Search Day Night
3837 Followers
3 Baristas

ABF, ABF Seccional Rio e CAIXA fecham parceria para apoiar setor de franquias no Brasil

Total
0
Shares
Tráfego Promo

Convênio que auxiliará franquias no Brasil prevê soluções em crédito e serviços bancários, além de uma esteira diferenciada de atendimento

As políticas de isolamento social e o fechamento dos shoppings tiveram grande impacto no setor de franquias no Brasil. Segundo o último levantamento da ABF (Associação Brasileira de Franchising), metade das franquias apresentou uma queda de faturamento superior a 25% na segunda quinzena de março.

Para minimizar esses reflexos e auxiliar os empreendedores a atravessar esta situação, a Caixa, a ABF e ABF Seccional Rio assinaram um convênio visando facilitar o acesso ao crédito para essas empresas. Segundo um estudo da ABF, as redes de franquia associadas à entidade têm uma demanda de crédito de cerca de R$3,7 bilhões. Em relação aos franqueados, a ABF estima que a demanda média de crédito seja de cerca de R$ 93 mil por unidade franqueada. 

As Franquias No Brasil Apresentam Números Impressionantes E Espelham A Vontade Do Brasileiro Em Empreender
Portrait Of Female Coffee Shop Owner Standing By Counter

Os impressionantes números das franquias no Brasil

Com um faturamento de R$ 186,7 bilhões em 2019, o franchising brasileiro possui mais de 161 mil unidades em operação com 1,361 milhão de empregos diretos, estando presente em mais de 40% dos municípios do país. O grande motor do setor na ponta são os franqueados, na sua grande maioria, pequenos empreendedores que se unem a uma marca reconhecida, com produtos e serviços testados para levar uma oferta diferenciada a suas localidades. O franqueado tem acesso a orientação e treinamento da franqueadora e ao compartilhamento de recursos como sistemas, processos, tecnologias, práticas gerenciais, ações de comunicação, o que reduz consideravelmente a taxa de mortalidade quando se comparado a negócios isolados. 

O impacto da iniciativa para o setor de franquias no Brasil

Para o diretor da estratégia de Varejo da Caixa, Jeyson Cordeiro, “a parceria posiciona a Caixa em um dos setores mais estratégicos do mercado, permitindo às franquias no Brasil e seus franqueados acesso ao crédito com taxas justas neste momento de grande necessidade”. 

A parceria prevê soluções em crédito e serviços bancários, além de uma esteira diferenciada de atendimento e benefícios específicos para franqueados de redes associadas à ABF e ABF Seccional Rio e franqueadores associados atendidos pela área de Varejo da Caixa, de acordo com o porte da empresa.

Como benefícios, destacam-se duas linhas de crédito especiais: uma pós-fixada, destinada a empresas com faturamento anual fiscal superior a R$360 mil, com juros a partir de 0,83% ao mês mais TR, prazo de até 60 meses e carência automática de 3 meses e outra pré-fixada, voltada a MPEs com juros a partir de 1,40% ao mês, prazo de 48 meses e carência automática de 3 meses. O pacote de benefícios inclui também Cartão Empresarial com isenção da 1ª anuidade, Cheque Empresa (com taxa de 8,9% ao mês), capital de giro com 28% de desconto em relação à taxa de balcão e desconto de 50% durante 6 meses na adesão a Cesta de Serviços novas ou upgrade de cesta existente.

Essas condições são válidas para empresas com 12 meses de faturamento, enquadramento em alguns critérios da instituição e a concessão é sujeita a análise de crédito. 

O presidente da ABF, André Friedheim, disse que “a parceria com a Caixa chega em um momento fundamental para o franchising nacional: a luta por se adaptar ao cenário atual e manter os negócios operando. De forma geral, as franquias no Brasil têm grande capacidade de adaptação, mas precisam de recursos para manter seu caixa e honrar seus compromissos. Essa parceria vai facilitar muito o acesso ao crédito e em condições atraentes. É importante ressaltar que as condições são válidas para franqueados de redes associadas e franqueadores atendidos pela área de Varejo da Caixa, de acordo com o porte e condições da instituição”. 

Para o vice-presidente da ABF, Antonio Moreira Leite, “investir na digitalização dos negócios, e-commerce e delivery, intensificar o suporte ao franqueado e manter a comunicação digital com os consumidores são estratégias vitais neste momento. Esses recursos vão auxiliar nossos associados a fazerem esta travessia a um cenário pós-pandemia de forma mais planejada, ajudando assim a manter negócios e empregos”. 

O presidente da ABF Seccional Rio, Beto Filho, ressaltou que “a Caixa já era reconhecida por suas iniciativas junto aos pequenos negócios. Com esta parceria, a instituição passa a ter um papel ainda mais relevante para as franquias no Brasil. É como se pequenos negócios em todo o país ligados ao sistema, incluindo no Rio de Janeiro, pudessem ganhar um fôlego extra para enfrentar o panorama atual e quem sabe até aproveitar algumas oportunidades de expansão ou transformação”. 

O convênio tem o potencial de atingir até 89 mil franqueados e centenas de franqueadores associados a ABF em todo Brasil. Por meio do convênio firmado, as empresas associadas à ABF poderão ser abordadas diretamente pelos gerentes da Caixa, ou caso ainda não faça parte da parceria, poderão manifestar interesse através do portal Caixa Com Sua Empresa, preenchendo o formulário e selecionando a ABF como entidade parceira. 

Para ter acesso às condições, franqueadores e franqueados podem procurar uma das agências da Caixa ou manifestar sua intenção de relacionamento no portal: https://www.caixa.gov.br/caixacomsuaempresa/Paginas/default.aspx

Alessandra Luglio Amor De Bicho

Alessandra Luglio é destaque em episódio inédito da série “Amor de Bicho”

Com direção e roteiro da carioca Mônica Prinzac, produção apresenta histórias únicas e surpreendentes de parceria entre pessoas e animais

You May Also Like

O Que Fazer Na Barra Da Tijuca Em 2021

Newsletter Barrazine

O melhor da Barra da Tijuca: Eventos, dicas, novidades, promoções especiais e vouchers exclusivos

Usamos cookies » Política de privacidade
Total
16
Share