Search Day Night
photo-by-caroline-attwood

Queda de cabelo: 12 alimentos que combatem a calvice (e lhe dão mais saúde)

A ciência nos dá uma ajuda inestimável ao identificar determinados nutrientes presentes nos alimentos que estão diretamente ligados à saúde dos cabelos.

Atualizado em fevereiro 28th, 2023 at 02:01 pm

A queda de cabelo pode ter soluções bem simples ou um pouco mais complexas

Diz a animada letra marchinha de carnaval: “É dos carecas que elas gostam mais”. Pode ser verdade, pois, para alguns, a ausência total ou parcial das madeixas torna a vida até melhor, mais feliz e mais prática, uma vez que elimina a necessidade de pentes, escovas, xampus e cremes.

Contudo, analisando a questão apenas do ponto de vista estético, é notório que o cuidado com a aparência e um pouco mais de atenção com o visual pode ajudar a melhorar a carreira profissional, o amor próprio e até os relacionamentos, afinal é inegável que os cabelos têm sido usados como eficiente arma de sedução tanto por homens como por mulheres.

Muito embora avaliar alguém meramente pela aparência física seja um preconceito gigantesco, é psicologicamente saudável querer ficar mais atraente. Além disso, a cabeleira pode espelhar até mesmo a personalidade ou o estado de espírito de alguém; quem não conhece um caso de mudança, moderada ou radical, que foi acompanhada de um novo corte?

Sejamos sinceros: ter um cabelo bem tratado e saudável pode fazer toda a diferença! Não só tem o potencial de melhorar nossa aparência, mas também tem o poder de aumentar nossa autoconfiança e autoestima. É por isso que compilamos uma lista de dicas para homens e mulheres que desejam manter o cabelo bonito e com uma ótima aparência. Então, vamos falar da saúde do cabelo!

A calvície ou queda de cabelo pode afetar a autoestima de muitas pessoas e pode ser causada por vários fatores

Queda de cabelo, calvice
Calvice ou queda de cabelo

A calvície ou queda de cabelo também pode afetar a autoestima de muitas pessoas e pode ser causada por vários fatores: genéticos, hormonais, psicológicos, traumáticos, alérgicos ou alimentares, entre outros. Para descobrir o que está causando a calvície vale, inclusive, uma ajuda da Medicina, pois pode ser possível resolver rápida e satisfatoriamente essa questão.

Por falar nisso, você sabia que a queda excessiva de cabelo pode estar associada a níveis baixos de uma proteína chamada ferritina?

A automedicação é muito perigosa e pode até ser fatal, dependendo da situação, e, justamente por serem inúmeras as causas possíveis para a queda excessiva de fios cabelo, é que é mais do que recomendado antes de tudo consultar um médico (ou até mais de um, nunca é demais um segundo diagnóstico!) antes de tomar qualquer tipo de medicamento.

Aliás, você sabia que o excesso gordura é um dos principais causadores de internação hospitalar no mundo e pode ser a causa de queda de cabelos em mulheres?

De fato, quando se trata de problemas de saúde (ou estéticos), é bom ter mais de uma opinião antes de decidir como caminhar na busca de uma solução satisfatória. Não obstante, os profissionais de Medicina convergem em raro grau de unanimidade para destacar que cada corpo humano é algo único, e nem sempre o que é bom para seu vizinho será obrigatoriamente bom para você. Portanto, consultar um dermatologista é sempre um bom primeiro passo na direção correta para resolver satisfatoriamente o problema.

Por falar nisso, você já se consultou com um médico sobre tratamentos para queda de cabelo?

Alguns cuidados básicos podem resolver ou atenuar a queda de cabelo

Muitas vezes a queda de cabelo pode ser resolvida ou atenuada com mudanças simples de rotina, sem requerer maiores esforços. Sendo assim, alguns cuidados básicos, como: procurar levar uma vida mais saudável, evitar estresse, dormir bem e, em especial, alimentar-se de forma adequada, podem resolver ou atenuar a queda de cabelo.

