O rádio entra de vez na era sob demanda. Multiplica-se, a cada dia, a quantidade dos que se informam e se entretém por meio de podcasts: conteúdos segmentados, ouvidos de acordo com os respectivos interesses, conveniências e disponibilidades de tempo. Ao menos um em cada cinco americanos com mais de 12 anos já fazem disso um hábito, atesta pesquisa da Pew Research. Atraíram, só em 2017, investimentos publicitários superiores a US$ 300 milhões (cerca de R$ 1,2 bilhão) – avanço de 275% em dois anos.

No Brasil, o consumo de podcast também está em alta: a média de oito horas semanais tende a aumentar significativamente nos próximos anos, projeta a Associação Brasileira da categoria (ABpod).

Ao encontro desta procura crescente, é lançado o Colmeia Podcast, o rádio do seu tempo. O portal reúne um cardápio variado de conteúdos sob demanda, desde novidades sobre automóveis e dicas de educação financeira, corrida e viagem com crianças, por exemplo, até curiosidades sobre cerveja e língua portuguesa. Ao repertório de lançamento, do qual fazem parte o programa musical Ronca Ronca, de Maurício Valladares, e o talk-show O Negócio é Esporte, logo se somarão podcasts sobre tecnologia, games, TV/seriados, entre outros. Todos são produzidos por especialistas em comunicação, com vasta experiência profissional, e coordenados por profissionais da área envolvidos também com pesquisas e práticas acadêmicas acerca das inovações digitais.

O esmero de produção e a integração de conteúdos qualificados, segmentados, autônomos, disponíveis para serem ouvidos a qualquer hora, em qualquer lugar, revelam-se traços marcantes deste rádio do seu tempo. O Colmeia nasce não só para atender às conveniências do consumidor atrás de serviços personalizados, compatíveis com as versáteis agendas contemporâneas, mas também para qualificar a oferta de informações sob demanda em áudio e auxiliar na curadoria do ouvinte imerso na dispersão de conteúdos da internet.

O Colmeia também produz podcasts customizados para o meio corporativo, o Colmeia Brand. Propício ao engajamento, este formato também tem crescido como plataforma de relacionamento com clientes. Assim indicam, por exemplo, os US$ 700 milhões em publicidade projetados, segundo levantamento de IAB/PWC, para o mercado americano de podcast em 2020.

O que é podcast

O Personal On Demand Broadcasts, abreviado para podcast pelo jornalista da BBC Ben Hammersley, surgiu em 2004 como uma forma de transmissão de arquivos multimídia na Internet criados pelos próprios usuários. Em resumo, são programas periódicos de áudio que podem ser baixados ou ouvidos em streaming, por meio tablets, smartphones, computadores. Reúnem desde seleções musicais, por exemplo, até informações, opiniões e entrevistas sobre variados assuntos. O podcast pode ser comparado a um blog, mas, em vez de escrito, é falado. Como o conteúdo fica sob demanda, e é segmentado, é possível ouvi-lo de acordo com os respectivos interesses e conveniências de tempo e espaço. Nos últimos dois anos, tem crescido também como ferramenta de comunicação corporativa, para potencializar, por meio de um conteúdo de áudio customizado, o relacionamento com os clientes.

Os ‘favos’ de lançamento

Alexandre Carauta e Sérgio Carvalho comandam O Negócio é Esporte, primeiro talk-show sobre marketing esportivo do Brasil. Eles conversam com executivos da área sobre novidades, bastidores e tendências dessa indústria tão próxima do nosso dia a dia. Fernando Miragaya pilota o Autorama, com informações úteis, curiosidades e novidades sobre automóveis. Para os corredores de plantão, Iuri Totti apresenta o Corrida Informa, com atualizações sobre treinos, alimentação e equipamentos. Alex Campos conduz o Faça as pazes com o dinheiro, com dicas sobre investimentos, quitação de dívidas e recomendações para uma melhor saúde financeira. Já Renata Rodrigues apresenta o Pequenos viajantes, grandes aventuras, com dicas e sugestões para planejar e aproveitar ao máximo as viagens com crianças. Para os simpatizantes do cada vez mais sortido e concorrido universo cervejeiro, Carolina Barbosa traz entrevistas, esclarecimentos, histórias e indicações exclusivas no podcast Por dentro da cerveja. Igualmente saborosos são os casos contados, no Cada palavra uma história, pelo professor Deonísio Silva, que passeia por curiosidades de palavras e expressões da língua portuguesa. Um banquete musical também integra o cardápio de estreia do Colmeia, com o tradicional programa Ronca Ronca, apresentado pelo DJ Mauricio Valadares.

Os idealizadores e gestores

Idealizado e coordenado pelos jornalistas e professores de Comunicação Sérgio Carvalho, Júlio Lubianco e Alexandre Carauta, o Colmeia Podcast busca qualificar, diversificar e integrar conteúdos em áudio, sob demanda, e assim consolidar um novo modelo de rádio, de acordo com as conveniências de tempo e espaço de cada ouvinte. Um dos criadores do programa Rock Bola, Sérgio Carvalho foi produtor-executivo da Rádio Globo e coordenador nacional da CBN. Júlio Lubianco, mestre em Mídia e Comunicação, pela London School of Economics (LSE), foi gerente de Jornalismo da CBN. É um dos mentores do Brio Hunter. Alexandre Carauta, mestre em Gestão Empresarial, pela FGV, foi editor-executivo do Jornal do Brasil e integra a equipe de pesquisadores do Laboratório de Mídias Digitais (LabMid) da PUC-Rio.

Newsletter Barrazine

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações.

Sucesso!!!

Opa, algo errado...

Previous post

Teatro dos Grandes Atores recebe Paulinho Gogó

Next post

Perinatal Barra realiza terapia com colostro humano em prematuros extremos