Search Day Night
3837 Followers
Vem Aí O Dia Do Cardiologista, 14 De Agosto, Vale Lembrar As Recomendações.

Saúde: cuide bem do seu coração

Dia 14 de agosto é o dia do cardiologista. E neste dia, o seu médico do coração alerta: é preciso ficar atento à saúde e fazer corretamente seu acompanhamento médico.

No Brasil, as doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca de 30% das mortes registradas por ano. As principais causas ainda são o infarto, o acidente vascular cerebral (AVC) e a morte súbita. A alta frequência do problema coloca o Brasil entre os 10 países com maior índice de mortes por estas doenças, com cerca de cerca de 330.000 mil mortes por ano, de acordo com o DATASUS.

As doenças cardiovasculares são aquelas que afetam o coração e as artérias. Além do infarto e do acidente vascular cerebral, existem as arritmias cardíacas que causam a morte súbita. A principal característica das doenças cardiovasculares é a presença da aterosclerose, que é o acúmulo de placas de gordura nas artérias.

“Esse acúmulo, ao longo dos anos, dificulta e impede a circulação do sangue pelo organismo, causando obstrução grave das artérias e levando ao infarto e ao AVC”, explica Olga Ferreira de Souza, coordenadora do Serviço de Arritmia e Eletrofisiologia da Rede D´Or São Luiz e presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (SOCERJ).

As causas para este acúmulo podem ser de origem genética ou longeva, como idade acima de 45 anos, o sexo masculino e o histórico familiar. Outros fatores são adquiridos ao longo da vida, como a hipertensão arterial, o colesterol alto, a diabetes mellitus, o tabagismo, o estresse emocional e o sedentarismo.

“A hipertensão arterial é o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares. Cerca de 80% dos pacientes acometidos de AVC, por exemplo, tem hipertensão arterial”, alerta a doutora Olga. “O colesterol alto e a hipertensão arterial não causam sintomas e, às vezes, só são descobertos depois de um infarto. Portanto, a prevenção destes fatores é a melhor maneira de evitarmos as doenças cardiovasculares”, complementa.

Por isso, a consulta regular a um cardiologista para avaliação da saúde cardiovascular é muito importante. Pessoas com histórico familiar de infarto, AVC, hipertensão arterial, diabetes mellitus e colesterol alto devem fazer este acompanhamento o quanto antes possível. Além disso, o controle da pressão arterial e do peso, a boa alimentação e a prática de atividades físicas são fundamentais. “O cardiologista é o melhor amigo do seu coração. Faça dele seu melhor amigo também”, finaliza a especialista.

Para saber de cor:
Você conhece o nível do seu colesterol? Sabe o valor da sua pressão arterial? Você controla o sal na sua alimentação? Você faz atividade física regular? Você fuma?

Você sabia? Controlando o colesterol reduzimos em 30% o risco de infarto e controlando a pressão arterial reduzimos em 45% o risco de AVC. Fique alerta!

Hábitos para uma vida com mais saúde:

  1. Tenha uma alimentação equilibrada c/ verduras, legumes, frutas, peixes e carnes magras
  2. Controle o sal da sua alimentação
  3. Não fume
  4. Pratique atividades físicas (ao menos 30 minutos, de 3 a 5 vezes na semana)
  5. Reduza o seu nível de estresse emocional
  6. Seja feliz!

Atualizado em 21/10/2021 por Redaçao Barrazine

Total
0
Share
Copy link