Embora a oxidação das células seja um processo necessário para a vida, não ingerir alimentos ricos em antioxidantes – periodica e abundantemente – aumenta a possibilidade de acidente vascular cerebral, assim como o desenvolvimento de vários tipos de câncer e doenças neurodegenerativas, tais como Alzheimer.
Portanto, para cuidar de nossas células, aqui está uma lista dos principais antioxidantes e quais os alimentos os contêm.
Vitamina E
É encontrada principalmente em vegetais de folhas verdes como couve, brócolis ou espinafre. Também os azeites e óleos são ricos em vitamina E – mas devem ser conssumidos de maneira equilibrada. Podem ser de gergelim, nozes, palma ou de oliva.
Outras boas fontes de vitamina E são: soja, levedura de cerveja, germe de trigo – presente nos cereais matinais. Além desses, também são boas fontes a gema de ovo, juntamente com avelãs, nozes e amêndoas.
Vitamina C
O composto das únicas pílulas que deixam as crianças felizes ajuda a manter jovem as células dos adultos, que devem adquirir vitamina C diretamente das frutas: laranja, kiwi, morango, framboesa, amora e tomate (sim, ele é uma fruta). Também através dos legumes: pimentão, espinafre e couve de Bruxelas.
Coenzima Q10
Contida em peixes, mariscos, carne vermelha – principalmente nas vísceras do animal – e em vegetais, como abacate, couve-flor, espinafre e soja.
Caroteno
Ele nos ajuda a manter um bronzeado perfeito e também a combater o envelhecimento celular. Onde é encontrado: cenoura, laranja, tomate, abóbora e manga.
Todas as variedades de chá também contém antioxidantes. O mesmo para o café: embora seu uso esteja associado a hábitos pouco saudáveis, ele mantém nossas células em boas condições e é considerado um dos alimentos mais poderosos para combater os radicais livres e para prevenir o diabetes tipo 2.
O vinho tinto também contém antioxidantes: além de prevenir contra doenças cardiovasculares, sendo particularmente eficaz contra o câncer de próstata, por isso recomenda-se que os homens bebam uma taça por dia.
Os antioxidantes presentes no vinho estão concentrados na casca das uvas, elemento que dá cor à bebida, assim uma porção de frutas também faz muito bem para a saúde celular. No entanto, a uva branca não tem essas moléculas, portanto, embora possua vários nutrientes, não combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular.
Fonte: emol.com