Search Day Night

Médico tira dúvidas sobre gravidez aos 40 anos

Médico tira dúvidas sobre gravidez aos 40 anos. Cresce o número de mulheres, especialista em reprodução assistida esclarece algumas questões.

Atualizado em março 30th, 2023 at 01:34 pm

Especialista esclarece algumas questões sobre gravidez aos 40 anos e reprodução assistida

No mês das mulheres, o médico Rodolfo Salvato, especialista em reprodução assistida, fala sobre o aumento de mulheres que em função da carreira profissional deixam para engravidar próximo aos 40 anos. Isso tem provocado um crescimento no número de pacientes na casa dos 40 anos, nas clínicas de reprodução assistida.

Um estudo do Ministério da Saúde identificou mudanças importantes de comportamento entre as mulheres brasileiras. E isso tem a ver com o aumento do nível de escolaridade. Até a virada deste século, apenas 22,5% deixavam para ser mãe na faixa etária dos 35 anos. Atualmente, o percentual subiu para 30,2%. O médico ginecologista, obstetra e especialista em reprodução assistida, Rodolfo Salvato, fala sobre o aumento e dos riscos de uma gravidez após os 35 anos.

Médico tira dúvidas sobre gravidez aos 40 anos.

“Essa pratica é muito usada na Europa e Estados Unidos e ao longo dos anos as mulheres brasileiras foram incorporando essa atitude, priorizando a formação e a carreira profissional”, diz o médico. Mas, diante disso, surgem alguns questionamentos: É possível ter filhos com segurança nesta idade? O ideal é engravidar naturalmente até que idade? Depois dos 40 é ruim? O médico explica que quanto maior a idade da mulher, maior é o risco de nascer um neném com problemas. “Apesar do índice de longevidade da população ter aumentado, no caso das mulheres, se você analisar uma pessoa com 40 anos significa dizer que estes óvulos estão dentro dessa mulher há 40 anos e o material genético que ele carrega está todo esse tempo guardado dentro dele. E com o tempo ele sofre danos então quanto maior a idade do óvulo, mais danos acontecem e maior o risco de nascer um bebê com problemas”, explica.

Diante da dificuldade em engravidar depois dos 35 anos e com o risco de nascer um bebê com problemas, as mulheres procuram cada vez o método de reprodução assistida. Com isso as chances delas engravidarem por esse método aumenta saindo de uma faixa de gravidez natural na casa dos 10% para uma faixa de 40%. Outro motivo é o teste genético no embrião que permite excluir em até 95% doenças genéticas e 100% de doenças mais comuns como a Síndrome de Down, por exemplo.

A gravidez aos 40 anos

Mais informações na fanpage: https://www.facebook.com/rodsalvato/


 
O que fazer na Barra da Tijuca em 2023
 

You May Also Like