Atualizado em fevereiro 21st, 2023 at 12:41 pm
Que iogurte é gostoso, todo mundo sabe, mas o quão saudável ele é?
Todo mundo quer ter uma saúde de ferro e, por isso, é natural que as pessoas procurem fazer exercícios regularmente, abandonem os vícios e procurem se alimentar bem.
Não obstante, nem sempre o que se divulga sobre os benefícios ou malefícios de certos alimentos condiz precisamente com a verdade. Por exemplo, o ovo, que foi considerado por muitos anos um inimigo da boa saúde, foi totalmente reabilitado e hoje é considerado um dos alimentos mais saudáveis, completos, ricos em nutrientes e sem restrições, desde que não se abuse no consumo das gemas.
Um estudo espanhol sobre o iogurte causou polêmica
A bola da vez são os benefícios do iogurte. Um recente estudo na Espanha divulgado na publicação Medical News Today mostrou que o consumo de iogurte não interfere em absolutamente nada na saúde, para a supresa de todos. Os pesquisadores acompanharam mais de quatro mil voluntários durante quarenta e dois meses, mas ao final do estudo não encontraram nenhuma correlação entre o consumo deste laticínio e a qualidade de vida ou a melhora geral da saúde.
No entanto, o estudo não pode ser considerado conclusivo, avalia a Dra Esther Lopez-Garcia, da Universidad Autonoma de Madrid e líder da pesquisa. De fato, o iogurte é rico em cálcio e potássio, dois nutrientes importantíssimos, além de conter probióticos, que são microorganismos bastante eficientes que auxiliam o sistema digestivo. De acordo com a Dra Lopez-Garcia, novos e mais específicos estudos serão necessários para que obtenha resultados mais conclusivos a esse respeito.
De qualquer forma, é bem possível que os anunciantes e fabricantes tenham que mudar um pouco o tom dos propagandeados benefícios do iogurte daqui para a frente.