Por Chris Kilham*
Durante séculos, o café tem sido elogiado por suas propriedades revigorantes. E é realmente saudável para você. Café estimula o fluxo de sangue no cérebro e diminui a fadiga mental; ele desperta as faculdades mentais. No entanto, quando se compara de café e chá – e qual é mais saudável – tudo depende.
Na maioria dos casos, o café é o mais saudável para você. A maioria das pessoas que bebem chá preferem chá preto, e não há dúvida de que os compostos que ocorrem naturalmente no café são excepcionalmente bons para você. E aqui está o porquê:
Duas xícaras grandes de café, ou 300 miligramas de cafeína por dia, podem melhorar o mau humor. Beber café parece reduzir o risco de doença de Parkinson – bebedores de café têm um risco cerca de três a seis vezes menor de desenvolver a doença em comparação com quem não toma café. A redução de risco é mais notável à medida que aumenta o consumo de quatro onças a 24 onças por dia (para converter em gramas, multiplique um onça por 28,35).
Pesquisas sobre as propriedades químicas do café mostram que uma xícara contém potentes antioxidantes protetores, que inibem a oxidação das células em nossos corpos. O dano oxidativo está associado com diabetes, artrite e câncer, entre outras, e os antioxidantes são úteis na redução do risco de algumas doenças e vida da célula.
O café é especialmente rico em antioxidantes e flavonóides
Estes compostos apresentam poder protetor contra doenças cardiovasculares, reduzindo a oxidação do colesterol LDL, ou colesterol “ruim”. Assim, o café protege contra ataques cardíacos e derrames.
Sabe-se que o café estimula a atividade intestinal, mas também reduz o risco de distúrbios digestivos – como cálculos biliares e cirrose do fígado. O mais impressionante é que o café tem efeito protetor contra câncer de cólon e reto.
O café é seguro até mesmo para mulheres grávidas. Não há aumento do risco de aborto, como resultado do consumo moderado de café, e não há associação conhecida com o crescimento fetal retardado ou aumento das taxas de defeitos de nascimento.
Contudo, se você está bebendo chá verde, que é simplesmente chá que não foi fermentado, então eu provavelmente teria de dizer que o chá verde é mais saudável.
O chá verde é rico em flavonóides, que são perdidos quando o chá é fermentado
Conclusão: se você está em dúvida entre o café e o chá preto, café é a opção mais saudável. Se você é um bebedor de chá verde, chá verde é a opção mais saudável.
*Chris Kilham é pesquisador, escritor e educador dedicado à pesquisa e promoção de medicamentos à base de plantas. Ele é o fundador da Medicina Hunter Inc. e colaborador da Fox News. É autor de 14 livros, icluindo “Tales from The Medicine Trail”,”Psyche Delicacies” e “Kava: Medicine Hunting in Paradise”.
Fonte: foxnews.com