O número de usuários da internet aumenta todos os dias no mundo inteiro, a internet mudou o conceito tradicional de trabalho, entretenimento e comunicação. Ter acesso à internet não é mais uma questão de escolha, pois ela está presente em quase todas atividades diárias.

Porém, como tudo na vida tem um lado bom e um lado ruim, temos que ficar atentos ao lado negativo da internet, pois os perigos são muitos e podem afetar, não só os dispositivos inteligentes, como também a vida das pessoas.

Para ajudar você a navegar sempre seguro e sem preocupações, montamos uma lista com os principais perigos da internet e como se prevenir dos mesmos.

O que é uma VPN?

Uma VPN, ou Rede Virtual Privada, é um túnel seguro entre dois ou mais dispositivos. As VPNs são usadas para proteger o tráfego web privado da espionagem interferência e censura. A sigla VPN significa Virtual Private Network, ou rede privada virtual.

Como podemos evitar que criminosos invadam nossa rede.

  • Devemos procurar uma forma segura de proteger o computador ou dispositivo que estivermos a usar para que não sejamos vítimas de criminosos virtuais.
  • Apesar dos computadores apresentarem um sistema de segurança de origem, é sempre preferível procurarmos atualizações ou métodos de proteção mais eficazes.
  • Em cada minuto um hacker aprende um novo método para atuar, por isso mantenha o seu computador sempre atualizado, e sempre prefira métodos de proteção pagos (métodos gratuitos são mais uma roubada).
  • Instale um antivírus; de preferência um antivírus com licenças e com atualizações mensais. Existem usuários que insistem em instalar antivírus de forma gratuita, o que não é muito aconselhável.
  • Pense sempre: porque uma empresa que desenvolve antivírus lhe daria um antivírus gratuitamente?
  • Instale antispywares no seu computador. Assegure-se de que esses programas estejam sendo executados e atualizados automaticamente.
  • Não use a mesma senha para contas diferentes. Escolha para a senha, números e caracteres especiais. Como medida extra de precaução, complete as questões de segurança com respostas fictícias e fáceis de lembrar, e não fatos que possam revelar suas informações pessoais.
  • Não seja imprudente ao usar qualquer conexão Wi-Fi. Os hotspots de Wi-Fi são geralmente inseguros, pois não codificam informações transmitidas pela internet. Além disso, as ferramentas usadas pelos hackers permitem que eles extraiam nomes de usuário, senhas e outras informações que fornecem acesso à contas financeiras.
  • Contrate um serviço de VPN como ExpressVPN. A internet é uma ferramenta indispensável e é a maior fonte de informação que existe atualmente. Ela conecta o mundo de uma forma que era impossível imaginar há alguns anos atrás. No entanto, juntamente com todos os benefícios vêm muitos riscos. Os usuários precisam estar cientes desses riscos e saber como se proteger deles, de modo que a navegação na web traga prazer e benefício, não frustração e problemas.

Como impedir que o seu provedor de serviços de internet o espione?

Ajustar seu DNS

O DNS (Domain Name System) gerencia nomes hierarquicamente para dispositivos conectados à Internet, armazenando dados muito além do nome do host e de seu IP. E é por meio do DNS que seu computador consegue “traduzir” os nomes dos sites em uma linguagem que ele seja capaz de entender. Acontece que seu computador normalmente é configurado para utilizar o DNS fornecido pelo seu provedor para tal.

É sim possível navegar na web sem precisar usar o DNS fornecido pelo provedor. Basta configurar sua máquina para utilizar DNS de terceiros, como, por exemplo, o Google Public DNS.

Instalar o HTTPS Everywhere

Essa extensão, também gratuita, está disponível para Firefox, Chrome e Opera, e serve para criptografar a sua navegação. O serviço funciona transformando sites que sejam apenas HTTP (ou seja, sem o protocolo de segurança) em HTTPS quando você os acessa, tornando sua navegação mais segura e protegida contra a vigilância de dados.

Pagar uma VPN

A rede privada virtual (VPN) funciona como uma rede paralela para se conectar com a Internet, como se fosse uma espécie de túnel garantindo que esse caminho seja percorrido com privacidade garantida. Por isso, é importante somente contar com serviços de VPN pagos, que garantem essa privacidade e a segurança na navegação. Os serviços gratuitos coletam seus dados e ainda podem vendê-los para terceiros de acordo com seus interesses.

Conferindo se está tudo protegido mesmo

Depois de ter tomado essas medidas para proteger seus dados contra uma possível espionagem por parte de seu provedor, basta conferir se tudo está mesmo protegido. O site IPLeak.net permite conferir se seu DNS e IP estão protegidos.

Os VPNs de 2019 que trazem para você os melhores serviços

Criptografam seus dados, mantêm sua privacidade online e transmitem conteúdo a partir de praticamente qualquer lugar do mundo, motivos pelo qual são excelentes VPNs.

  • ExpressVPN
  • NordVPN
  • CyberGhost
  • PrivateVPN
  • Surfshark
  • IPVANISH VPN
  • HIDE MY ASS

Feliciano Telica

Feliciano Telica
felicianotelica@gmail.com

Previous post

Downtown Beer Festival 2019 reúne as principais cervejarias cariocas

Next post

Shopping Metropolitano Barra recebe pista de patinação