O cenário da comunicação está em transformação e, com o advento das redes sociais e a maior proximidade entre usuários, clientes, consumidores e marcas, as empresas precisaram passar a investir muito além da produção de conteúdo, focando na construção de uma presença digital sólida e no relacionamento com os públicos prioritários.

Abaixo, a especialista em Comunicação Organizacional Integrada e mestranda em Criação e Produção de Conteúdos Digitais (UFRJ) Isabela Pimentel – que comanda o portal http://www.comunicacaointegrada.com.br/ – dá o passo a passo para proteger sua empresa de crises organizacionais.

1. Primeiros passos:

Identifique os pontos vulneráveis de sua empresa e do setor em que atua e detecte a imagem que sua empresa possui no mercado

Tenha em mente nomes-chave para compor o Comitê de Crise

Tenha uma estratégia de prevenção. Crie um Manual de Crise e estratégias de prevenção, com perguntas e respostas para treinar os porta-vozes

Crie mensagens padronizadas e prepare as equipes envolvidas, por meio de media training

Tenha uma postura transparente frente às demandas da mídia

2. Antes da crise

Analise o micro e macroambiente de atuação da empresa

Preveja e identifique problemas, riscos e perigos associados à sua marca, serviços ou produtos

Tenha porta-vozes qualificados e treinados

Planeje ações rápidas

Monte um time de crise, que reúna departamento jurídico, comunicação interna e institucional, comercial e lideranças.

Produza um manual de crises para o público interno

Estruture uma sala de imprensa

Desenhe cenários de crise que possam afetar o negócio

3. Durante a crise

Reúna um grupo de crise

Disponibilize e analise as informações

Decida as ações prioritárias

Oriente o atendimento e mantenha a objetividade

Informe a todos os públicos de interesse

Seja sincero e relevante nas comunicações para os stakeholders

Mantenha o público interno bem informado

Seja franco com os colaboradores, expondo a situação

Atualize a mídia com informações sempre que houver atualizações

4. Depois da crise

Realize pesquisas de opinião

Ouça os públicos de interesse

Mensure e avalie as matérias que saíram na mídia a respeito da crise

Realize uma auditoria de imagem

Analise o que ocasionou a crise e proponha formas de evitar o problema no futuro.

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