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Café Ou Chá?

Café ou chá: qual dos 2 é o mais saudável?

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Quando se trata de cuidar da saúde consumindo sabor, café e chá podem ser nossos grandes aliados. Você prefere café ou chá? Vamos lhe ajudar a escolher uma dessas delícias!

A maioria de nós adora o sabor do café, e muitos não conseguem imaginar sair de manhã cedo para trabalhar ou para praticar esporte sem aquela primeira xícara. Mas aquele café com ou sem leite e açúcar é mais do que apenas um estimulante matinal – ele também contém benefícios para a saúde. De fato, há séculos, o café é reconhecido por suas propriedades revigorantes.

O café estimula o fluxo de sangue no cérebro e reduz o cansaço mental; ele ajuda a despertar as faculdades mentais. Muitos dos benefícios do café vêm de seus antioxidantes, que também são encontrados no chá, frutas e vegetais, vinho tinto e chocolate. Os antioxidantes lutam contra os radicais livres, que são moléculas instáveis que podem causar danos às células.

Por sua vez, o chá está mais popular do que nunca e não é surpreendente. Afinal, como não amar uma tradicional e deliciosa bebida que, quando tomada com moderação, tantos benefícios traz para a nossa saúde, não é mesmo? O chá preto pode melhorar a saúde cardiovascular, estimular o sistema imunológico e até prevenir a cárie dentária.

Estudos também demonstraram que beber chá preto pode diminuir o risco de diabetes e ajudá-lo a perder peso. A cafeína do chá preto compensa os efeitos do sedativo natural L-teanina, encontrado no chá. Isso significa que a cafeína do chá pode ajudá-lo a ficar alerta e concentrado por mais tempo, tornando-o uma boa alternativa ao café.

Afinal, café ou chá?

Café e chá preto são bebidas populares servidas em todo o mundo e ambas as bebidas têm benefícios diferentes para a saúde. Algumas pessoas não conseguem começar o dia sem uma xícara de café, enquanto outras preferem o tradicional chá para começar o dia. O café contém cafeína, que aumenta o estado de alerta, estimula o metabolismo e melhora o humor. O chá preto contém menos cafeína, mas ainda tem alguns benefícios próprios para a saúde.

No entanto, café ou chá, qual é mais saudável? Na maioria das vezes será o café. Mas depende. Se falamos de comparar o café com o chá preto (o mais comum), o primeiro é bem mais saudável.

Qual a quantidade diária ideal de café e de cafeína?

Deve-se observar que os benefícios do café à saúde dependem da maneira como é preparado e da quantidade ingerida por dia. O ideal é usar um filtro de papel ou pano. Duas xícaras grandes de ou quatro xícaras pequenas, algo entre 300 e 400 gramas de cafeína por dia, são quantidades ideais. 100 gramas no máximo para grávidas, que devem evitar consumir cafeína todos os dias.

Chris Kilham, pesquisador de medicamentos à base de plantas, colaborador da rede de notícias Fox News e autor de 14 livros, lembra que bebedores de café têm um risco cerca de três a seis vezes menor de desenvolver a doença de Parkinson em comparação com quem não toma café. A redução é mais notável à medida que aumenta o consumo de 100 gramas para 700 gramas.

Kilham ressalta que o café contém antioxidantes e flavonóides, compostos com alto poder protetor do coração e dos vasos sanguíneos, reduzindo o colesterol LDL (colesterol ruim). Portanto, beber quantidades moderadas de café irá nos auxiliar nossa saúde e nossa qualidade de vida nos protegendo contra ataques cardíacos e derrames cerebrais.

Estudos mostraram que antioxidantes que nos protegem combatendo os radicais livres e a oxidação das células do nosso organismo. Entre os muitos males relacionados ao processo de oxidação celular estão a diabetes e a artrite, entre outros. Os antioxidantes são, portanto, nossos grandes aliados na redução do risco de contrair diversas doenças.

O café estimula a atividade intestinal, além de diminuir o risco de distúrbios digestivos – como cálculos biliares e cirrose hepática. O mais impressionante é que o café tem efeito protetor contra câncer de cólon e reto. Até a OMS diz que tomar café regularmente previne o câncer.

Provavelmente a maioria das pessoas que bebem chá preferem o saboroso e tradicional chá preto, que, comparativamente, fornecem menos benefícios que o café, cujos efeitos benéficos são excepcionalmente bons para você. No entanto, se você está bebendo chá verde, que é simplesmente chá que não foi fermentado, então o chá verde é mais saudável.

O chá verde é rico em flavonóides, que são perdidos quando o chá é fermentado

Conclusão: se você está em dúvida entre o café e o chá preto, café é a opção mais saudável. Se você é um bebedor de chá verde, chá verde é a opção mais saudável.

Fontes:

https://womenshealthbrasil.com.br/antioxidantes-a-chave-para-trocar-o-envelhecimento-pela-longevidade/2/

https://www.womenshealth.pt/o-poder-dos-antioxidantes-na-pele/beleza/164268/

https://www.who.int/elena/titles/caffeine-pregnancy/en/

https://abcnews.go.com/Health/story?id=117434&page=1

https://www.theatlantic.com/health/archive/2016/06/coffeeeeeeee/487181/

https://drauziovarella.uol.com.br/drauzio/artigos/cafe-e-figado-artigo/

https://saude.abril.com.br/alimentacao/cuidado-com-a-cafeina-durante-a-gravidez/

https://www.unimed.coop.br/web/machado/noticias/beber-cafe-diariamente-pode-evitar-volta-do-cancer-de-colon#:~:text=Consumir%20caf%C3%A9%20diariamente%20reduziria%20fortemente,colo%2Dretal%20de%20grau%20III.

https://edition.cnn.com/2019/05/28/health/green-tea-cancer-weight-loss-healthy-food/index.html

https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2020/04/24/a-maneira-mais-saudavel-de-fazer-seu-cafe-e-possivelmente-prolongar-sua-vida

https://menshealth.pt/nutricao/seis-formas-arruinar-cafe-poe-em-pratica/118499/

https://www.bbc.com/portuguese/media-49794323

https://www.nytimes.com/2020/04/02/well/eat/do-tea-drinkers-live-longer.html

: foxnews.com

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