Com milhares de seguidores no YouTube, o mundialmente renomado Dr Rey (Harvard, University, Arizona University, Boston Tufts University School of Medicine etc) e o nacionalmente conhecido Dr. Samuel Dalle Laste (Universidade Luterana do Brasil etc) são entusiastas de alguns produtos tópicos (para uso externo) como: vinagre, óleo de côco, mel, e vitamina C, entre outros.

A Ciência nos dá uma ajuda inestimável ao identificar também determinados nutrientes presentes nos alimentos que estão diretamente ligados à saúde dos cabelos. Listamos alguns deles que você pode integrar à dieta e que podem contribuir decisivamente para conseguir aquela juba bonita e saudável. 

Alimentos antiqueda de cabelo

1 – Salmão

Inclua salmão na sua dieta regular e elimine ou reduza o problema da excessiva queda de cabelo.

Além de muito saboroso, o salmão também é extremamente rico em ácidos graxos ômega 3, que são capazes de manter os cabelos com brilho saudável e combater o ressecamento do couro cabeludo, além de reverter a queda excessiva de fios. Os ácidos graxos ômega-3 encontrados no salmão também podem ajudar a aumentar a produção de colágeno na pele, tornando-a mais uniforme e menos propensa a rugas

Diversas pesquisas mostraram que comer salmão pode ajudar a proteger contra os danos do sol, reduzindo o risco de problemas de pele relacionados à idade, como manchas escuras e rugas. O alto teor de proteína também ajuda a manter o cabelo forte e saudável, fornecendo blocos de construção essenciais necessários para o crescimento.

No entanto, apesar de ser necessário para o bom funcionamento de todo o nosso organismo e não apenas para a parte de cima dele, o ômega 3 não é produzido pelos seres humanos, por isso é necessária a ingestão de alimentos com a referida substância, e este peixe é considerado por todos os especialistas a principal fonte natural.

Além dos benefícios para nossa estética, comer salmão também pode melhorar nossa saúde geral. É uma ótima fonte de proteína que ajuda a construir massa muscular, além de vitaminas do complexo B para produção de energia. Comer salmão também pode apoiar a saúde do coração, reduzindo o risco de certas doenças cardiovasculares. O salmão também é carregado com selênio e outros antioxidantes que ajudam a reduzir a inflamação em todo o corpo.

Em resumo, adicionar salmão à sua dieta é uma maneira fácil de obter a nutrição de que você precisa e, ao mesmo tempo, aproveitar seu delicioso sabor. Com seus benefícios tanto para a saúde quanto para a estética, não é de admirar que cada vez mais pessoas estejam incluindo na dieta este saboroso peixe!

2 – Abacate

Abacate

Repleto das saudáveis e antioxidantes gorduras monoinsaturadas que favorecem a integridade das células, aumentam o colesterol bom e combatem o ruim, o abacate evita o ressecamento do cabelo e combate a danificação celular do folículo piloso do couro cabeludo, uma das causas da calvície

A deliciosa fruta esverdeada é riquíssima em nutrientes e fortalece o coração. Além disso, é rico em vitaminas e minerais, contendo vitaminas C, E, K e B-6, bem como potássio e ácido fólico. Também é repleto de gorduras saudáveis, proteínas e antioxidantes que são essenciais para a saúde diária.

Servida comumente no Brasil como sobremesa, irresistível vitamina ou creme de abacate, também pode ser servida em saladas, como fazem muitos europeus, ou até mesmo passada no pão ou torradas no café da manhã, como fazem os australianos. O abacate é um acréscimo incrivelmente nutritivo e delicioso para qualquer dieta.

