“É dos carecas que elas gostam mais”, diz a divertida letra da marchinha de carnaval, e, para alguns, a ausência total ou parcial das madeixas torna a vida até melhor, mais feliz e mais prática, uma vez que elimina a necessidade de pentes, escovas, xampus e cremes.
No entanto, a calvície ou queda de cabelo afeta a autoestima de muitas pessoas e pode ser causada por fatores: genéticos, hormonais, psicológicos, traumáticos, alérgicos ou alimentares, principalmente.
De fato, os cabelos têm sido usados como eficiente arma de sedução tanto por homens como mulheres. Além disso, a cabeleira pode espelhar até mesmo a personalidade ou o estado de espírito de alguém; quem não conhece um caso de mudança, moderada ou radical, que foi acompanhada de um novo corte?
Alguns cuidados básicos podem resolver ou atenuar a queda de cabelo
Sendo assim, alguns cuidados básicos, como procurar levar uma vida mais saudável e com menos estresse, dormir bem e alimentar-se de forma adequada, podem resolver ou atenuar a queda de cabelo.
Para tanto, a ciência nos dá uma ajuda inestimável ao identificar determinados nutrientes presentes nos alimentos que estão diretamente ligados à saúde dos cabelos. Listamos alguns deles que você poder integrar à dieta e que podem contribuir decisivamente para conseguir aquela juba bonita e saudável.
Alimentos antiqueda de cabelo
A ciência nos dá uma ajuda inestimável ao identificar determinados nutrientes presentes nos alimentos que estão diretamente ligados à saúde dos cabelos. Listamos alguns deles que você poder integrar à dieta e que podem contribuir decisivamente para conseguir aquela juba bonita e saudável!
1 – Salmão
Além de muito saboroso, o salmão também é extremamente rico em ácidos graxos ômega 3, que são capazes de manter os cabelos com brilho saudável e combater o ressecamento do couro cabeludo, além de reverter a queda excessiva de fios.
No entanto, apesar de ser necessário para o bom funcionamento de todo o nosso organismo e não apenas para a parte de cima dele, o ômega 3 não é produzido pelos seres humanos, sendo, portanto, necessária a ingestão de alimentos com a referida substância, e esse peixe é considerado por todos os especialistas a principal fonte natural.
2 – Abacate
A deliciosa fruta esverdeada é riquíssima em vitamina E e fortalece o coração, sendo servida comumente no Brasil como sobremesa, em especial, sob a forma de irresistível vitamina ou creme de abacate. No entanto, também pode ser servida em saladas, como fazem muitos europeus, ou até mesmo passada no pão ou torradas no café da manhã, como fazem os australianos.
Repleto das saudáveis e antioxidantes gorduras monoinsaturadas que favorecem a integridade das células, aumentam o colesterol bom e combatem o ruim, o abacate evita o ressecamento do cabelo e combate a danificação celular do folículo piloso do couro cabeludo, uma das causas da calvície.
3 – Brócolis
Muito pouca gente sabe, mas, além de conter doses consideráveis da nossa grande amiga de longa data, a vitamina C, o brócolis também possui mais proteína que um bife. Uma vez que o fio de cabelo é formado por uma afamada proteína, a queratina, a ingestão regular de proteína é uma grande aliada no combate à queda em demasia dos fios.
Esse importante vegetal esverdeado e anticancerígeno deve ser valorizado; pode contribuir para o sempre importante colorido das saladas ou consumido em cápsulas, como preferir.
4 – Ameixa
Importante fonte de ferro, a ameixa pode ser uma grande defensora da saúde capilar; sob nosso couro cabeludo existe uma grande rede de artérias, vasos e capilares e, como se sabe, é a hemoglobina a proteína repleta de ferro responsável pelo transporte do oxigênio no organismo, daí que a carência de ferro ocasiona queda excessiva, enfraquecimento, rigidez, descoloração e ressecamento dos fios.
Assim sendo, ingerir essa deliciosa fruta rica em fibras pode transformar sua vida, melhorando significativamente a digestão, incrementando a oxigenação do corpo e mantendo a cabeleira bonita e com saúde.
5 – Ervilhas
As saudáveis e gostosas ervilhas verdes possuem vasta gama de minerais e vitaminas e podem nos ajudar bastante nos quesitos: manter cabelos fortes e combater à indesejada queda acentuada de fios.
