Que a água de coco é muito gostosa, isso todo mundo sabe. Mas além de saborosa a água de coco traz muitos benefícios para o nosso corpo e mente.
Há bem pouco tempo, especialistas recomendavam moderação no consumo da água de coco, uma das bebidas mais populares no litoral carioca, pois acreditavam que os benefícios não compensavam os seus malefícios. Temiam o excesso de frutose e gorduras saturadas.
Porém, novas pesquisas e informações já mudaram a opinião de muitos nutricionistas, desmentindo os malefícios da água de coco, passando a ser recomendada sem restrições. Em especial sobre a reabilitação da gordura saturada, que deixou de ser demônio depois de reconhecidas suas qualidades. Já é comprovado que a água de coco é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros nutrientes que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência.
Hoje, a água de coco tem um reconhecimento internacional como melhor reidratante via oral.
Em 100 ml, a bebida apresenta cerca de 250 mg de potássio (a porcentagem total das necessidades diárias) e 105 mg de sódio (metade do valor recomendado por dia), além de boas doses de cálcio, magnésio e vitamina C. Ela é considerada um isotônico natural, ideal para repor os líquidos e os sais perdidos através do suor durante a prática de atividades físicas.
Como não contém conservantes nem outras substâncias artificiais (pelo menos na versão natural), tem a vantagem de não provocar alergia e poder ser ingerida por qualquer um – com raríssimas exceções: “Hipertensos e diabéticos devem ir com calma, pois em excesso fornece muito sódio e glicose. Pessoas com disfunções renais e retenção de líquidos também precisam consumir pouco.
Hoje, a água de coco deixou de ser uma iguaria exclusivamente de praia e consumida no verão. A bebida já tornou uma preferência nacional, é encontrada em bares, restaurantes, supermercados etc, seja em seu estado natural ou em caixinha.
Então, deu sede? A água de coco será sempre uma boa pedida!