Após longos meses com altas temperaturas, o outono chega para dar equilíbrio, deixando os dias mais amenos e as temperaturas mais baixas. Nesta charmosa estação, é hora de se atentar aos cuidados com a pele, pois diferentemente do calor, a derme do rosto pode sofrer com as mudanças de temperatura e ficar um pouco mais ressecada. Além dos cuidados com a hidratação, a estação é uma ótima aliada dos tratamentos de beleza, já que os raios solares estão mais fracos e a exposição ao sol é menos frequente.

Para listar alguns componentes que auxiliam no tratamento da pele e da beleza, a biomédica esteta especializada em estética avançada em Harvard, Monica Batista, que atende no Rio de Janeiro, lista algumas dicas para ter uma pele ainda mais saudável e bonita no outono, preparando-a para as temperaturas mais baixas da estação seguinte, o inverno.

Chá verde

Produtos e bebidas a base de chá verde têm substâncias calmantes que ajudam na prevenção de acne, além de reduzir inflamações e deixar a pele com aparência mais jovem por mais tempo. “Os flavinoides presentes nos cosméticos e no chá reduzem efeitos adversos na pele provocados pela exposição solar e também nas baixas temperaturas. É capaz de hidratar a pele, dar firmeza e elasticidade, melhorando o aporte sanguíneo e facilitando o transporte de oxigênio e nutrientes para a pele”, explica Monica Batista.

Água de Arroz

A água de arroz é rica ácido kojico e se utilizada a longo prazo deixa a pele com aspecto mais claro. Se utilizada com aveia e linhaça, tem o poder de deixar a pele mais hidratada. “O ácido kojico da água do arroz tem poder de clarear a pele. Já a aveia tem propriedades emolientes e calmantes e a linhaça possui efeito antioxidante prevenindo radicais livres”, revela a biomédica esteta.

Ácido Hialurônico

Você já deve ter ouvido ou lido esse nome quando o assunto é beleza e bem-estar. O ácido hialurônico é uma molécula de açúcar presente no organismo que atrai a água e pode atuar como um lubrificante. Dentro do nosso corpo ele está 56% presente em nossa pele, preenchendo o espaço entre as células, as mantendo lisa, elásticas e bem hidratada. “Com passar do tempo, sua produção vai diminuindo, por isso há diversos tratamentos em que são aplicados esse ácido e produtos com esse componente principal para dar mais viço à pele. Encontramos esse ativo em diversos cosméticos para a pele”, indica Monica Batista.

Extrato de Romã

A romã não atrai apenas sorte e fartura, prometidas pela simpatias populares. Há evidências de que a ingestão diária do suco feito com a casca, as sementes e a polpa ajuda a controlar a pressão arterial, reduzir o colesterol ruim (LDL) e prevenir o câncer de mama.

Na pele a romã é rica em antioxidantes, que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce como a flacidez cutânea, perda da elasticidade, rugas e manchas. E aumenta o fator de proteção do filtro solar que você aplica na pele.

“O ácido elágico contido nela, potencializa os níveis de glutationa, antioxidante produzido pelo organismo e que protege as células da ação dos raios solares, fonte de radicais livres. Além disso, inibe a proliferação de melanócitos, prevenindo manchas de sol.

Para combater a acne seu uso pode ser tópico. O extrato tem uma ação antibacteriana tão efetiva quanto as pomadas antibióticas. Além disso, serve para hidratar os cabelos”, ressalta a especialista.

Os componentes citados são alguns aliados da beleza nessa estação, que podem ser encontrados na composição de cósmeticos. Mas, limpar, tonificar, esfoliar e proteger a pele com protetor solar fator 30 fps também são requisitos muito importantes para ficar ainda mais bela. “O ideal é aliar novos produtos com os tratamentos essenciais para os cuidados da derme”, finaliza a biomédica.

Dra Monica Batista | Estética Avançada

Endereço: Av. Américas 3.500 – bl 4 – Sala 437 Barra da Tijuca

Telefones: (21) 2431-2766 e (21) 2527-1744

Redes Sociais: @dra.monicabatista

Newsletter Barrazine

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações.

Sucesso!!!

Opa, algo errado...

Previous post

ONG Paraíso dos Focinhos promove campanha Movimenta Rio para adoção de animais abandonados

Next post

Inverno 2018 da Black Box convoca você a ir além na moda