Atualizado em fevereiro 21st, 2023 at 02:48 pm
Começou o inverno e os cuidados com a hidratação da pele do bebê devem ser redobrados. Você sabia que a pele dos pequenos perde hidratação até cinco vezes mais rápido do que a dos adultos? Renata Marques, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), reuniu orientações e esclareceu as principais dúvidas sobre o assunto.
O frio chegou e a pele de alguns bebês apresenta ressecamento. É aconselhável dar banho com água quente e depois usar um hidratante? Qual é o produto mais indicado?
O tempo seco do frio pode deixar a pele ressecada, mas, independentemente da estação, a temperatura da água do banho deve estar próxima da corporal, que é cerca de 37ºC. Faça o teste com o seu antebraço, pois a sensação deve estar agradável, já que a água quente contribui para o ressecamento da pele do bebê. Passar o hidratante logo após o banho também pode ajudar. Não se esqueça de que todos os produtos aplicados na criança podem influenciar na perda de água. Então, escolha os itens certos.
Como é a pele dos bebês?
A pele dos bebês e fina, e por esta razão, absorve com maior facilidade os agentes externos quando aplicados.
Como é a pele do bebê durante o inverno?
Durante esse período pode ficar mais seca do que o normal, sendo importante o diagnóstico de alterações de barreira cutânea, como a dermatite atópica, para evitar que piorem.
Pode passar na criança o mesmo hidratante de adulto ou deve-se utilizar apenas produtos próprios para bebês?
Recomenda-se o uso de loções hidratantes infantis, pois elas são formuladas para atender especialmente às necessidades da pele das crianças. A formulação para adultos é mais flexível e podem ser adicionados componentes que não são bem-aceitos pelos pequenos. Procure um hidratante hipoalergênico*, que contenha apenas componentes apropriados para a pele delicada da criança e que possua combinação suave de ingredientes que mantenha a hidratação de um banho ao outro, deixando a pele da criança hidratada por 24 horas.
A alimentação do bebê influencia no estado da sua pele?
Quando a criança não apresenta alergias ou intolerâncias alimentares, normalmente não ocorreram alterações na pele.
Tempo mais seco e frio podem agravar alergias e provocar irritação na pele?
Sim pode, sendo necessário o uso de hidratantes específicos para evitar esses sintomas.
Cuidados com temperatura e a duração dos banhos também são importantes?
Os banhos no inverno devem ser com água morna, sabonete suave e de curta duração.
A chegada do inverno e do tempo mais seco e frio pode trazer uma série de desconfortos para a saúde das crianças. Muitas pessoas automaticamente associam esses problemas à saúde respiratória. Porém, é importante que os pais se atentem aos cuidados com a pele, nessa época do ano. É isso mesmo? Como os pais podem observar e notarem algo de estranho?
Algumas doenças respiratórias, como asma e rinite alérgica, possuem associação com a dermatite atópica. Os cuidados com a pele nesse período devem ser redobrados, porque na dermatite atópica a pele fica mais ressecada, sendo mais susceptível as alterações desse período do ano.
O clima seco e a baixa umidade podem ressecar a pele e as mucosas deixando-a descamativa e coçar? Como tratar?
Aumentar a ingestão de água e usar hidratantes específicos, como os corporais e os labiais, por exemplo.
Algumas dicas para manter a pele da criança e do bebê mais saudável
** Banhos com temperatura ambiente ou água morna. Evitar banhos quentes demais. Usar sabonetes suaves para evitar que resseque ainda mais a pele;
** Usar hidratantes no pós banho;
** Agasalhos – as brotoejas costumam surgir no calor. Para evitar essas lesões, evitar abafar muito a pele com roupas muito fechadas.