O cenário da comunicação está em transformação e, com o advento das redes sociais e a maior proximidade entre usuários, clientes, consumidores e marcas, as empresas precisaram passar a investir muito além da produção de conteúdo, focando na construção de uma presença digital sólida e no relacionamento com os públicos prioritários.
Abaixo, a especialista em Comunicação Organizacional Integrada e mestranda em Criação e Produção de Conteúdos Digitais (UFRJ) Isabela Pimentel – que comanda o portal http://www.comunicacaointegrada.com.br/ – dá o passo a passo para proteger sua empresa de crises organizacionais.
1. Primeiros passos:
Identifique os pontos vulneráveis de sua empresa e do setor em que atua e detecte a imagem que sua empresa possui no mercado
Tenha em mente nomes-chave para compor o Comitê de Crise
Tenha uma estratégia de prevenção. Crie um Manual de Crise e estratégias de prevenção, com perguntas e respostas para treinar os porta-vozes
Crie mensagens padronizadas e prepare as equipes envolvidas, por meio de media training
Tenha uma postura transparente frente às demandas da mídia
2. Antes da crise
Analise o micro e macroambiente de atuação da empresa
Preveja e identifique problemas, riscos e perigos associados à sua marca, serviços ou produtos
Tenha porta-vozes qualificados e treinados
Planeje ações rápidas
Monte um time de crise, que reúna departamento jurídico, comunicação interna e institucional, comercial e lideranças.
Produza um manual de crises para o público interno
Estruture uma sala de imprensa
Desenhe cenários de crise que possam afetar o negócio
3. Durante a crise
Reúna um grupo de crise
Disponibilize e analise as informações
Decida as ações prioritárias
Oriente o atendimento e mantenha a objetividade
Informe a todos os públicos de interesse
Seja sincero e relevante nas comunicações para os stakeholders
Mantenha o público interno bem informado
Seja franco com os colaboradores, expondo a situação
Atualize a mídia com informações sempre que houver atualizações
4. Depois da crise
Realize pesquisas de opinião
Ouça os públicos de interesse
Mensure e avalie as matérias que saíram na mídia a respeito da crise
Realize uma auditoria de imagem
Analise o que ocasionou a crise e proponha formas de evitar o problema no futuro.