Search Day Night
3837 Followers
A Centenária Aspirina Continua Surpreendendo: Agora Recomenda-Se Uma Dose Pediátrica Por Dia Para Adultos.

Uma aspirina por dia contra o câncer de cólon

Já há muito tempo se sabe que uma pequena dose diária de aspirina integra o tratamento e a prevenção de enfermidades cardíacas. Mas uma novidade chegou essa semana dos Estados Unidos: sua utilização deveria abranger também todas pessoa entre 50 e 59 anos, como o objetivo de prevenir o câncer de cólon.

É o que sugere o ‘Preventive Services Task Force’, dos EUA, um painel de especialistas em prevenção baseado na experiência.

De acordo com o Dr. Ricardo Iglesias, ex-presidente da Sociedade Argentina de Cardiología, trata-se de mais um novo benefício da droga mais antiga que ainda hoje se pode comprar em farmácias e que, desde sua comercialização em 1899, ainda não foi superada em muitos ramos da medicina. Ainda segundo ele, descobriu-se que uma dose pequena (ou infantil) diária de aspirina mostrou-se responsável pela menor incidência de alguns tipos de câncer do tubo digestivo, especialmente o do cólon, considerado um dos mais frequentes e agressivos. O Dr. Iglesias indica a regra de ouro para prevenir o câncer de cólon: homens a partir dos 50 e mulheres acima dos 55 devem faz colonoscopia a cada cinco anos.

Recomendações:

O tratamento preventivo com aspirina é especialmente recomendado a pessoas com antecedentes familiares.

Restrições:

Pessoas com úlceras ou gastrites estão excluídas deste tipo de tratamento, por risco de hemorragias digestivas.

Quanto a adultos entre 60 e 69 anos, a decisão de utilização da aspirina, deve ser personalizada. Não há estudos comprobatórios para pessoa acima de 70 anos.

Fonte deste artigo: clarin.com

Atualizado em 21/10/2021 por Redaçao Barrazine

Total
1
Share
Copy link