Com um total de 30 cursos presenciais de graduação e 27 cursos semipresenciais, o campus Barra do Centro Universitário IBMR, é referência de Ensino Superior com qualidade e tradição na Barra da Tijuca. Inaugurada em 2011, a unidade possui acessibilidade para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

A infraestrutura do campus Barra contribui para o melhor desempenho do aluno. A instituição possui laboratórios com equipamentos modernos, além de salas de aula que garantem o conforto e as melhores condições de estudo.

O IBMR conta com cerca de 42 mil volumes de livros impressos nos 3 campi, mais de 26 mil títulos de periódicos eletrônicos e e-books em seu acervo virtual. Além disso, as bibliotecas físicas (unidades Barra, Botafogo e Catete) dispõem de salão de leitura, salas para estudos individuais e em grupo, além de computadores com acesso à internet para execução de pesquisas.

Em 2018, o IBMR recebeu o Conceito Institucional máximo (5) no processo de avaliação para o Recredenciamento Institucional conduzido pelo Ministério da Educação (MEC). Somente em 2019, o Centro Universitário recebeu nota 5 em 3 cursos: Ciências Contábeis, Marketing e Gestão de Recursos Humanos.

Cursos entre os 10 melhores do Estado do Rio

Na 8ª edição do Ranking Universitário Folha – RUF 2019, 4 cursos do IBMR ficaram entre os 10 melhores do Estado do Rio de Janeiro em comparação com cursos de outras Instituições de Ensino Superior Privadas.

O melhor colocado foi o curso de Fisioterapia, que ficou em 2º lugar no Estado do Rio. Em seguida, vem o curso de Relações Internacionais na 6ª colocação estadual. Já o curso de Biomedicina garantiu o 6º lugar em comparação aos outros do estado e a graduação em Administração ficou na 9ª colocação. O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha de São Paulo, desde 2012.

Central de Carreiras do IBMR

Promover a empregabilidade para seus alunos é uma das missões do IBMR. Atualmente, a Central de Carreiras do IBMR tem mais de 440 convênios com empresas do mercado brasileiro, tanto públicas quanto privadas, que selecionam diariamente os alunos para vagas das mais distintas áreas. A Central de Carreiras oferece para os atuais alunos e ex-alunos a Trilha de Capacitação: uma ferramenta exclusiva para a comunidade IBMR, onde cada estudante tem suporte completo para construir sua carreira, preparando-os para os requisitos do mercado de trabalho. Dentre as atividades oferecidas estão oficinas de confecção de currículo, palestras sobre oratória, programas de monitoria e muito mais. A Central de Carreiras do IBMR também busca diariamente parcerias com grandes empresas do mercado carioca para captar oportunidades de estágio, efetivo e trainee.

Flexibilidade com os cursos semipresenciais

Eles são perfeitos para quem tem uma rotina corrida ou não possuem disponibilidade para ir aos locais de aula todos os dias. Os cursos semipresenciais são uma tendência pois oferecem comodidade para o aluno. No IBMR, aproximadamente 70% das aulas são online e 30% presenciais, focadas na prática. O diploma dos cursos semipresenciais são os mesmos dos cursos presenciais.

O Censo da Educação Superior divulgado em setembro deste ano, pelo Ministério da Educação (MEC), revelou que em 2018, pela primeira vez, o número de vagas oferecidas na modalidade EAD (7.170.567) é maior do que na presencial (6.358.534). Ainda de acordo com o Censo, os três cursos a distância mais procurados são: Pedagogia, Administração e Contabilidade, todos oferecidos pelo IBMR.

Com o crescimento da procura pela modalidade, o IBMR lançou 7 novos cursos, todos semipresenciais para o 1º Semestre de 2020. São eles: Fisioterapia, Nutrição, Biomedicina, Design Gráfico, Gestão da Tecnologia da Informação, Segurança da Informação e Sistemas para Internet. Todos se conectam com as atuais necessidades do mercado de trabalho e já são autorizados pelo MEC.