No topo da lista de benefícios para a saúde do abacate está sua contribuição para a saúde do cabelo. O alto teor de biotina e vitamina B-6 do abacate ajuda a promover o crescimento do cabelo, melhorar a saúde do couro cabeludo e fortalecer as raízes. Os óleos naturais do abacate também ajudam a manter o couro cabeludo hidratado e nutrido, o que pode ajudar a reduzir a quebra e as pontas duplas. O óleo de abacate também pode ser aplicado diretamente no couro cabeludo ou nos fios como um tratamento de condicionamento profundo para ajudar a combater ressecamento e danos.

Além desses benefícios para o cabelo, o abacate também é benéfico para a saúde física geral. É cheio de gorduras monoinsaturadas saudáveis ​​que podem ajudar a diminuir os níveis de colesterol ruim enquanto aumentam os níveis de colesterol bom no corpo. A fibra do abacate também promove a digestão regular e ajuda a mantê-lo saciado por mais tempo. Isso o torna uma excelente escolha para quem está tentando perder peso ou manter um peso saudável.

O abacate também é rico em antioxidantes que podem ajudar a proteger as células dos danos dos radicais livres que podem causar envelhecimento prematuro. Os mesmos antioxidantes também são ótimos para a pele, proporcionando efeitos anti-inflamatórios que reduzem a vermelhidão e a irritação da pele.

Em suma, incluir o abacate em sua dieta é uma ótima maneira de melhorar sua saúde física geral, ao mesmo tempo em que melhora a qualidade e a estética do cabelo!

3 – Brócolis

Brócolis

Muito pouca gente sabe, mas, além de conter doses consideráveis da nossa grande amiga de longa data, a vitamina C, o brócolis também possui mais proteína que um bife. Uma vez que o fio de cabelo é formado por uma afamada proteína, a queratina, a ingestão regular de proteína é uma grande aliada no combate à queda em demasia dos fios

Incluir o brócolis na dieta traz uma infinidade de benefícios para a saúde. Nutricionalmente, o brócolis é rico em proteínas, vitaminas e minerais. É uma excelente fonte de ferro, cálcio, vitamina K e vitamina C, que contribuem para um corpo saudável. Como um bônus adicional, essas vitaminas e minerais também promovem o crescimento saudável do cabelo, fornecendo nutrição ao couro cabeludo e aos folículos: a vitamina C, em especial, ajuda a promover a circulação no couro cabeludo e aumenta a produção de colágeno, deixando os fios mais saudáveis.

Além disso, o brócolis é um vegetal de baixa caloria e rico em fibras. Comer brócolis pode ajudar a mantê-lo satisfeito por mais tempo e pode ajudar a apoiar os esforços de perda de peso. Mais ainda, estudos mostraram que o consumo regular de brócolis pode ajudar a reduzir o risco de certos tipos de câncer, bem como doenças oculares como catarata e degeneração macular.

Esse importante vegetal esverdeado e anticancerígeno deve ser valorizado. Ele pode contribuir para o sempre importante colorido das saladas ou consumido em cápsulas, como preferir. No geral, adicionar brócolis à sua dieta é uma excelente maneira de garantir que seu corpo receba os nutrientes de que precisa, além de colher os benefícios estéticos que acompanham o crescimento saudável do cabelo.

4 – Ameixa

Ameixas.

Importante fonte de ferro, a ameixa protege a saúde capilar; sob nosso couro cabeludo existe uma grande rede de artérias, vasos e capilares e, como se sabe, é a hemoglobina a proteína repleta de ferro responsável pelo transporte do oxigênio no organismo, daí que a carência de ferro pode causar queda excessiva, enfraquecimento, rigidez, descoloração e ressecamento dos fios

Saiba que incluir ameixas na dieta pode fornecer uma série de benefícios. As ameixas são ricas em fibras, o que ajuda a regular a digestão e pode reduzir o risco de desenvolver certos tipos de câncer. Elas também contêm antioxidantes que protegem contra danos celulares e são uma ótima fonte de vitaminas e minerais como ferro, potássio e vitamina K. Por sua vez, as ameixas secas ajudam a diminuir os níveis de colesterol.

