Aulas serão nos dias e horários que já aconteceriam presencialmente, só que transmitidas por meio de plataforma virtual. A decisão visa garantir que os alunos não percam o semestre letivo
Por conta da transmissão do novo coronavírus (Covid-19), evitar sair de casa é hoje é uma atitude de proteção e cuidado. Mas a vida acadêmica não pode parar. Para garantir que o aluno não perca o semestre letivo, a Universidade Veiga de Almeida (UVA) está capacitando os professores para que as aulas, até então presenciais, sejam virtualizadas. A reitora da UVA, Beatriz Balena, explica que a virtualização da sala de aula não significa transformar os cursos em Ensino a Distância (EAD). “O EAD é outra metodologia, muito específica e é realizada em uma plataforma diferente. Neste caso, os alunos terão aulas com conteúdo já planejado, nos dias, horários e com professores próprios das disciplinas, só que, em vez de presencial, será no ambiente virtual”, completa.
A plataforma estará disponível no Portal do Aluno da universidade. As aulas serão transmitidas em tempo real e ficarão gravadas durante 15 dias dentro da própria plataforma. A UVA também estuda a remodelação das aulas práticas e dos estágios, que também deverão ser contemplados, na medida do possível, no ambiente virtual.
Outra medida adotada pela UVA foi a substituição da prova de vestibular presencial por um processo totalmente online. “Um semestre perdido para o ingresso na universidade pode significar um prejuízo enorme e atrasar a entrada no mercado de trabalho”, destaca a reitora. No novo processo de admissão, será avaliada a redação e os objetivos informados pelo candidato para ingresso no curso.
“Tivemos que paralisar as atividades em sala de aula e reposicionar todas as atividades que são oferecidas ao estudante, em atendimento a um problema sério de saúde pública que o mundo está vivendo. Mas temos certeza que nossos alunos não serão prejudicados”, destaca Beatriz.