Search Day Night
3837 Followers
Imagem Destacada

Toxina Botulínica: questões sobre a substância

Desmistificando algumas questões que cercam o tratamento com toxina botulínica

Não é de hoje que o Botox® tem despertado a atenção de homens e mulheres ansiando pelo fim das rugas e marcas de expressão. As técnicas de aplicação e tratamento vêm se desenvolvendo e cada vez mais é possível obter resultados incríveis sem comprometer a naturalidade e harmonia da face.

Porém, apesar de ser muito conhecido, existe uma série de questões que o cercam, gerando confusão nas pessoas que desejam realizar o tratamento. Pensando nisso, separei alguns tópicos que costumam fazer parte das dúvidas dos meus pacientes. Prontos?

Dirimindo dúvidas sobre toxina Botulínica

Existe idade mínima para aplicar Botox®?

Não existe uma idade mínima para o início do tratamento de rugas. Apesar de muitas pessoas terem o mal hábito de achar que o Botox® só é aplicado em pessoas mais velhas, com o rosto cheio de rugas. O procedimento pode ser realizado de forma preventiva, o mais importante é ter a indicação apropriada para o tratamento.

Qual a duração do Botox®?

Doutora, mas quanto tempo vai durar?? Essa é a pergunta do dia-a-dia do meu consultório!

Muitas pessoas antes da aplicação da toxina gostam de receber uma perspectiva a respeito da duração do resultado obtido. Contudo é importante entender que o tempo do efeito varia de pessoa para pessoa, da área utilizada e da dose aplicada.

Por exemplo, no tratamento de hiperidrose o efeito da toxina é mais duradouro, enquanto que na paralisação de músculos fortes, a toxina tende a durar menos. Mas, em geral, no tratamento de rugas do terço superior da face para as rugas de expressão, a toxina tem duração de 4 a 6 meses.

Quais são os Cuidados Após a Aplicação da Toxina Botulínica?

Para ter o melhor resultado em um procedimento estético é muito importante que haja cuidados antes e depois da realização. No caso da Toxina Botulínica (Botox®), alguns cuidados após o procedimento são essenciais:

  1. Evite exercícios mais pesados pelo menos pelas primeiras 24 horas, mas se forem leves como caminhadas, estão liberadas.
  2. Evite massagear, pressionar ou tocar muito nas áreas onde foi a aplicação
  3. Tente manter uma posição mais ereta nas primeiras horas após o procedimento, evitando abaixar a cabeça ou deitar-se completamente reto, pois pode prejudicar o resultado.

Os efeitos do Botox® são imediatos?

Não. Os primeiros efeitos poderão ser observados entre de 48 a 72 horas após o procedimento. A duração total do efeito é de aproximadamente quatro a seis meses, mas isso depende da resposta individual do paciente, da técnica de aplicação e da dosagem aplicada.

É importante realizar uma avaliação com o dermatologista depois que o efeito passar, para que, caso haja necessidade, ele recomende uma nova aplicação.

O Botox® pode ser usada para dar volume à face?

Não. A Toxina relaxa a musculatura onde é injetada, amenizando as rugas de expressão.

O tratamento indicado para aumento de volume é o preenchimento que, além do volume, também pode ser utilizado para a redefinição de contorno.

Paralisia do músculo é igual a paciente sem expressão?

Isto pode ocorrer, dependendo da forma de aplicação e quantidade do produto utilizado. A aplicação em pontos inadequados, também podem dar uma aparência artificial.

Por isso, torna-se tão importante procurar um dermatologista de confiança para a realização do procedimento. É fundamental que antes da aplicação haja também uma consulta, para que os objetivos do paciente sejam avaliados pelo médico, a fim de informá-lo se tais desejos são possíveis ou não, bem como sanar todas as dúvidas existentes.

Quais os Principais Tratamentos com Toxina Botulínica?

  1. Tratamento de Rugas
  2. Tratamento de Enxaquecas
  3. Tratamento de Bromidrose
  4. Tratamento de Hiperidrose
  5. Melhora do sorriso gengival
  6. Tratamento de Bruxismo
  7. Tratamento de Rosácea
  8. Contorno Facial (Técnica Nefertite)

Quer saber muito mais sobre cada tratamento? Então acesse o conteúdo completo em: https://www.carumoreno.com.br/2020/05/27/toxina-botulinica-na-barra-da-tijuca/

Ficou alguma dúvida? Mande sua pergunta para Dra. Ana Carulina Moreno

Atualizado em 07/12/2021 por Redaçao Barrazine

Total
6
Share
Copy link