Mas a verdadeira surpresa é que as ameixas também podem beneficiar a saúde do seu cabelo! As ameixas são embaladas com vitaminas A e C, que promovem o crescimento saudável do cabelo. Eles também contêm poderosos antioxidantes que ajudam a proteger o cabelo de poluentes ambientais e danos causados ​​pelo sol. Além disso, as ameixas são ricas em potássio, o que ajuda a manter o couro cabeludo hidratado e evita o ressecamento. Com o consumo regular de ameixas, você pode esperar cabelos mais fortes e brilhantes que vão chamar a atenção!

Assim sendo, ingerir essa deliciosa fruta rica em fibras pode transformar sua vida, melhorando significativamente a digestão, incrementando a oxigenação do corpo e mantendo a cabeleira bonita e com saúde.

5 – Ervilhas

Ervilhas

As saudáveis e gostosas ervilhas verdes possuem vasta gama de minerais e vitaminas e podem nos ajudar bastante nos quesitos: manter cabelos fortes e combater à indesejada queda acentuada de fios

Incluir ervilhas na dieta regular pode ocasionar grandes benefícios para a saúde geral do corpo. Por um lado, as ervilhas são repletas de vitaminas e minerais que podem ajudar a impulsionar o sistema imunológico. As ervilhas também contêm poderosos antioxidantes que podem ajudar a reduzir a inflamação e proteger contra doenças. Além disso, também são uma excelente fonte de proteína, o que ajuda a construir e reparar o tecido muscular.

E para quem busca melhorar a aparência física, as ervilhas são uma excelente fonte de biotina, que pode deixar o cabelo mais brilhante, volumoso e saudável. Portanto, adicionar uma porção de ervilhas às suas refeições diárias não é bom apenas para o corpo, mas também para o cabelo!

Além de favorecer cérebro, coração, sangue, ossos, pele e sistema imunológico, consumir ervilhas contribui para uma crina vistosa e saudável porque esse alimento contém vitaminas A, B, C, E e K, além de zinco e ferro, cujas carências, como foi visto, estão relacionadas a cabelos enfraquecidos.

Como fazem os franceses, valorize o petit pois e bon appetit!

6 – Camarão

Como nos mostra a hilariante e inesquecível cena do filme vencedor do Oscar de 1995, “Forrest Gump”, existem simplesmente milhares de receitas deliciosas para o preparo desse crustáceo, capazes de agradar até os paladares mais exigentes

Contar com nosso amigo camarão no almoço ou no jantar pode ser uma ótima maneira de alcançar uma variedade de benefícios à saúde. O camarão tem baixo teor de gordura e calorias, mas é rico em proteínas, essenciais para construir e reparar músculos, ossos, pele, cabelos e unhas. Também é uma boa fonte de vitaminas e minerais essenciais, como selênio, vitamina B12, fósforo, zinco e ferro. 

Além dos benefícios físicos de comer camarão, também existem benefícios estéticos. Os ácidos graxos ômega-3 encontrados no camarão podem ajudar a promover o crescimento saudável e o brilho do cabelo. Além disso, os altos níveis de zinco ajudam a fortalecer os folículos capilares e a reduzir o afinamento ou a quebra.

Ótima fonte protéica que é boa substituta para as não tão saudáveis carnes vermelhas, o camarão também auxilia no combate à calvície porque é rico em vitamina B12, ferro e zinco, dois minerais que são grandes parceiros dos nossos cabelos, como visto nos itens anteriores.

7 – Aveia

Aveia

Uma das mais antigas amigas da nossa saúde, a aveia é um alimento muito rico em fibras e ideal para ser consumido junto com frutas, em vitaminas ou mesmo como faziam nosso avós, sob a forma de mingau

Os benefícios para a saúde do consumo regular de farinha de aveia são inegáveis. Aveia é uma excelente fonte de vitaminas, minerais e fibras alimentares, tornando-se um complemento ideal para uma dieta equilibrada. Comer aveia regularmente pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol e reduzir o risco de doenças cardíacas. Além disso, a farinha de aveia também ajuda a manter níveis saudáveis ​​de açúcar no sangue e pode até melhorar a saúde digestiva.