Atualmente o IBMR oferece 27 cursos de graduação semipresencial. Conheça todos no site: www.ibmr.br/semipresencial. Além destes, todos os cursos presenciais da instituição possuem até 20% de disciplinas online em sua grade.

Aulas interativas e tecnológicas auxiliam no ensino

Salas com design inovador, baseadas nas melhores referências de ensino praticadas no mundo. O ambiente de aprendizagem é compartilhado com experiências diferenciadas, no qual o aluno é exposto a um conjunto de ferramentas tecnológicas que tornam a aula mais dinâmica. Para auxiliar no ensino dos alunos universitários, o IBMR inaugurou em 2019 novos espaços como este, chamados de sala.COM. Agora, no total, são 9 salas, sendo 5 na Barra, 2 em Botafogo e 2 no Catete.

“Isso proporciona ao estudante que o tempo dedicado às interações e ao aprendizado seja utilizado de maneira mais eficiente, uma vez que procedimentos operacionais e manuais deixam de ser o foco por conta do uso intensivo de tecnologia”, explica Roberta Borreli, Professora de Psicologia e Coordenadora da Qualidade Acadêmica do IBMR.

Sala.COM: O espaço tem mais de um projetor em sala, sendo um deles interativo. Outra vantagem é que os materiais trabalhados em aula e as anotações que o professor faz na tela são disponibilizados diretamente no Blackboard, o ambiente de atividades e aprendizagem online dos alunos. Há ainda um sistema de som estéreo na sala, conectado com o microfone utilizado pelo professor. A parede principal da sala é de fórmica branca, permitindo a escrita em qualquer parte.

50 anos de tradição e educação alinhada com as tendências internacionais

Em 2019, o IBMR completou 50 anos. Fundado em 1969 pelo Dr. Hermínio da Silveira, no bairro do Catete, o IBMR foi aos poucos lançando cursos livres, cursos de ensino superior e pós-graduação.

Foi em 2009 que o IBMR passou a fazer parte da Rede Laureate International Universities, a maior rede global de instituições de Ensino Superior, com mais de 850 mil alunos espalhados pelo mundo. O aluno IBMR tem contato com instituições do mundo todo e pode fazer intercâmbios exclusivos para aprimorar outro idioma.

A Laureate International Universities é a maior Empresa B Certificada® do mundo na área de educação e tem a missão Here for Good, que significa estar aqui para o bem e para sempre, pois acredita que quando os alunos obtêm sucesso, países prosperam e a sociedade é beneficiada. Saiba mais em: www.laureate.net

Projetos Sociais e benefícios para a população – A Clínica Escola

Os serviços oferecidos nas Clínicas Escola do Centro Universitário IBMR, no campus Barra e Catete, são totalmente gratuitos e voltados para o público adulto e infantil. Amparada nos pilares de inclusão social, responsabilidade socioambiental e multidisciplinaridade, a Clínica Escola garante atendimento, avaliação e pesquisa nas especialidades de Psicologia, Nutrição, Estética e Cosmética, Biomedicina e Fisioterapia. Os atendimentos são realizados pelos próprios alunos, sob a supervisão de professores. Assim, eles colocam em prática todo o conteúdo produzido e aprendido em sala de aula.

A Clínica Escola, também atende projetos de extensão em parceria com as comunidades do Bairro Azul no Flamengo, o Grupo Arco Íris e a Agência do Bem. O objetivo é agregar projetos externos aos atendimentos da Clínica Escola, ampliando as ações de responsabilidade social e levando bem-estar e cuidados de saúde às comunidades atendidas. Estudantes e professores transformam técnica e conhecimento em ações, tornando o IBMR um importante centro de serviço de saúde para a população de comunidades carentes.

Atendimento – Durante o processo de inscrição é necessário que o paciente vá até o campus para realizar um cadastro inicial, a disponibilidade de vagas é avaliada e os atendentes retornam o contato para agendamento de triagem e início do tratamento.

Conheça mais sobre os cursos no site www.ibmr.br

Previous post

Enog aposta em Menu Executivo com cinco sugestões de prato principal

Next post

The Storage - Uma nova opção de moda Second Hand na Barra da Tijuca