Search Day Night

Cinco passos para cultivar árvores frutíferas em vasos

Principal empresa de consultoria meteorológica do país

Atualizado em fevereiro 21st, 2023 at 01:06 pm

Principal empresa de consultoria meteorológica do Brasil, Climatempo também ajuda na qualidade de vida e dá dicas de como cultivar árvores frutíferas em vasos

Em tempos de isolamento social, uma boa forma de se distrair é cuidar de plantas e flores, o que também ajuda na decoração da sua casa ou de seu apartamento. É possível ir além da beleza vegetal, já que se pode cultivar plantas frutíferas em vasos. É uma excelente oportunidade de proporcionar cores, aromas e sabores para sua sacada, sala ou outros ambientes ensolarados.

Quero cultivar árvores frutíferas em vasos, mas quais as plantas e recipientes mais indicados?

Algumas espécies necessitam de mais horas de sol, outras nem tanto. Por isso, é importante conhecer bem ou buscar aprender mais sobre a espécie que deseja cultivar. Árvores de pitanga, amora, goiaba, araçá, mirtilo, figo e espécies cítricas como laranja, limão e tangerinas se adaptam muito bem ao cultivo em vaso.

Alguns detalhes são importantes para cultivar árvores frutíferas em vasos

Conheça algumas dicas básicas para o sucesso de sua experiência:

Escolha dos vasos: use vasos leves e de bom tamanho. Vasos de fibra ou plásticos podem ser uma boa opção para reduzir o peso total. Quanto maior o vaso, melhor será o desenvolvimento da planta.

Drenagem: certifique-se de que o vaso possui furos na sua base, permitindo que o excesso de água seja drenado. Além disso, é fundamental fazer um dreno. Coloque 10 cm de pedrisco no fundo e, sobre eles, uma manta geotêxtil. Por fim, coloque o substrato/terra. A construção do dreno é importante para não obstruir o fluxo de água ao longo do tempo.

Adubação: é importante realizar uma boa adubação previamente ao plantio. Prepare a terra com adubos orgânicos, húmus ou demais materiais disponíveis. Após o plantio, não remexa o solo. O adubo pode ser colocado na superfície e, com a irrigação, irá infiltrar e será absorvido pelas raízes.

Manutenção: cultivar árvores frutíferas em vasos exige um pouco de dedicação. Realize podas frequentes para que a planta não fique muito grande. É importante manter bom equilíbrio entre a raiz e a parte aérea. Neste momento, podem ser retirados ramos doentes ou com o ataque de alguma praga, prevenindo assim a necessidade de aplicação de produtos químicos.

Colheita: aproveite para saborear cada fruto! A produção em vaso poderá ser menor quando comparado ao cultivo convencional, uma vez que a polinização, disponibilidade de nutrientes e tamanho da árvore poderão limitar a produção.

Quais os benefícios menos conhecidos de cultivar árvores frutíferas em vasos?

Para os apreciadores da natureza, todo o processo é gratificante. Aproveite para envolver as crianças e interagir com a natureza dentro de casa. Certamente vocês poderão colher, além de bons frutos, deliciosos momentos que serão lembrados com carinho no futuro.


 
O que fazer na Barra da Tijuca em 2023
 

You May Also Like