Search Day Night
3837 Followers
&Ndash;

12 alimentos que combatem a queda de cabelo (e lhe dão mais saúde)

A queda de cabelo pode ter soluções simples ou complexas

Diz a animada letra marchinha de carnaval: “É dos carecas que elas gostam mais”. Pode ser verdade, pois, para alguns, a ausência total ou parcial das madeixas torna a vida até melhor, mais feliz e mais prática, uma vez que elimina a necessidade de pentes, escovas, xampus e cremes.

Contudo, analisando a questão apenas do ponto de vista estético, é notório que o cuidado com a aparência e um pouco mais de atenção com o visual pode ajudar a melhorar a carreira profissional, o amor próprio e até os relacionamentos, afinal é inegável que os cabelos têm sido usados como eficiente arma de sedução tanto por homens como por mulheres.

Muito embora avaliar alguém meramente pela aparência física seja um preconceito gigantesco, é psicologicamente saudável querer ficar mais atraente. Além disso, a cabeleira pode espelhar até mesmo a personalidade ou o estado de espírito de alguém; quem não conhece um caso de mudança, moderada ou radical, que foi acompanhada de um novo corte?

A calvície ou queda de cabelo pode afetar a autoestima de muitas pessoas e pode ser causada por vários fatores

Queda De Cabelo, Calvice
Calvice ou queda de cabelo

A calvície ou queda de cabelo também pode afetar a autoestima de muitas pessoas e pode ser causada por vários fatores: genéticos, hormonais, psicológicos, traumáticos, alérgicos ou alimentares, entre outros. Para descobrir o que está causando a calvície vale, inclusive, uma ajuda da Medicina, pois pode ser possível resolver rápida e satisfatoriamente essa questão.

Por falar nisso, você sabia que a queda excessiva de cabelo pode estar associada a níveis baixos de uma proteína chamada ferritina?

A automedicação é muito perigosa e pode até ser fatal, dependendo da situação, e, justamente por serem inúmeras as causas possíveis para a queda excessiva de fios cabelo, é que é mais do que recomendado antes de tudo consultar um médico (ou até mais de um, nunca é demais um segundo diagnóstico!) antes de tomar qualquer tipo de medicamento.

Aliás, você sabia que o excesso gordura é um dos principais causadores de internação hospitalar no mundo e pode ser a causa de queda de cabelos em mulheres?

De fato, quando se trata de problemas de saúde (ou estéticos), é bom ter mais de uma opinião antes de decidir como caminhar na busca de uma solução satisfatória. Não obstante, os profissionais de Medicina convergem em raro grau de unanimidade para destacar que cada corpo humano é algo único, e nem sempre o que é bom para seu vizinho será obrigatoriamente bom para você. Portanto, consultar um dermatologista pode ser um bom primeiro passo.

Por falar nisso, você já se consultou com um médico sobre tratamentos para queda de cabelo?

Alguns cuidados básicos podem resolver ou atenuar a queda de cabelo

Muitas vezes a queda de cabelo pode ser resolvida ou atenuada com mudanças simples de rotina, sem requerer maiores esforços. Sendo assim, alguns cuidados básicos, como: procurar levar uma vida mais saudável, evitar estresse, dormir bem e, especialmente, alimentar-se de forma adequada, podem resolver ou atenuar a queda de cabelo.

Com milhares de seguidores no YouTube, o mundialmente renomado Dr Rey (Harvard, University, Arizona University, Boston Tufts University School of Medicine etc) e o nacionalmente conhecido Dr. Samuel Dalle Laste (Universidade Luterana do Brasil etc) são entusiastas de alguns produtos tópicos (para uso externo) como: vinagre, óleo de côco, mel, e vitamina C, entre outros.

A Ciência nos dá uma ajuda inestimável ao identificar também determinados nutrientes presentes nos alimentos que estão diretamente ligados à saúde dos cabelos. Listamos alguns deles que você pode integrar à dieta e que podem contribuir decisivamente para conseguir aquela juba bonita e saudável. 

Alimentos antiqueda de cabelo

1 – Salmão

Além de muito saboroso, o salmão também é extremamente rico em ácidos graxos ômega 3, que são capazes de manter os cabelos com brilho saudável e combater o ressecamento do couro cabeludo, além de reverter a queda excessiva de fios. 

No entanto, apesar de ser necessário para o bom funcionamento de todo o nosso organismo e não apenas para a parte de cima dele, o ômega 3 não é produzido pelos seres humanos, sendo, portanto, necessária a ingestão de alimentos com a referida substância, e esse peixe é considerado por todos os especialistas a principal fonte natural.

Abacate

2 – Abacate

A deliciosa fruta esverdeada é riquíssima em vitamina E e fortalece o coração. Servida comumente no Brasil como sobremesa (irresistível vitamina ou creme de abacate), também pode ser servida em saladas, como fazem muitos europeus, ou até mesmo passada no pão ou torradas no café da manhã, como fazem os australianos.

Repleto das saudáveis e antioxidantes gorduras monoinsaturadas que favorecem a integridade das células, aumentam o colesterol bom e combatem o ruim, o abacate evita o ressecamento do cabelo e combate a danificação celular do folículo piloso do couro cabeludo, uma das causas da calvície.

Brócolis

3 – Brócolis

Muito pouca gente sabe, mas, além de conter doses consideráveis da nossa grande amiga de longa data, a vitamina C, o brócolis também possui mais proteína que um bife. Uma vez que o fio de cabelo é formado por uma afamada proteína, a queratina, a ingestão regular de proteína é uma grande aliada no combate à queda em demasia dos fios.

Esse importante vegetal esverdeado e anticancerígeno deve ser valorizado; pode contribuir para o sempre importante colorido das saladas ou consumido em cápsulas, como preferir. 

