beber vinho com moderação traz benefícios para a saúde
Beber uma taça de vinho é um deleite bem merecido ao final de um dia atarefado. Benjamin Franklin escreveu: “O vinho faz a rotina diária mais fácil, menos apressada, com menos tensões e mais tolerância”.
Mas o vinho traz mais do que apenas prazer à mesa. Desde os tempos antigos, os médicos têm proclamado os benefícios do vinho para a saúde, e agora uma série de estudos recentes mostram que ele é benéfico para seu cérebro, coração e muito mais.
Naturalmente, a moderação é fundamental. O “Dietary Guidelines for American” recomenda nada mais do que uma taça por dia para as mulheres e duas para os homens – e NADA em absoluto para mulheres grávidas, indivíduos suscetíveis ao alcoolismo e aqueles sob medicação ou em condições clínicas que podem interagir com o álcool. Mas se você é um dos que gostam de levantar um copo de vez em quando, aqui estão cinco razões para brindar a sua saúde com o fruto da videira:
Confira 5 razões para beber vinho moderadamente:
Table of Contents
- Confira 5 razões para beber vinho moderadamente:
- 1. Beber vinho é bom para o coração.
- 2. O vinho mantém suas células cerebrais saudáveis.
- 3. O vinho pode proteger contra uma série de doenças relacionadas à idade.
- 4. Beber vinho pode ajudar a prevenir o câncer.
- 5. Os bebedores de vinho tendem a comer alimentos mais saudáveis e têm estilos de vida saudáveis.
1. Beber vinho é bom para o coração.
Lembre-se do “paradoxo francês”? Em 1992, pesquisadores descobriram que os franceses tinham uma taxa de mortalidade por doença cardíaca 36% mais baixa, apesar de todos os croissants e foie gras. Agora os cientistas acreditam que os poderosos antioxidantes no vinho tinto e a capacidade do vinho em potencializar os ácidos graxos ômega 3 são bons fatores. Em outro estudo, os bebedores de vinho demontraram ter uma chance 34% menor de acidente vascular cerebral.
2. O vinho mantém suas células cerebrais saudáveis.
Dois estudos recentes, na Dinamarca e Suécia, mostraram que o consumo moderado de vinho ajudou a reduzir o risco de demência, incluindo a doença de Alzheimer.
3. O vinho pode proteger contra uma série de doenças relacionadas à idade.
Você provavelmente já ouviu falar sobre esse composto mágico no vinho tinto, o resveratrol. Estudos têm demonstrado que o resveratrol pode proteger contra a diabetes, inflamações e doenças cardiovasculares.
4. Beber vinho pode ajudar a prevenir o câncer.
Para os homens, uma taça de vinho tinto por dia pode reduzir o risco de câncer de próstata pela metade, e reduz o risco de Esôfago de Barrett, o precursor do câncer de esôfago, em 56%. Além disso, o resveratrol no vinho tinto tem se mostrado muito eficaz para detonar o câncer de pâncreas a nível celular.
5. Os bebedores de vinho tendem a comer alimentos mais saudáveis e têm estilos de vida saudáveis.
Parece um estereótipo – bebedores de cerveja caem matando em alimentos gordurosos e batatas fritas, enquanto que bebedores de vinho preferem saladas e proteína magra – mas estudos mostram que os bebedores de vinho tendem a ter uma dieta mais saudáveis para o coração. Em uma pesquisa, por exemplo, os bebedores de vinho ingeriram mais azeitonas, frutas, legumes, aves, azeite e leite (carne e queijo)) com baixos teores de gordura, enquanto que os bebedores de cerveja escolheram refeições prontas, açúcar refinado, batatas fritas, carne de porco, salsichas e refrigerantes. Quer mais? Contrariamente à crença popular, os pesquisadores não encontraram nenhuma evidência de que um ou dois copos de vinho faça você ganhar peso.
O vinho soa como um tônico milagroso, mas não é uma panacéia para todas as doenças. Apesar de seus muitos benefícios para a saúde, aqui vão alguns alertas: beber quantidades moderadas de vinho pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer, no entanto o consumo de álcool pode ativar as alterações celulares que ajudam algumas células cancerígenas a se espalharem. Além disso, três ou mais bebidas alcoólicas por dia ocasionam um aumento significativo do risco de câncer de mama. Converse com seu médico se tiver dúvidas sobre o vinho e a sua saúde.
Fonte: https://www.foxnews.com/health/5-reasons-to-toast-your-health