Search Day Night
3837 Followers
Soup In Maroon Ceramic Pot

Saiba mais sobre preparo de caldos e sopas e confira dicas de reaproveitamento de alimentos

Total
0
Shares
Tráfego Promo

Curso que ensina das receitas mais simples até as mais sofisticadas de caldos e sopas está disponível no portal do Senac EAD no formato de WebTV 

Alguns dos pratos mais apreciados no período de inverno são caldos e sopas. Nutritiva e saborosa, a sopa é indicada por nutricionistas para manter o equilíbrio nutricional do organismo, em razão dos vegetais utilizados, alto teor de água, fibras alimentares, vitaminas e sais minerais. 

O Senac EAD oferece o curso livre de Preparo de Sopas, no qual o participante aprende receitas fáceis ou mais elaboradas, priorizando o preparo caseiro, aproveitamento de alimentos e, ainda, acompanhando preparos que são refeições completas e sofisticadas. 

O instrutor do Senac EAD, Ken Francis Kusayanagi, recomenda a utilização de ingredientes frescos, por concentrarem mais sabor e propriedades nutritivas. “Os legumes e proteínas naturais, além de mais saudáveis, possuem texturas próprias e que agradam diferentes paladares. Temos ainda os temperos como especiarias e ervas que concedem mais aroma aos pratos. Já os caldos e sopas industrializados, em razão dos conservantes, sódio e edulcorantes não trazem quase nenhum benefício à saúde”, revela. 

Existem Detalhes Que Fazem Muita Diferença No Preparo De Caldos E Sopas
Existem alguns segredos de como preparar caldos e sopas perfeitos

Regionalidades 

O profissional destaca que os moradores da região Sul do país são os maiores apreciadores de caldos e sopas, em parte pela cultura dos imigrantes europeus. Contudo, reforça receitas popularizadas em outras regiões brasileiras. 

“No estado do Paraná, uma das preferidas é a sopa eslava, herança dos imigrantes poloneses e ucranianos. No Rio Grande do Sul uma das mais populares é o Brodo, uma sopa de massa recheada, originária da Itália. Já no Mato Grosso do Sul existe o caldo de piranha e o sobá, uma sopa de massa japonesa”, detalha. 

Questionado sobre os ingredientes mais utilizados nos preparos das receitas de calos e sopas, Kusayanagi responde que existem muitas opções, incluindo o aproveitamento de alimentos. “Eu tenho um pensamento que tudo pode virar sopa. Se pensarmos em legumes, tubérculos e carboidratos teremos uma variedade muito boa. Temos ainda opções nutritivas e saborosas como a utilização de folhas de beterraba, talos de couve e brócolis, além da carcaça de proteínas animais como frango, por exemplo”. 

Preparando os melhores caldos e sopas

O instrutor do Senac EAD compartilhou algumas dicas de calos e sopas para quem deseja caprichar no preparo de sopas, confira: 

– Produza o seu caldo, com aqueles aromáticos e proteínas disponíveis, como por exemplo, um pouco de cebola, cenoura e carcaça de frango, bem básico, mas com excelente resultado. 

– Escolha ingredientes bem coloridos, caso queira uma sopa com legumes em pedaços, se for sopa cremosa ou purê, pode ser apenas um, juntamente com temperos e caldos, por exemplo sopa de abóbora com carne seca. 

– Se for fazer uma sopa cremosa/purê, não se preocupe com o ponto dos legumes, cozinhe na panela de pressão que vai bem mais rápido. 

– Sopas com carnes mais consistentes e legumes, primeiro amacie a proteína, o que pode ser feito na panela de pressão, e somente depois entre com os legumes, pois, estes cozinham bem mais rápido. 

– Se tiver creme de leite, despeje-o somente no final, por mais que tenha mais gordura e não se separe. Jamais use o creme de leite em lata porque o produto tem soro e separa-se dos demais ingredientes. 

Sobre o Senac EAD 

Com mais de 70 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nesta modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio. 

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 350 polos presenciais. 

Acesse a programação completa de cursos do Senac EAD em http://www.ead.senac.br Há também uma programação diversificada de cursos presenciais que pode ser conferida em http://www.senac.br

Receita Bolo Fuba

Chef Confeiteiro da Rede Windsor Hoteis compartilha receita de prato típico de festa junina

O chef confeiteiro da Rede Windsor Hotéis, José Hernani, compartilhou uma receita que faz sucesso entre os hóspedes nessa época do ano

You May Also Like

O Que Fazer Na Barra Da Tijuca Em 2021

Newsletter Barrazine

O melhor da Barra da Tijuca: Eventos, dicas, novidades, promoções especiais e vouchers exclusivos

Usamos cookies » Política de privacidade
Total
1
Share