Em termos de benefícios estéticos, adicionar aveia à sua dieta também pode ter efeitos positivos na saúde capilar. O consumo rotineiro de aveia com toda a certeza vai lhe garantir um suprimento de minerais que são nossos aliados na guerra contra a queda dos cabelos, casos do zinco e do ferro. Esse cereal contém ácidos graxos essenciais e proteínas que ajudam a fortalecer e hidratar os cabelos, reduzindo a quebra e promovendo brilho. Além disso, seu alto teor de fibras pode estimular o crescimento celular, promovendo o crescimento dos cabelos e melhorando sua textura geral.

Mais ainda,  por conter ácidos graxos ômega-6 ou ácidos graxos poliinsaturados, a aveia vai lhe dar uma pele saudável e manter o bom desenvolvimento de pêlos. Que tal começar o dia ou fazer um lanche pré-treino utilizando a aveia? Seus cabelos vão agradecer.

8 – Feijão

Feijão

Considerado um dos pratos favoritos do brasileiro, o feijão é uma fonte riquíssima de proteínas e, por isso, contribui para um cabelo saudável e também para o bom funcionamento de pele, ossos e músculos, principalmente

Comer feijão pode trazer inúmeros benefícios à saúde, principalmente quando incluído em uma alimentação balanceada. O feijão é uma ótima fonte de proteína e fibra, o que pode ajudar no controle de peso e nos fazer sentir saciados por mais tempo. O feijão também fornece nutrientes essenciais como ferro, ácido fólico, magnésio e potássio. Eles também são baixos em gordura e livres de colesterol. O consumo regular de feijão tem sido associado à redução do risco de doenças cardíacas e certos tipos de câncer.

Incluir o feijão em uma dieta também pode trazer benefícios estéticos. A abundância de vitaminas do complexo B pode ajudar a melhorar o tom da pele, ao mesmo tempo em que protege contra os danos causados ​​pelo sol. Os altos níveis de zinco encontrados no feijão podem ajudar a manter o crescimento saudável do cabelo e fortalecer os fios desde a raiz. Além disso, o ferro do feijão ajuda a garantir que o couro cabeludo receba oxigênio suficiente, promovendo o crescimento do cabelo e evitando a queda.

Leguminosas como o feijão aumentam a saúde capilar devido a belas quantidades dos já conhecidos amigos da cabeleira, ferro e zinco. No geral, incorporar feijão em nossa dieta é uma maneira simples de melhorar nossa saúde e beleza de dentro para fora!

9 – Sardinhas

Sardinhas

Provavelmente a única coisa diminuta nessa espécie de peixe é seu tamanho, já que contém uma quantidade realmente enorme de vitamina B12, além de ser riquíssimo em vitamina D, cálcio, fósforo, proteína, ômega 3 e, claro, a dupla indefectível: ferro e zinco

Comer sardinha regularmente pode trazer alguns benefícios interessantes para a saúde! Para começar, eles são embalados com ácidos graxos ômega-3, essenciais para a saúde do cérebro e do coração. Além disso, o alto teor de cálcio na sardinha é benéfico para manter os ossos fortes e saudáveis, enquanto os altos níveis de vitamina B12 ajudam na produção de glóbulos vermelhos. Mais ainda, as sardinhas são uma grande fonte de proteínas e outras vitaminas e minerais que podem ajudar as pessoas a manter uma dieta equilibrada.

Os ácidos graxos ômega-3 da sardinha reduzem a inflamação, o que é ótimo para quem tem dores nas articulações ou doenças cardíacas. Eles também são embalados com proteínas, vitamina B12 e selênio – todos nutrientes importantes para manter ossos e músculos saudáveis. Além disso, eles contêm zinco, que ajuda a estimular o sistema imunológico e pode até ajudar a prevenir a acne.

