Lidar com as constantes transformações do mundo, impulsionadas pela evolução exponencial da tecnologia, não é brincadeira. Mas executivos, gestores e empresários podem se preparar para isso valendo-se de games como forma de fixar informações essenciais que servirão para planejar o futuro de suas empresas. Em “Os caminhos para o futuro – um workshop sobre transformação digital e inovação” – que acontece no dia 27 de agosto, das 9h às 18h, no Hotel Hilton Barra, os estrategistas digitais Maurício Longo e Alexandro Strack, da Mundo Exponencial consultoria, utilizam a dinâmica dos jogos para ter a certeza de que os quatro módulos de conteúdo que prepararam serão retidos.

E, neste jogo, a turma, de vinte pessoas, sai ganhando de uma forma ou de outra: cada participante do workshop terá direito a uma sessão de uma hora de mentoria individual, a ser realizada em horário pré-definido e de forma remota, a partir de uma semana após o evento.

Longo e Strack dividiram o conteúdo em quatro partes: Contexto exponencial (A evolução exponencial da tecnologia; Pensamento exponencial; Indústria 4.0); Transformação digital (Entendendo o conceito; O elemento humano e a tecnologia; Maturidade Digital; Agilidade e Experimentação); Gestão e liderança (O padrão vigente; Autonomia e empoderamento; Organizações responsivas; Aprendizado contínuo; O novo papel do RH) e Inovação Estratégica (AI: sua importância e implicações; Open innovation; O sistema imunológico corporativo; Cultura de inovação; Plataformas e ecossistemas)

“Não existe uma receita de bolo que funcione para todas as empresas. Neste workshop, o participante vai adquirir os conhecimentos para que possa ajudar a traçar os caminhos para o futuro da sua empresa. E em cada sessão do workshop haverá uma dinâmica empregando a chamada gamification para melhor fixação dos principais pontos do conteúdo apresentado”, explica Longo, acrescentando que a disputa ajuda a engajar as pessoas.

Funcionará assim: os participantes serão orientados a baixar em seus celulares a ferramenta Kahoot, que permite que os usuários respondam às perguntas feitas pelos instrutores. Cada uma delas se apaga em dez segundos, obrigando os “gamers” a serem rápidos no gatilho de respostas.

A Mundo Exponencial é uma consultoria boutique especializada em levar às empresas o pensamento exponencial e a agilidade na adaptação às mudanças inerentes à realidade do mundo exponencial em que vivemos, através do preparo das lideranças e da adequação da cultura corporativa.

“Esse é um assunto em alta e que impacta todos os setores. As organizações precisam estar aptas a se adaptar de forma contínua e, para isso, é indispensável que seus líderes estejam preparados”, completa Alexandro Strack.

Workshop usa games para preparar líderes a pensar no futuro de suas empresas

“Os caminhos para o futuro – um workshop sobre transformação digital e inovação”
Local: Hotel Hilton Barra (Av. Embaixador Abelardo Bueno, 1430)
Dia: 27 de agosto, das 9h às 18h (incluindo almoço de networking no restaurante do hotel)
Preço: R$ 2850 (alunos e professores do Ibmec têm 40% de desconto)
Inscrições: http://www.bit.ly/2Yvaf1v

Sobre Alexandro Strack

Formado em Matemática com pós-graduação em Análise de Sistemas pela PUC-RJ e MBA de Gestão de Negócios pelo Ibmec, Alexandro foi um dos fundadores da NexoCS Informática, empresa de software de gestão na área de saúde laboral, além de ser um executivo com experiência de mais de 20 anos na liderança organizacional de tecnologia em multinacionais, no Brasil e na América Latina. Já liderou projetos de transformação organizacional e inovação através da implantação de metodologias ágeis e plataformas tecnológicas de low code, que proporcionaram o estabelecimento de uma cultura de aprendizagem. Foi um dos pioneiros a inovar no uso de assistentes de voz associados com projetos de Business Intelligence para uso corporativo no Brasil.

Executivo sênior de TI, com experiência internacional e passagem por grandes empresas, como Sony Music e BMG, viveu a experiência de ver a indústria da música lutando contra as transformações causadas pela digitalização e que geraram grande impacto nos seus resultados.

Ao longo de sua carreira, Alexandro realizou projetos que o levaram a vários países das Américas, Europa e África, tendo ganho grande experiência em lidar com times compostos de pessoas de várias nacionalidades e culturas. Atualmente é partner e head de Inovação Corporativa da Mundo Exponencial. Atua como mentor para startups através do Founder’s Institute.

Sobre Mauricio Longo

Estrategista digital e arquiteto de soluções, Mauricio é autor de quatorze livros sobre tecnologia e desenvolvimento de software. Atuou em posições de liderança na área de tecnologia em diversas empresas, desde start-ups até a maior empresa de software da América Latina, a TOTVS. Criador de produtos na área de software como ferramentas para criação e leitura de livros eletrônicos e processamento de textos na década de 1990, envolveu-se com o mercado de Internet a partir do início dos anos 2000, tendo atuado em empresas de data center, software as a service (SaaS) na área de supply chain e desenvolvimento de ferramentas de desenvolvimento de software.

Liderou o projeto da arquitetura de uma plataforma de integração para até dois milhões de empresas participantes em um grande banco, que foi considerado um dos maiores projetos B2B do início do século XXI. E, já a partir de 2014, atuou em empresas de desenvolvimento de software ERP e hospitalidade.

Desde 2013, quando concluiu que apenas a tecnologia não era o bastante para o sucesso de uma empresa, tem focado no lado humano da tecnologia e na estrutura das organizações para atender as exigências da realidade do mundo exponencial. É um dos visionários que contribuem para o site The Future Shapers, uma plataforma de conhecimento nas áreas de Inovação, Liderança e Estratégia, sediada em Londres. Traduziu para o português do Manifesto das Organizações Responsivas e fundou a Mundo Exponencial, onde atua como partner e head de Transformação Digital. Atua como mentor para startups através do Founder’s Institute.

Previous post

Gastronomia, música e solidariedade no Grand Hyatt Rio

Next post

Jornalista premiada realiza palestra gratuita sobre comunicação empreendedora na Barra da Tijuca