A Barra da Tijuca foi o bairro que mais cresceu e se transformou no Rio de Janeiro nos últimos anos. Palco dos principais eventos esportivos e culturais da cidade, a região, que possui as mais bonitas praias do Rio, oferece tudo o que seus moradores e visitantes buscam – incluindo segurança, escolas de excelência, opções de lazer e gastronomia, serviços, hospitais bem equipados e até aeroporto. Além de toda a modernidade, a região ainda preserva sua natureza, com reservas naturais e lagoas com animais silvestres.

Conhecido por sua grandiosidade arquitetônica e seus projetos modernos e revolucionários, no bairro está um dos mais importantes museus de futebol do mundo, o Museu da Seleção Brasileira. Outro destaque é a Cidade das Artes, com projeto do arquiteto francês Christian Portzamparc – um complexo que une teatros, espetáculos musicais, exposições, restaurante e bistrô em um só espaço. O maior centro de convenções da América Latina também está localizado na Barra da Tijuca – o Riocentro recebe, em média, mais de 50 congressos e feiras ao ano.

Importante polo de marcas de luxo internacionais e nacionais, a Barra da Tijuca atrai cada vez mais turistas que buscam marcas como Gucci, Prada, Louis Vuitton entre outras. Um dos maiores shoppings do Rio de Janeiro, o BarraShopping, está localizado no bairro, assim como o Village Mall com suas grifes estrangeiras e o Rio Design Barra, com as maiores marcas nacionais.

Com toda essa infraestrutura e oferta, os moradores da Barra da Tijuca não precisam mais se deslocar pela para em busca de outras opções – tudo o que precisam já existe no bairro.

Lazer ao ar livre

A Barra da Tijuca reúne as mais belas praias do Rio de Janeiro. Impossível não se encantar com a Praia da Reserva. Se a ideia é explorar ainda mais as belezas naturais da região e descobrir locais únicos, o ideal é conhecer a Prainha e Grumari. Outra joia descoberta há alguns anos pelos moradores da região é a praia do Secreto, com apenas 12 metros de extensão.

Se o objetivo é encontrar um programa que misture história e natureza, o Sítio Burle Marx é o destino. A visita ao sítio que pertenceu ao paisagista Roberto Burle Marx é uma aula de história e botânica. São 365 mil m2, onde foi a residência do artista entre 1949 a 1994 e onde estão 3,5 mil espécies de plantas.

Roteiro esportivo

Durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, a Barra da Tijuca foi palco das principais competições esportivas. Uma boa sugestão de passeio dentro desse universo é o Museu da Seleção Brasileira – CBF. Mesclando interatividade, fotos e objetos importantes, o espaço conta a história do verdadeiro futebol arte.

Também aberto em 2016, o Campo de Golfe Olímpico recebe delegações de diversos países para treino e campeonatos. O projeto, considerado um dos maiores programas de recuperação de vegetação de restinga no Brasil, recuperou uma área de 970 mil metros quadrados.

Shows e atrações noturnas

Com uma vida cultural intensa, a Barra da Tijuca concentra casas de show, boates, bares e teatros. No shopping Village Mall, o Teatro Bradesco tem capacidade para 1.060 pessoas e cadeiras idênticas às do Carnegie Hall, famosa casa de shows de Nova York. O shopping também conta com quatro salas de cinema “Cinemark Prime” com tecnologia de última geração; além de restaurantes no terraço com vista para a Lagoa da Tijuca.

Se a diversão noturna ficar por conta de shows e espetáculos musicais, o bairro abriga três espaços de tirar o fôlego. O KM de Vantagens Hall, localizado no shopping Via Parque, é a maior casa de espetáculos da América do Sul. Tem ainda a Jeunesse Arena, espaço multiuso localizada no Complexo Esportivo Cidade dos Esportes, com capacidade máxima de 18 mil pessoas. A arena já recebeu grande nomes como Paul McCartney, Rod Steward e Sade.

Já a Cidade das Artes, com projeto monumental do arquiteto francês Christian de Portzamparc, se destaca como espaço de cultura e eventos. Com aproximadamente 95 mil metros quadrados tem salas de concerto e música de câmara, 13 salas de ensaio e salas de aula de música. Possui a segunda maior sala de concertos para orquestra sinfônica e ópera da América Latina, após apenas do Teatro Colón, de Buenos Aires.

Gastronomia de alta qualidade

O Rio de Janeiro abriga restaurantes famosos com grandes chefs renomados. E a Barra da Tijuca vem se destacando no cenário gastronômico cinco estrelas da cidade. Entre as indicações estão Gero, Naga, Shiso, L’entrecôte de Paris, Manekineko, Corrientes 348 e Pobre Juan.

Previous post

Semana tem dobradinha de estreias e brindes para clientes UCI Unique

Next post

Mundo Infantil BarraShopping ensina a fazer deliciosos cookies