Exercícios cardiorrespiratórios na prevenção do câncer – man running on the beach 2021 08 26 12 08 05 utc 1

Exercícios cardiorrespiratórios na prevenção do câncer

Novo estudo aponta que não ser inativo reduz significativamente o risco de câncer de pulmão e de cólon

Atualizado em março 27th, 2023 at 09:25 pm

Estudo apontou que a prevenção do câncer em homens está ligada a abandonar o sedentarismo

Homens com alto condicionamento cardiorrespiratório parecem sofrer menor incidência de câncer de pulmão ou câncer de cólon, de acordo com um estudo

Pesquisadores da Universidade de Vermont (EUA) examinaram a aptidão cardiorrespiratória (ACR) em 13.949 homens de meia-idade, entre 1971 e 2009. O condicionamento cardiorrespiratório de cada participante foi avaliado por meio de um teste em esteira a partir de uma velocidade de 3,3 mph durante 25 minutos, aumentando 0,3 mph por minuto até a total exaustão do voluntário.

Três diagnósticos de câncer — pulmão, colorretal e próstata — foram avaliados no presente relatório para os homens dessa amostra.

Os pesquisadores descobriram que, em comparação com os homens com níveis mais baixos de condicionamento cardiorrespiratório, aqueles com níveis elevados tiveram um risco menor de desenvolver câncer de pulmão ou cólon, e mesmo os que desenvolveram a doença seriam menos propensos a morrer por causa dela.

“Isso é importante porque mais e mais dados estão demonstrando que o exercício regular é importante para prevenir o câncer”, disse o Dr. Dale Shepard, um oncologista em Cleveland Clinic, que não não participou ele mesmo no estudo.

Abandonar o sedentarismo e a prevenção do câncer

Desde que pesquisas anteriores já demonstravam que o sedentarismo aumenta o risco de câncer, o Dr. Shepard vem enfatizando a importância da boa saúde cardíaca e recomendando uma dieta saudável para o coração, a prática regular de exercícios físicos e a manutenção do peso normal para diminuir o risco de câncer.

“Isso significa que se você tem um emprego no qual é obrigado a ficar sentado o dia todo e faz uma hora ou mais de exercício após o expediente, mesmo assim você ainda corre algum risco”, afirma Shepard. “Então, realmente, você tem que pensar em duas coisas: ser ativo e não ser inativo”

Um estudo da Universidade de Vermont (EUA) apontou que os exercícios cardiorrespiratórios auxiliam na prevenção do câncer

O estudo foi publicado online no site JAMA Oncology.

Fonte deste artigo: https://www.foxnews.com/health/fit-men-may-be-less-likely-to-develop-some-cancers-study-suggests


 
O que fazer na Barra da Tijuca em 2023
 

You May Also Like