A cada teste comprado, outro será doado. Objetivo é gerar informações para a população, autoridades e contribuir no combate à pandemia
O Movimento #2em2, maior campanha sem fins lucrativos de testes de anticorpos contra o vírus da Covid-19, acaba de chegar ao Rio de Janeiro. A iniciativa, que já testou mais de duas mil pessoas em São Paulo, é uma realização da Vitta, Cia. da Consulta, Alba Saúde, ONG Renovatio e Rappi, com o patrocínio nacional da XP Inc., QR Consulting e Orbitae e participação das empresas Shopping VillageMall e Shopping Leblon, que abrigam o sistema de drive-thru. A ação é aconselhada por um board de especialistas formado por oito médicos.
O movimento cria um marco de resposta estruturada da sociedade civil contra o coronavírus no Brasil. A cada teste comprado, outro será doado para hospitais públicos e filantrópicos da mesma região.
“O #2em2 traz no seu DNA a missão de contribuir com a oferta de testagem em massa da população. Para isso, a Cia. da Consulta desenvolveu o sistema ‘Coletando’, que une os dados de agendamento, gestão da operação, integração com laboratório, coleta dos dados no atendimento e envio de resultado de exames para a população. Essa estrutura somada à expertise da rede de clínicas colabora para que o movimento seja escalonável para todo o país e, assim, pode ajudar as autoridades a tomarem a melhor decisão sobre alocação de recursos de saúde, e relacionadas à economia”, diz Victor Fiss, fundador e CEO da Cia. da Consulta.
As coletas serão realizadas por profissionais da Alba Saúde e enviadas para processamento. Assim que realizar o exame, o paciente receberá um e-mail com número do protocolo e o link de acesso para obter o resultado.
“Oferecemos, há 12 anos, atendimento médico e exames complementares de qualidade com conforto e agilidade para a população do Rio de Janeiro. Fazer parte do Movimento #2em2 reforça nosso cuidado com a população carioca. Precisamos combater juntos essa pandemia e a testagem em massa se mostrou, em diversos países, uma das ações de melhor resultado no controle da Covid 19”, informa Paulo Granato, sócio-fundador da Alba Saúde.
“Expandir o movimento #2em2 para o Rio de Janeiro é sinal de que estamos fazendo um bom trabalho e que cada vez mais pessoas estão acreditando no nosso propósito que é dar acesso para que pessoas comprem seus testes de anticorpos de Covid-19, ao mesmo tempo em que ajudam outra parte da população. Esperamos alcançar cada vez mais cidades e estar presentes em todo o território brasileiro em breve”, declara Tiago Barros co-fundador da Vitta.
Os testes serão vendidos e agendados pelo aplicativo da Rappi, com valor unitário de R$ 251,00 e coletados pela equipe médica da Alba Saúde por meio de um sistema drive-thru nos shoppings VillageMall e Shopping Leblon. Os exames podem ser realizados no mesmo dia da compra, mediante disponibilidade de horário.
“A Rappi tem como missão ajudar a melhorar a vida das pessoas e, por isso, estamos empenhados em usar nosso potencial de alcance e tecnologia para ampliar a testagem, permitindo que as pessoas possam, por meio do nosso aplicativo, adquirir os testes de anticorpos – e doar na mesma proporção”, informar Sérgio Saraiva, presidente da Rappi Brasil.
Para Claudia Leon, superintendente do VillageMall, “esta iniciativa nos dá a possibilidade de testar aqueles que estão interessados e, em paralelo, promover uma ação social disponibilizando os testes. Desta forma, esperamos colaborar para mudar o cenário de contaminação na cidade”.
“Estamos vivendo um momento crítico. Nós, do Shopping Leblon, estamos sempre empenhados em causas sociais e, nesse caso, fazer a nossa parte, para ao menos tentar lutar contra esse cenário de crise atual, é essencial. Por isso, a parceira com a #2em2 é tão importante: a testagem em massa é indispensável não apenas para indicar tratamento correto, mas também para a coleta de dados acerca do Covid-19”, Rodrigo Lovatti, superintendente do Shopping Leblon.
Com o intuito de testar o maior número de pessoas no Brasil, o Movimento #2em2 visa impactar todas as classes sociais. Para isso a ONG Renovatio será responsável pela distribuição dos testes resultantes do match feito na hora da compra. Essa distribuição será realizada para hospitais públicos e instituições filantrópicas.
‘’Nós atuamos há 6 anos levando saúde visual para comunidades em todo o território brasileiro e até mesmo fora do país. Vemos no nosso dia a dia a importância da solidariedade. Principalmente nesse momento em que o mundo todo está enfrentando a Covid-19, a cooperação entre pessoas e empresas é fundamental para que tenhamos êxito nessa batalha. O Movimento #2em2 está comprometido em levar auxílio à população e informações para os órgãos de saúde lidarem com a pandemia. Iniciar a campanha no Rio de Janeiro nos dá ainda mais certeza de que estamos no caminho certo e do quanto a ampliação da testagem é necessária. Nós da Renovatio vamos garantir que os testes cheguem aos hospitais que mais precisam”, destaca Ralf Toenjes, presidente da ONG Renovatio.
Empresas apoiadoras e patrocinadoras estão doando recursos próprios que abrangem alocação de times, dinheiro e disponibilização de espaços. Todo o processo de doação dos testes passará por uma verificação técnica de Big Four, com regulamento feito pelo escritório Mattos Filho, a fim de garantir transparência e legitimidade para o dinheiro arrecadado.