Sempre atenta às inovações e novidades do mundo fitness, a Bodytech Company inaugura o novo box de CrossFit. Dessa vez, na unidade BT Recreio.
Independente da idade ou nível físico, a teoria do CrossFit vem revolucionando o mercado fitness. “É um atividade desenvolvida por meio de movimentos funcionais constantemente variados e executados em relativa alta intensidade”, explica Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech Company. Após estudos e debates realizados pela equipe de coachs da Bodytech, a aula passa a fazer parte da grade da academia, disponível para qualquer cliente interessado.
A atividade proporciona equilíbrio, agilidade, velocidade, potência, força, resistência muscular e cardiorrespiratória. A modalidade é a grande aposta para a próxima o verão.
CrossFit
Apesar de ser possível utilizar equipamentos específicos como barras e anilhas olímpicas, kettlebells, pesos livres, cordas, caixas, bolas, argolas, elásticos, remos, correntes entre outros, o principal “equipamento” para a prática da atividade é o peso do próprio corpo. Sua metodologia implica na utilização de quadros como placares, onde são registrados realizações e pontuações dos exercícios. “Esses registros não só servem como meios de motivação, mas também como indicadores das performances. E mais do que isso, como trata-se de uma plataforma de performance on line, permite comparações entre os participantes”, explica o diretor técnico Eduardo Netto.
O primeiro passo para ingressar nos treinos de alta intensidade é conhecer os movimentos e técnicas. O aluno realiza aulas em pequenos grupos, de conhecimento, para então dar continuidade ao programa. “Dessa forma viabilizamos a segurança da aula e a certeza de que o aluno irá executar os movimentos básicos com eficácia, uma vez que já foram ensinados e corrigidos. Uma das nossas maiores preocupações, e que temos vivenciado com bastante frequência, é a utilização de cargas de forma prematura. É muito importante que se execute os movimentos tecnicamente corretos e que somente após um período com bastantes repetições é possível utilizar carga, de acordo com a instrução do profissional”, explica Eduardo Netto.
Após aprimorar as técnicas, as aulas acontecem em grupo com no máximo 12 participantes e duração total de 60 minutos. A aula consiste num aquecimento, seguido de um treinamento de força ou a realização de algum movimento funcional e depois o WOD (workout of the day), ou treino do dia. “A montagem do WOD muda de dia para dia, mas tipicamente inclui uma mistura de exercícios funcionais feitos em alta intensidade por um período que geralmente varia entre 5 a 20 minutos”, explica Dudu Netto.