De fato, além de favorecer a saúde de cérebro, coração, sangue, ossos, pele e sistema imunológico, principalmente, consumir ervilhas rotineiramente vai contribuir e muito para uma crina vistosa e saudável porque esse alimento contém as vitaminas A, B, C, E e K, além dos minerais zinco e ferro, cujas carências, como foi visto no item anterior, estão relacionadas a cabelos enfraquecidos. Como fazem os franceses, valorize o petit pois e bon appetit!
6 – Camarão
Como nos mostra a hilariante e inesquecível cena do filme vencedor do Oscar de 1995, “Forrest Gump”, existem simplesmente milhares de receitas deliciosas para o preparo desse crustáceo, capazes de agradar até os paladares mais exigentes.
Ótima fonte protéica que pode ser excelente substituta para as não tão saudáveis carnes vermelhas, o camarão também auxilia no combate à calvície porque é rico em vitamina B12, ferro e zinco, dois minerais que são grandes parceiros dos nossos cabelos, como visto nos itens anteriores.
7 – Aveia
Uma das mais antigas amigas da nossa saúde, a aveia é um alimento muito rico em fibras e ideal para ser consumido junto com frutas, em vitaminas ou mesmo como faziam nosso avós, sob a forma de mingau.
O consumo rotineiro de aveia com toda a certeza vai lhe garantir um suprimento dos supracitados minerais que são nossos aliados na guerra contra a queda dos cabelos, zinco e ferro.
Mais ainda, por conter ácidos graxos ômega-6 ou ácidos graxos poliinsaturados, a aveia vai lhe dar uma pele saudável e manter o bom desenvolvimento de pêlos. Que tal começar o dia ou fazer um lanche pré-treino utilizando a aveia? Seus cabelos vão agradecer.
8 – Feijão
Considerado um dos pratos favoritos do brasileiro, o feijão é uma fonte riquíssima de proteínas e, por isso, contribui para um cabelo saudável e também para o bom funcionamento de pele, ossos e músculos, principalmente.
Não obstante, esse alimento rico em fibras e carboidratos deve ser consumido com moderação por aqueles com tendência a ganho de peso.
Leguminosas como o feijão aumentam a saúde capilar devido a belas quantidades dos já conhecidos amigos da cabeleira, ferro e zinco.
9 – Sardinhas
Provavelmente a única coisa diminuta nessa espécie de peixe é seu tamanho, já que contém uma quantidade realmente enorme de vitamina B12, além de ser riquíssimo em vitamina D, cálcio, fósforo, proteína, ômega 3 e, claro, a dupla indefectível: ferro e zinco.
10 – Ovos
Provavelmente ninguém nunca lhe disse, mas ingerir ovo nos faz desenvolver pelos no peito e nos ajudam a mante-los no topo da cabeça também.
Ovo é um excelente alimento e possui grande quantidade dos nossos parceiros na batalha de manter nossos cabelos vendendo saúde: vitamina B12, ácidos graxos ômega-6, ferro e zinco, substâncias cuja carência em nosso organismo é sinônimo de cabelos pouco saudáveis.
O ovo é também uma rica fonte de biotina (vitamina B7), que é muitas vezes prescrita juntamente com outros medicamentos para combater a queda de cabelo.
11 – Nozes
Entre todos os alimentos conhecidos, as apetitosas nozes são as que mais possuem ácidos graxos ômega-6, dispondo também de generosas quantidades de proteína e vitaminas B1, B6 e B9. Além disso, contêm selênio e biotina, nutrientes que fazem os cabelos crescerem com saúde e força.
Quem opta por incluir nozes na dieta, não apenas nas festas de fim de ano, mas também no outono, no inverno e na primavera, suprirá grande parte das necessidades de ferro e zinco.
12 – Sementes de Abóbora
As sementes de abóbora também contêm praticamente todos os nutrientes que seu cabelo necessita: proteína, ácidos graxos ômega-6, zinco e ferro. Uma deliciosa e super saudável pedida é misturar sementes de abóbora, nozes, amêndoas, sementes de girassol e passas num recipiente e saborear o tira gosto vendo futebol, um bom filme ou seu programa de TV favorito.
Essa delícia prática e que realmente alimenta pode ser facilmente transportada por qualquer trilha radical, para um revigorante passeio na praia ou mesmo levada para a aula ou para o trabalho.
Agora você já sabe como combater a queda de cabelo e ainda ter uma uma vida com muito mais saúde!
Que tal compartilhar essas dicas com algum amigo ou parente? Caso você tenha alguma outra receita que tenha funcionado, comete aqui.