Alimentos antioxidantes, antienvelhecimento natural e saudável

Você resolveu comer melhor em 2021? Bom! Pesquisadores da Harvard Medical School descobriram que as mulheres que rotineiramente beliscam alimentos antioxidantes reduzem o risco de morrer de doenças cardíacas e câncer.

Em geral, quando se trata de alimentos antioxidantes, o que mais se conhece são os fitoquímicos naturais presentes em diversos alimentos. Recentemente, aprendemos sobre a importância dos antioxidantes em nossa dieta. E mais, pela primeira vez, os alimentos ricos em antioxidantes são considerados medicamentos.

“Eles são a nata da cultura saudável de alimentos”

diz Elizabeth Somer, RD, autora dos livros “Eat Your Way Sexy: Reignite Your Passion, Look Ten Years Younger, and Feel Happier Than Ever” e “Age-Proof Your Body”.

Photo by Dana Tentis on Pexels.com

Alimentos antioxidantes: um guia para a saúde

Neste artigo você encontrará alguns dos melhores alimentos naturais que fornecem antioxidantes e são antiinflamatórios. De frutas a castanhas, de salmão a espinafre, certifique-se de incluir estes sete poderosos alimentos antienvelhecimento em sua dieta.

“Berries”

Frutas como uva, abacate, banana, caqui, blueberry e morango, contêm mais antioxidantes e agentes anti-envelhecimento naturais do que quase qualquer outro alimento. “Esses compostos não só diminuiem os riscos de doenças como ajudam a prevenir a perda de memória”, diz Somer. Ingerir uma xícara de berries – de qualquer espécie, frescos ou congelados – pelo menos três vezes por semana.Por serem ricos em fibra, também podem ajudam a controlar o peso.

Salmão

Claro, o salmão é uma excelente fonte de ômega-3, as gorduras saudáveis ​​que afastam as doenças cardíacas e ajudam a manter sua pele macia. Apenas três porções deste peixe fornecem 170% de sua necessidade diária de vitamina B12 (outro nutriente que é bom para a saúde do coração) e mais de 80% de sua dose idela de vitamina D (que ajuda a regular a pressão arterial). Comer duas porções por semana.

Oleaginosas

Eles são excelentes fontes de magnésio, de proteína e de vitaminas B e E -. Excelentes combatentes na guerra contra doenças cardíacas e câncer. Sim, nozes, amêndoas, castanhas e avelãs são gordurosas, mas é um tipo de gordura saudável para o coração. Comer até cinco punhados pequenos por semana (cerca de 1/4 de xícara de amêndoas ou cerca de 15 a 20, castanhas de caju ou nozes).

Folhas verdes

É quase impossível atender suas necessidades nutricionais sem comer folhas verdes escuras, de espinafre, alface, couve ou acelga. Elas são enormes fontes de fibras, vitaminas C e K, ácido fólico (uma vitamina B que protege o coração e a memória), luteína (um protetor de visão) e de quatro minerais essenciais: cálcio, magnésio, ferro e potássio. Folhas verdes também fornecem um suprimento de agentes anti-envelhecimento como vitamina A (que auxilia na renovação celular da pele, mantendo-a macia e suave). Ingerir duas porções por dia de folhas verdes (quanto mais escuras escuros, melhor).

Grãos integrais

Eles têm até 96% mais fibras, magnésio, zinco, cromo e vitaminas E e B6 do que os grãos refinados. Grãos integrais ajudam a prevenir os problemas de saúde que os grãos refinados ajudam a causar: doenças cardíacas, câncer, diabetes, hipertensão e até obesidade. Idealmente, ingerir seis porções de grãos diariamente (no mínimo três). O que conta como uma porção? Uma fatia de pão integral, meia xícara de grãos cozidos (como arroz integral ou quinoa) ou uma xícara de cereais integrais variados.

Vegetais amarelos

Apenas uma porção de vegetais amarelos ou alaranjados fornece cinco vezes a quantidade de beta-caroteno que você necessita diariamente para diminuir o risco de câncer, proteger sua pele dos danos do sol e evitar resfriados e outras infecções O potássio nestes vegetais também mantém o seu batimento cardíaco em sincronia e sua pressão arterial baixa. Ingerir duas porções por dia, o equivalente a uma batata doce ou uma xícara de abóbora ou cenoura.

Iogurte

Desnatado (ou semi) é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, proteínas, cálcio e, se tiver culturas ativas, as bactérias saudáveis ​​conhecidos como probióticos, que expulsam germes causadores de doenças. Tomar quatro ou mais xícaras por semana, se esta for a sua fonte principal de leite.

O envelhecimento é um processo natural, mas você pode ajudar a retardá-lo

Você sabe o que são radicais livres? Eles são os responsáveis por danos à saúde como infarto, AVC e tumor. O cérebro humano tem a capacidade de produzir radicais livres em quantidades perigosas para o organismo. Eles são responsáveis por causar danos ao DNA e outras partes importantes do corpo.

Para aliviar os sintomas do envelhecimento, além de aumentar a energia e o bem-estar, uma dieta rica em alimentos antioxidantes pode ser uma ferramenta eficaz e o ajudará a combater os danos dos radicais livres.

Sair da versão mobile