Dicas para quem pretende fazer estágio*

1. Qual a importância do estágio para um jovem em início de carreira?

O estágio para um jovem é uma grande oportunidade de se relacionar com o mercado empregador.

O estagiário vivenciará as reais situações de trabalho, com as dificuldades e aprendizados que toda prática traz para a vida das pessoas. Um estagiário conseguirá, além de colocar em prática seus conhecimentos, exercitar o principal motivador de desenvolvimento de sua carreira: lidar com os comportamentos esperados pelo seu empregador, líder, e colegas de trabalho.

O exercício de estar em um ambiente de trabalho fará que o estagiário enfrente desafios, tente buscar respostas para o que lhe é proposto, se exponha e aprenda a lidar com seus receios sobre como deve executar uma tarefa. A oportunidade única de se desafiar e aprender com o desconhecido, vale muito e será lembrada por toda sua vida profissional.

O estágio contribuirá para o seu aprendizado prático e exercício de seus comportamentos, facilitando obter a experiência profissional tão solicitada pelas empresas, e assim conseguindo minimizar grande parte dos obstáculos que o mercado irá colocar na sua frente após se formar.

2. O que ele ganha realizando o estágio? Quais as principais habilidades e conhecimentos adquiridos?

O estagiário ganhará experiência profissional, que deverá ser citada em seu Currículo Profissional. Também ganhará capacidade de se conhecer, e enfrentar seus desafios pessoais ligados a suas atitudes para o trabalho e rotinas de entrega de tarefas. Além de se desenvolver ele poderá ser visto de perto por um líder em sua prática e ser avaliado para possíveis vagas efetivas de emprego na empresa que trabalha. O estagiário deve usar todas suas disponibilidades para aprender e estar atento aos movimentos da empresa, para com isso, conhecer como as pessoas e a cultura da empresa funcionam.

Se um estagiário valorizar corretamente a oportunidade, os ganhos serão enormes. Em minha opinião, o maior deles será praticar o que aprende em sala de aula. E as maiores habilidades serão o ganho de desenvoltura, resiliência, disciplina, interesse, capacidade de ouvir e perguntar.

3. Com o estágio, ele pode saber se quer seguir a área ou não? Por quê?

Sim. Ele vivenciará a rotina de trabalho e logo identificará sua aptidão ou descobrir novas aptidões até então desconhecidas. Novamente, se souber aproveitar bem a oportunidade, poderá avaliar os pontos positivos e negativos da sua profissão, podendo decidir se deve seguir por aquele caminho, ou buscar novos.

4. Como o estágio pode ser um patrocinador da carreira?

A melhor forma de usar o estágio como patrocinador, é ele performar bem suas tarefas. Ser visto pelo empregador como um potencial profissional para oportunidades de emprego que surjam. Também saberá quais dificuldades encontrou, para que busque novos conhecimentos e ferramentas. Poderá sair diferenciado dos demais alunos que não estagiaram. Lembrando que o ponto mais importante para o desenvolvimento de sua carreira está na grande maioria dos casos, ligados ao comportamento que terá diante de seus desafios. O ideal é que ele aprenda a se conhecer e se desenvolver diante de cada novo passo que queira galgar.

5. A Estácio oferece quantos estágios para seus alunos/estudantes? Atualmente, a IES conta com quantos estagiários na Estácio e no mercado (fora da universidade)?

A instituição de ensino Estácio, oferece anualmente mais de 70 mil vagas de estágio em todo Brasil para seus estudantes.
Hoje temos 30 mil alunos estagiando. E dentro da empresa Estácio, temos aproximadamente 150 estagiários.

6 . A IES é parceria de quantas empresas? De quais setores?

Temos mais de 50 mil empresas parceiras nos setores que atuamos.

OBS: – O dia do estagiário, comemorado em 18 de agosto, foi estabelecido em 1982, com a publicação do Decreto nº 87.497/82. O documento regulamentou a lei existente sobre estágio, além de estabelecer regras e limites para a atividade.

Dia do estagiário – Ministério da Educação – Portal do MEC: portal.mec.gov.br/component/tags/tag/39281-dia-do-estagiario

*Por Liliana Sebusiani – Gerente de Empregabilidade da Estácio.

Previous post

Circuito de degustação de pizzas artesanais aquece a Barra da Tijuca

Next post

Cidade das Artes apresenta contação infantil afro-brasileira