
Cada porção grande de arroz branco estaria associada a um aumento de 11% do risco, segundo concluiram os cientistas da Harvard School of Public Health a partir da análise de quatro estudos realizados nos Estados Unidos, China, Japão e Austrália.
Os autores publicaram no British Medical Journal: “Descobrimos que um maior consumo de arroz branco está associado a um risco significativamente elevado de desenvolver diabetes tipo 2. Esta associação parece ser mais forte para os asiáticos do que para as populações ocidentais.”
Os estudos acompanharam 350.000 pessoas com mais de 22 anos – destas, mais de 13.000 desenvolveram diabetes tipo 2.
Os pesquisadores observaram que, em comparação com o arroz integral, o arroz branco tem muito menos nutrientes, incluindo magnésio, fibras e vitaminas, alguns dos quais – especialmente fibras e magnésio – estão associados à proteção contra a diabetes.
O arroz branco é o tipo mais comum de arroz consumido no mundo inteiro. Os pesquisadores afirmam que as pessoas nos países asiáticos o comem, em média, de três a quatro vezes por dia, em comparação com uma média de uma a duas porções por semana para pessoas em países ocidentais.
Os pesquisadores de Harvard disseram ainda que o estudo levou em consideração uma variedade de fatores, incluindo estilo de vida, peso e dieta.
Fonte: foxnews.com