O frio do inverno ainda está se fazendo presente. E é nessa época que as pessoas procuram mais as clínicas de cirurgia plástica para tornar realidade o sonho de moldarem seus corpos e restabelecerem a autoestima.
Apesar de poderem se operar o ano todo, as baixas temperaturas são consideradas ideais para se submeter a um procedimento cirúrgico, por ser um período em que não existe tanta exposição solar.

De acordo com o plástico João Paulo Figueiredo, Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da Clínica Marie- Spa & Medicina, na Barra da Tijuca, nos períodos mais frios do ano há um aumento de cerca de 50% na procura por operações. Isso se deve ao fato de a temperatura estar mais amena, ajudando na recuperação e diminuindo o inchaço (edema), além de coincidir com as férias escolares.

Uma das recordistas brasileiras entre as cirurgias plásticas, principalmente no inverno, é a lipoaspiração. Responsável por proporcionar silhuetas mais bem desenhadas e por acabar com os acúmulos de gordura, as técnicas de lipoaspiração ganham mais e mais adeptas. “A gordura localizada causa bastante incômodo, pois é ela que não deixa a mulher à vontade quando veste uma roupa mais justa ou um biquíni, por exemplo,” esclarece João Paulo que abaixo tira uma série de dúvidas a respeito do procedimento.

A lipoaspiração emagrece?

João Paulo Figueiredo – A lipo não é o tratamento para quem quer emagrecer. Como ela atua somente nas gorduras localizadas é impossível ter bons resultados naqueles pacientes que estão muito acima do peso. O ideal é emagrecer bastante antes com dieta e exercícios físicos e quando a sua composição corporal estiver adequada fazer a lipo para retirar os excessos que não são perdidos com dieta.

Ela resolverá para sempre o meu problema de gordura localizada? A gordura aspirada pode voltar?

João Paulo Figueiredo – Costumo dizer que a lipo é a cirurgia do “estilo de vida”. As pessoas que se cuidam, mantendo hábitos saudáveis de alimentação e dieta mantêm os resultados para sempre. As células de gordura aspiradas não voltam, entretanto, os adipócitos que ficaram podem aumentar de volume nos pacientes que ganham peso e esses podem perder os resultados conseguidos com a cirurgia.

A lipoaspiração é segura?

João Paulo Figueiredo – A experiência demonstra que a técnica é muito segura. O ideal é retirar 7% do peso corporal total, mas na verdade acho que o reflete segurança é um hospital bem equipado, uma equipe bem treinada e uma boa aplicação da técnica.

A aspiração poderia ser feita em consultório?

João Paulo Figueiredo – Sou completamente contra a lipoaspirações em consultórios seja ela qual for.

O problema são as clínicas sem estrutura ou os médicos sem qualificação?

João Paulo Figueiredo – Houve uma banalização geral. As pacientes veem reportagens e acham que a lipoaspiração é coisa simples.

O que uma clínica precisa para atender o paciente numa emergência?

João Paulo Figueiredo – Tudo. Material de intubação, desfibrilador (para o caso de uma parada cardíaca), medicamentos, banco de sangue numa proximidade razoável e uma equipe habilitada com manejo de pacientes graves.

Quais as áreas podem ser lipoaspiradas?

João Paulo Figueiredo – As principais áreas são: barriga, costas, cintura, culotes, região interna das coxas, queixo (“papadas”).

Qual a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura?

João Paulo Figueiredo – Na lipoaspiração a gordura é desprezada, já na lipoescultura o excesso de gordura pode ser injetado em outras áreas (principalmente nos glúteos).

Como é a recuperação da lipoaspiração?

João Paulo Figueiredo – A maioria dos pacientes costuma ter alta no dia seguinte. Nos primeiros dias é indicado repouso, pois há um grau importante de inchaço e equimoses (roxos). Geralmente no terceiro dia iniciamos as drenagens linfáticas e os pacientes já começam a se sentir bem melhor. É possível voltar ao trabalho 1 semana depois da cirurgia e às atividades físicas leves duas semanas depois.

Quais os cuidados no Pós-operatório?

João Paulo Figueiredo – Os pacientes devem usar uma cinta modeladora por um período de um mês após a cirurgia. São indicadas ainda drenagens linfáticas com um especialista em pós-operatório de cirurgia plástica, cuidados especiais com a dieta e atividades físicas.

Lipoaspiração é uma das cirurgias mais procuradas no inverno. Tire suas dúvidas!

Clínica Marie – Medicina & SPA

Endereço: Avenida das Américas, 8585 – grupo 411 – Vogue Square Experience – Barra da Tijuca
Telefone: (21) 3586-6591 / (21) 98795-1564
Site: www.drjoaopaulofigueiredo.com

Previous post

Evento gratuito debate endometriose e infertilidade no hotel Windsor Marapendi

Next post

Laurentino Gomes lança obra sobre a escravidão no Brasil, na Bienal do Livro, no Riocentro