Search Day Night
3837 Followers
Curta Metragens De Alunos De Escolas Do Rio Selecionados

Filmes produzidos por alunos de escola municipal do Rio participam de festival internacional de cinema

Total
0
Shares
Tráfego Promo

Três curta-metragens foram selecionados para festival de cinema internacional em Vancouver, no Canadá

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, anuncia que os três curta-metragens produzidos por alunos da Escola Municipal Adalgisa Nery, com o apoio da SME, foram selecionados para participar do Lift-Off Global Network, um festival de cinema internacional online, em Vancouver, no Canadá.

Os filmes “Inspirações”, “Para todes” e “Ainda somos os mesmos” retratam o cotidiano dos alunos da escola em Santa Cruz, Zona Oeste da cidade, abordando temas como cidadania, preconceito e inclusão social. Os curtas são frutos do projeto #CinEscola, criado e coordenado pelo professor de História Ygor Lioi, com a parceria dos cineastas Nathalia Sarro e André da Costa Pinto.

Três Filmes Produzidos Por Alunos De Escola Municipal Do Rio Participam De Festival De Cinema No Canadá
Festival de cinema no Canadá terá filmes de alunos da rede municipal de ensino

– É gratificante saber que a educação pública municipal pode ser um caminho para a transformação social por meio da arte. Só a participação nesses festivais já é um prêmio para os alunos, que foram guerreiros, se empoderaram e hoje são visíveis – comemora o professor Ygor.

O curta “Inspirações”, dirigido e protagonizado pela aluna Ariany de Souza, já tem um prêmio: venceu mês passado a mostra Júri Popular do 3° Festival de Cinema Curta Caicó, no Rio Grande do Norte. Os três filmes também participaram do 15º Festival Taguatinga de Cinema (FestTaguá2020), no Distrito Federal. E estão na disputa do Festival de Penedo (AL) e da 1ª edição do Cindie Festival (RJ), além do evento em Vancouver.

Da criação de matéria eletiva até a seleção para um festival de cinema internacional

No início do ano passado, o professor Ygor decidiu criar uma matéria eletiva para ensinar os alunos do 9º ano da Escola Adalgisa Nery os primeiros passos de uma produção audiovisual. Organizou workshops e levou a turma a sessões de cinema, uma experiência inédita para muitos deles. Os frutos estão sendo colhidos agora.

Resumo de cada filme que defenderá o Brasil no festival de cinema no Canadá


’Inspirações’

A diretora e atriz principal do filme, Ariany de Souza, é uma jovem da Zona Oeste do Rio que encontrou na música e na poesia as inspirações para vencer os obstáculos que a vida foi colocando em seu caminho.

’Para todes’

Os alunos da Escola Municipal Adalgisa Nery embarcam numa aventura para mostrar ao mundo que é necessário romper com muros visíveis e invisíveis. Estes acabam impossibilitando, na maior parte das vezes, pessoas com necessidades especiais, LGBT’s, mulheres, entre outros grupos, de participarem de partidas de futebol. No linguajar deles, mesmo que a partida seja “à brinca ou à vera”, há uma intensa disputa para saber o vencedor.

’Ainda somos os mesmos’

Será que os sonhos dos jovens da escola são iguais aos dos seus pais? Nesse curta, o diretor Jonathan Rodrigues, junto com os amigos de classe, questiona os responsáveis sobre quais eram seus sonhos na infância e como eles conseguem ver o mundo atualmente.

Grayscale Photography Of Woman With Two Hands On Her Face

Flacidez facial e sensação de “derretimento” do rosto

Procedimentos estéticos são uma opção em alta para controlar a flacidez e melhorar a firmeza da pele

You May Also Like

O Que Fazer Na Barra Da Tijuca Em 2021

Newsletter Barrazine

O melhor da Barra da Tijuca: Eventos, dicas, novidades, promoções especiais e vouchers exclusivos

Usamos cookies » Política de privacidade
Total
0
Share