O auge da estação mais quente do ano pede pratos simples e leves, que podem ser consumidos em piqueniques no parque, passeios na praia ou até mesmo em casa, com amigos e familiares. Confira três receitas práticas e de fácil preparo do consultor da Alegra, Chef Dobis:

1. Sanduíche de lombo suíno

Os sanduíches são excelentes opções de lanches rápidos, que agradam principalmente às crianças. Podem ser feitos de forma simples ou mais elaborada, de acordo com a preferência do consumidor e com os ingredientes utilizados. A sugestão do Chef Dobis para um lanche da tarde é o sanduíche de lombo.

Ingredientes:

180g de lombo
1 pão
2 fatias de queijo
Óleo de canola
Sal
Pimenta
½ Cebola
2 rodelas de tomate
1 folha de alface
Molho de mostarda.
Modo de preparo:

O primeiro passo é passar o óleo na frigideira e, assim que estiver bem quente, colocar o lombo fatiado e temperar com sal e pimenta, a gosto. Cada lado deve ser frito por aproximadamente três minutos e, quando os dois lados estiverem dourados, adicione as cebolas e tempere-as também com sal e pimenta. O queijo deve ser colocado sobre a carne ainda na frigideira, a fim de dar uma leve derretida. Na sequência, é hora de montar o sanduíche: abra o pão, adicione o molho de mostarda nos dois lados, alface e tomate. Coloque a carne com o queijo, cubra com a cebola temperada e feche. “O bacana é que, caso tenha sobrado um pedaço de lombo do almoço, por exemplo, é possível aproveitar e criar uma nova receita para o lanche da tarde, sem desperdiçar alimentos”, comenta o Chef Dobis.

2. Salada Caesar com picanha suína

Quem disse que salada é um prato “sem graça”? Com ingredientes variados, acompanhamentos diferentes e molhos saborosos, esses pratos se tornam a alimentação ideal, capaz de agradar até os paladares mais exigentes. A segunda sugestão de prato simples para o verão é uma salada Ceasar com picanha suína. “Aos poucos, estamos conseguindo mudar a visão das pessoas com relação à carne de porco. Muitas diziam que o alimento era muito gorduroso e que fazia mal por desencadear doenças. Mas esses problemas só acontecem quando a carne não é de qualidade e o preparo é feito de modo inadequado”, comenta o consultor da Alegra.

Ingredientes:

180g de picanha suína
1 alface americana
1 pacote de queijo parmesão ralado grosso
Torradinhas
Maionese
Suco de ½ limão
1 dente de alho
Azeite de oliva
Modo de preparo:

Aqueça a frigideira (ou grill), coloque a picanha suína, tempere conforme preferência (sal, alho, cebola, etc) e grelhe por aproximadamente quatro minutos. Vire a carne e mantenha por mais quatro minutos. Para a salada, bata a maionese, o alho, o suco de limão e o azeite até formar um molho. Pique a alface em pedaços grandes e forre o prato com as folhas. “O segredo é preservar a crocância da alface e das torradas, que podem ser compradas prontas ou feitas em casa com pão”, comenta o Chef Dobis. Derrame o molho por cima com as torradinhas e com o queijo parmesão e junte com a carne já preparada.

3. Shawarma recheado com pernil suíno

De origem árabe, o shawarma é um prato que se popularizou no Brasil por ser de rápido preparo e permitir grandes variações de recheios. “Comumente, são preparados com frango e carne bovina, mas podemos utilizar também a carne de porco”, conta Chef Dobis. O pernil suíno é uma ótima opção de recheio, por ser considerada uma carne leve e sem muita gordura.

Ingredientes:

100g de pernil suíno em tiras
Pão Sírio
Alface picada
1 tomate fatiado
1/2 cebola roxa
Pimenta
Sal
Creme de alho (pronto ou feito em casa com alho, leite, sal e azeite)
Azeite de oliva
Modo de preparo:

Coloque um fio de azeite na frigideira e, quando estiver quente, adicione a carne já temperada com sal e pimenta a gosto. Enquanto estiver grelhando (demora em torno de cinco minutos), comece a montagem do prato. Primeiro, passe o creme de alho no pão Sírio. Na sequência, coloque o alface picado, o tomate fatiado e a cebola roxa picada. Acrescente o pernil e feche o pão.

Dica do chefe: para facilitar o manuseio, embrulhe o sanduíche em um papel vegetal ou papel alumínio.

Sobre a Alegra

A fabricante de alimentos Alegra é a união das cooperativas de origem holandesa, Frísia, Castrolanda e Capal, que constituem o grupo Unium. Uma empresa que combina condições de trabalho ideais aliando tecnologia, equipamentos de última geração, preocupação com o bem-estar dos animais e sustentabilidade em seu parque industrial, sempre primando pela excelência em seu produto final, que utiliza as melhores carnes suínas.

Em 2017, a marca conquistou o reconhecimento internacional quanto às Práticas de Bem-estar Animal no abate, tornando-se a primeira planta brasileira a receber essa certificação em bem-estar suíno, pela WQS. Mais informações em www.alegrafoods.com.br.

Previous post

Cerveja artesanal I'm Sour é destaque no Cabana Burger

Next post

Pipoca ‘n’ cream é novidade no cardápio da Cinemark