O Barra Sustentável chega a sua 4ª edição, que se realizou nesta terça-feira, 25, no Hotel Sheraton Barra. E o Barrazine esteve lá para conferir o evento que agitou a Barra da Tijuca.
Presenças ilustres de intelectuais, deputados e parte da alta sociedade da Barra da Tijuca marcaram o tom do evento. Patrícia Sá – engajada no evento desde a 1ª edição – abriu os trabalhos do Barra Sustentável contando um pouco da retrospectiva do evento desde 2008. Patrícia contou que tudo começou com a intenção de celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, e quando se deram conta a coisa tomou proporções muito maiores. Hoje o projeto Barra Sustentável engloba além da Barra da Tijuca, o Recreio dos Bandeirantes, Jacarepaguá, as Vargens – Grande e Pequena – e os subdistritos.
Neste período muita gente importante já passou pelo evento, seja ministrando palestras ou apenas apoiando a iniciativa; entre eles: Carlos Alberto Muniz, David Zee – grande ativista e incentivados do BS -, Conde Caldas, Carlos Minc e muitos outros.
O Barra Sustentável seguiu com a apresentação de projetos e parcerias, como a Blitz Para a Limpeza das Praias, em parceria com a Universidade Estácio de Sá, e também Concursos Universitários, capacitando jovens através da unificação de universidades. Hoje, o Barra Sustentável se desmembra em 6 comitês e 40 associações para atender a toda a Região da Barra e adjacência.
Dando sequência, deu-se início a ‘Troca de experiências’ com o ativista Willian D. Ward e o pesquisador Pedro da Luz, que responderam perguntas, tiraram dúvidas dos espectadores e falaram sobre o Pacto Local – metas e princípios pré-estipulados para a Região da Barra da Tijuca e subdistritos, que será assinado pelo futuro prefeito da Cidade do Rio de Janeiro. Apesar de todo o esforço, ainda falta muito, como é o caso do programa ‘Praia Para Todos’, projeto muito bom, mas que está presente em apenas uma praia do Recreio dos Bandeirantes. A intenção é extender o programa para as demais praias da região. Outra proposta levantada foi a gestão unificada dos parques: Marapendi, Bosque da Barra e Chico Mendes.
Além de colaboradores e patrocinadores que levaram seus produtos e ofereceram a todos os presentes, como café orgânico, ofertado pela Teaq, sucos naturais com a empresa Fructa, guaraná natural com a Guaracamp, além da empresa Limpoleo, que levou uma calculadora ecológica para medir a quantidade de CO 2 que liberamos durante um dia; Bem interessante.
Uma curiosidade bem interessante no evento foi a informação que os crachás dados aos participantes poderiam ser dissolvidos em água que dariam origem a mudas de plantas. Legal, não?! E viva uma Barra mais sustentável!
Mais informações: http://www.sheraton-barra.com.br/barrasustentavel