Ameixas.

4 – Ameixa

Importante fonte de ferro, a ameixa protege a saúde capilar; sob nosso couro cabeludo existe uma grande rede de artérias, vasos e capilares e, como se sabe, é a hemoglobina a proteína repleta de ferro responsável pelo transporte do oxigênio no organismo, daí que a carência de ferro ocasiona queda excessiva, enfraquecimento, rigidez, descoloração e ressecamento dos fios.

Assim sendo, ingerir essa deliciosa fruta rica em fibras pode transformar sua vida, melhorando significativamente a digestão, incrementando a oxigenação do corpo e mantendo a cabeleira bonita e com saúde.

Ervilhas

5 – Ervilhas

As saudáveis e gostosas ervilhas verdes possuem vasta gama de minerais e vitaminas e podem nos ajudar bastante nos quesitos: manter cabelos fortes e combater à indesejada queda acentuada de fios.

Além de favorecer cérebro, coração, sangue, ossos, pele e sistema imunológico, consumir ervilhas contribui para uma crina vistosa e saudável porque esse alimento contém vitaminas A, B, C, E e K, além de zinco e ferro, cujas carências, como foi visto, estão relacionadas a cabelos enfraquecidos. Como fazem os franceses, valorize o petit pois e bon appetit!

6 – Camarão

Como nos mostra a hilariante e inesquecível cena do filme vencedor do Oscar de 1995, “Forrest Gump”, existem simplesmente milhares de receitas deliciosas para o preparo desse crustáceo, capazes de agradar até os paladares mais exigentes.

Ótima fonte protéica que é boa substituta para as não tão saudáveis carnes vermelhas, o camarão também auxilia no combate à calvície porque é rico em vitamina B12, ferro e zinco, dois minerais que são grandes parceiros dos nossos cabelos, como visto nos itens anteriores.

Aveia

7 – Aveia

Uma das mais antigas amigas da nossa saúde, a aveia é um alimento muito rico em fibras e ideal para ser consumido junto com frutas, em vitaminas ou mesmo como faziam nosso avós, sob a forma de mingau.

O consumo rotineiro de aveia com toda a certeza vai lhe garantir um suprimento dos supracitados minerais que são nossos aliados na guerra contra a queda dos cabelos, zinco e ferro.

Mais ainda,  por conter ácidos graxos ômega-6 ou ácidos graxos poliinsaturados, a aveia vai lhe dar uma pele saudável e manter o bom desenvolvimento de pêlos. Que tal começar o dia ou fazer um lanche pré-treino utilizando a aveia? Seus cabelos vão agradecer.

Feijão

8 – Feijão

Considerado um dos pratos favoritos do brasileiro, o feijão é uma fonte riquíssima de proteínas e, por isso, contribui para um cabelo saudável e também para o bom funcionamento de pele, ossos e músculos, principalmente.

Não obstante, esse alimento rico em fibras e carboidratos deve ser consumido com moderação por aqueles com tendência a ganho de peso.

Leguminosas como o feijão aumentam a saúde capilar devido a belas quantidades dos já conhecidos amigos da cabeleira, ferro e zinco.

Sardinhas

9 – Sardinhas

Provavelmente a única coisa diminuta nessa espécie de peixe é seu tamanho, já que contém uma quantidade realmente enorme de vitamina B12, além de ser riquíssimo em vitamina D, cálcio, fósforo, proteína, ômega 3 e, claro, a dupla indefectível: ferro e zinco.

Ovos

10 – Ovos

Provavelmente ninguém nunca lhe disse, mas ingerir ovo nos faz desenvolver pelos no peito e nos ajudam a mante-los no topo da cabeça também.

Ovo é um excelente alimento e possui grande quantidade dos nossos parceiros na batalha de manter nossos cabelos vendendo saúde: vitamina B12, ácidos graxos ômega-6, ferro e zinco, substâncias cuja carência em nosso organismo é sinônimo de cabelos pouco saudáveis.

O ovo é também uma rica fonte de biotina (vitamina B7), que é muitas vezes prescrita juntamente com outros medicamentos para combater a queda de cabelo.

Nozes

11 – Nozes

Entre todos os alimentos conhecidos, as apetitosas nozes são as que mais possuem ácidos graxos ômega-6, dispondo também de generosas quantidades de proteína e vitaminas B1, B6 e B9. Contêm selênio e biotina, nutrientes que fazem os cabelos crescerem com saúde e força.

Quem opta por incluir nozes na dieta não apenas nas festas de fim de ano, mas também no outono, no inverno e na primavera, suprirá grande parte das necessidades de ferro e zinco.

Sementes De Abóbora

12 – Sementes de Abóbora

As sementes de abóbora também contêm praticamente todos os nutrientes que seu cabelo necessita: proteína, ácidos graxos ômega-6, zinco e ferro. Uma deliciosa e super saudável pedida é misturar sementes de abóbora, nozes, amêndoas, sementes de girassol e passas num recipiente e saborear o tira gosto vendo futebol, um bom filme ou seu programa de TV favorito.

Essa delícia prática e que realmente alimenta pode ser facilmente transportada por qualquer trilha radical, para um revigorante passeio na praia ou mesmo levada para a aula ou para o trabalho.

Dr Rey dá as últimas (mas não menos importantes dicas):

Agora você já sabe como combater a queda de cabelo e ainda ter uma uma vida com muito mais saúde!

Que tal compartilhar essas dicas com algum amigo ou parente? Caso você tenha alguma outra receita que tenha funcionado, comete aqui.

Atualizado em 03/12/2021 por webmaster

Total
1
Share
Copy link