As sardinhas também são ótimas para a saúde do cabelo. Os ácidos graxos ômega-3 ajudam a manter o cabelo forte, brilhante e hidratado. Se você está procurando madeixas mais longas ou apenas deseja manter seu estilo atual com a melhor aparência, adicionar sardinha à sua dieta pode ser a resposta.

Incluir sardinhas como parte de uma dieta equilibrada pode proporcionar benefícios de saúde a longo prazo. Você não apenas terá uma aparência melhor, mas também se sentirá melhor!

10 – Ovos

Ovos

Provavelmente ninguém nunca lhe disse, mas ingerir ovo nos faz desenvolver pelos no peito e nos ajudam a mante-los no topo da cabeça também

Os ovos são um alimento poderoso e muito saboroso que pode proporcionar inúmeros benefícios à saúde quando incluídos em uma alimentação balanceada. Incluir ovos no café da manhã, no almoço ou no jantar fornece nutrientes essenciais, como vitamina A, vitamina B-12, selênio e colina.

Comer ovos pode proporcionar benefícios à saúde que vão desde o fortalecimento de coração, ossos e músculos, aumento dos níveis de energia, melhor foco mental e até melhoria da saúde do cabelo. As proteínas e gorduras encontradas nos ovos ajudam a manter o cabelo forte e saudável. As vitaminas B encontradas nas gemas promovem o crescimento celular, o que é essencial para o crescimento do cabelo.

Portanto, ovo é um excelente alimento e possui grande quantidade dos nossos parceiros na batalha de manter nossos cabelos vendendo saúde: vitamina B12, ácidos graxos ômega-6, ferro e zinco, substâncias cuja carência em nosso organismo é sinônimo de cabelos pouco saudáveis. O ovo é também uma rica fonte de biotina (vitamina B7), que é muitas vezes prescrita juntamente com outros medicamentos para combater a queda de cabelo.

Pois é, incluir ovos em sua dieta pode ajudá-lo a ter até uma aparência melhor!

11 – Nozes

Nozes

Entre todos os alimentos conhecidos, as apetitosas nozes são as que mais possuem ácidos graxos ômega-6, dispondo também de generosas quantidades de proteína e vitaminas B1, B6 e B9. Contêm selênio e biotina, nutrientes que fazem os cabelos crescerem com saúde e força

As nozes são um alimento incrivelmente nutritivo e seu consumo traz inúmeros benefícios à saúde. Ricas em ácidos graxos ômega-3 e antioxidantes, as nozes demonstraram diminuir o risco de doenças cardíacas, reduzir a inflamação e melhorar os níveis de colesterol. Além disso, as nozes são ricas em fibras, vitaminas, minerais e uma variedade de compostos vegetais benéficos que ajudam a proteger o corpo dos danos dos radicais livres.

As nozes também podem impactar muito positivamente a beleza, principalmente quando se trata da saúde do cabelo. As nozes contêm biotina e vitamina E, que podem ajudar a fortalecer o cabelo e, ao mesmo tempo, promover seu crescimento. Além disso, as nozes são uma grande fonte de cobre, que ajuda a produzir melanina – um pigmento natural que dá cor ao cabelo. Desta forma, consumir nozes pode ajudar a manter o cabelo mais cheio e saudável por mais tempo.

Em resumo, as nozes fornecem muitos benefícios à saúde, desde o suporte cardiovascular até a melhoria da saúde do cabelo devido ao seu alto teor de nutrientes. Para aqueles que procuram melhorar sua saúde e bem-estar geral, adicionar nozes à sua dieta é uma ótima escolha. Sendo assim, quem decidir optar por incluir nozes na dieta não apenas nas festas de fim de ano, mas também no outono, no inverno e na primavera, suprirá grande parte das necessidades de ferro e zinco.

12 – Sementes de abóbora

Sementes de Abóbora

As sementes de abóbora contêm praticamente todos os nutrientes que seu cabelo necessita: proteína, ácidos graxos ômega-6, zinco e ferro. Uma deliciosa e super saudável pedida é misturar sementes de abóbora, nozes, amêndoas, sementes de girassol e passas num recipiente e saborear o tira gosto vendo futebol, um bom filme ou sua série favorita

As sementes de abóbora são as bambambãs em matéria de nutrientes, oferecendo uma série de benefícios para a saúde do organismo. Essas sementes riquíssimas são repletas de antioxidantes, ferro, zinco e magnésio, todos essenciais para que nossos corpos mantenham a saúde perfeita. Também contêm propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir os sintomas associados à artrite e outras doenças crônicas. Além disso, as sementes de abóbora têm sido associadas à melhoria da saúde do coração, pois contêm altos níveis de ácidos graxos insaturados que podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol.

Além de seus muitos benefícios para a saúde, consumir sementes de abóbora também pode oferecer benefícios para sua aparência. Ricas em vitamina E, essas pequenas joias podem ajudar a promover o crescimento forte e saudável do cabelo, aumentando a circulação do couro cabeludo e fornecendo nutrientes essenciais para os folículos capilares. Devido a seu alto teor de zinco, auxilia na prevenção de caspa e irritação do couro cabeludo.

Além de tudo isso, essa delícia prática e que realmente alimenta pode ser facilmente transportada por qualquer trilha radical, para um revigorante passeio na praia ou mesmo levada para a aula ou para o trabalho.

Dr. Rey dá as últimas (mas não menos importantes dicas):

O que devo comer para diminuir a queda de cabelo?

Um bom começo é incluir alimentos ricos em ferro na sua dieta, como frutos do mar, ovos, feijão, folhas verdes escuras e lentilhas. Além disso, tenha em mente que as proteína são as responsáveis pela construção de cabelo. Por sua vez, as gorduras saudáveis, como abacate, azeitona e óleo de coco, lubrificam folículos capilares. Já as sementes de girassol, amêndoas ou óleo de canola são ricas em vitamina E e ótimas para combate à queda excessiva de cabelo.

Qual a melhor fruta para combater queda de cabelo?

Os abacates são uma grande fonte de vitaminas como a biotina, Vitamina B1, e Vitamina E, que ajudam a promover o crescimento saudável do cabelo. As romãs contêm ácido púnico, que protege o couro cabeludo, combatendo a inflamação e os danos dos radicais livres. Já as laranjas, são ricas em vitamina C, e fortalecem a produção de colágeno. Ainda as nossas amigas deliosas e saudáveis maçãs contêm polifenóis que estimulam o crescimento e melhoraram a espessura dos fios.

Faz mal lavar os cabelos todos os dias?

Muito embora o cabelo da maioria das pessoas não necessite de nenhuma tratmento específico, lavar diariamente os cabelos é um bom hábito de higiene e normalmente não faz mal. No entanto, se essa lavagem for feita de modo exagerado, pode retirar óleos naturais do couro cabeludo e dos fios, o que irá prejudicar a cabeleira. A lavagem excessiva não raras vezes causa irritação do couro cabeludo, ressecamento dos fios e até caspa.

Agora você já sabe como combater a queda de cabelo e ainda ter uma uma vida com muito mais saúde!

A conclusão deste artigo é clara: diga adeus aos cabelos opacos e sem vida e olá às madeixas exuberantes que serão invejadas! Comer os alimentos certos pode ser um poderoso aliado em sua busca por cabelos bonitos. Portanto, não tenha mais medo de pentear a cabeleira! Quem sabe, você pode até se ver com um cabelo tão impressionante que poderia aparecer na capa de uma revista!

O seu cabelo será mais bonito e saudável se você tomar alguns cuidados simples desde cedo e se alimentar bem!


 
O que fazer na Barra da Tijuca em 2023
 

You May Also Like