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Exercícios Ao Ar Livre

Exercício físico ao ar livre: 5 benefícios para a saúde

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Os benefícios de exercitar-se regularmente são bem conhecidos, mas poucas pessoas percebem que fazer exercício físico ao ar livre poder ser ainda melhor para a saúde

A Barra da Tijuca é o lugar perfeito para fazer exercício físico ao ar livre e entrar em forma. Diferente de outros lugares, o morador da Barra não precisa frequentar uma academia, porque tem à sua disposição praias, parques e ciclovias.

A areia da praia é fofa e branca, a água é límpida e o ar é puro. A praia proporciona um treino cardiovascular e de resistência perfeito para toda a família. Na verdade, a cidade do Rio de Janeiro abriga algumas das praias mais incríveis do mundo, mas também reservas e parques.

O Bosque da Barra é um dos melhores lugares para correr, caminhar ou andar de bicicleta na Barra da Tijuca. A combinação de belezas naturais deslumbrantes, paisagens cativantes e alguns dos melhores pontos turísticos da cidade, podem fazer de uma ida à Barra uma maneira perfeita de passar uma tarde. Que tal aproveitar para entrar em forma?

Com o avanço da internet e da telefonia móvel não tem mais desculpa para viver sedentariamente ou em casa. Esteja você assistindo a um jogo de futebol na TV ou dando uma volta no parque local, saiba que aumentar sua frequência cardíaca pode produzir benefícios tremendos. Em vez de sentar para ler, que tal você pegar seu celular ou outro dispositivo e usa-lo o ar livre e movimentado-se para postar no Stories do Instagram ou compartilhar uma selfie?

Universidade de Harvard, vírus e exercício físico ao ar livre

Você sabia que é muito mais seguro malhar ao ar livre do que em academias durante epidemias ou pandemias, como a do Covid-19. É o que garante I-Min Lee, professora do Departamento de Epidemiologia da Universidade de Harvard, nos EUA. Além disso, um estudo publicado anteriormente pela mesma universidade mostrou que as pessoas que são mais ativas fisicamente ao ar livre apresentam níveis elevados de substâncias saudáveis no sangue.

Trabalhar o corpo ao ar livre pode trazer benefícios incomparavelmente maiores do que você consegue correndo em uma esteira, numa academia

Exercício Físico Ao Ar Livre

1 – É bom para sua mente e para seu corpo

A maioria das pessoas já está conscientizada da importância de fazer exercícios regularmente para conquistar benefícios físicos, mas e a saúde mental? Estudos mostraram que exercitar-se ao ar livre proporciona mais disposição e revigoramento, assim como redução da raiva, da confusão mental e até da depressão, numa comparação com malhar entre quatro paredes.

Embora muitos de nós amem ser ativos, não gostamos de ficar confinados a uma academia ou sala de ginástica. É por isso que é importante uma dose diária de exercício ao ar livre. Esteja você tentando vencer o calor, desintoxicar seu corpo ou simplesmente limpar sua mente, saiba que quem se exercita ao ar livre fica mais satisfeito com a atividade física. Essa satisfação será aliada da sua perseverança e contribuirá para a continuidade de uma rotina benéfica de exercícios.

O exercício ar livre não é ótimo apenas para sua saúde física, mas também oferece uma oportunidade para pensar. Mas não se limite a sentar e pensar. Aprecie o ambiente ao seu redor. Se você estiver sentindo falta de energia mental, faça uma caminhada rápida de 15 minutos ao ar livre. Mude de ambiente. A diferença será incrível.

2 – Melhora sua autoestima

Se você não é fã de exercícios confinados, não está sozinho. Muitas pessoas preferem ir à sua trilha favorita ou ao parque do bairro para uma corrida, caminhada ou passeio de bicicleta do que passar horas em uma esteira ou bicicleta ergométrica. E há boas razões para sair de casa. Estudos mostraram que as pessoas que se exercitam ao ar livre se sentem melhor, perdem mais peso e têm uma sensação de bem-estar maior do que aquelas que o fazem em academias.

Um estudo da Universidade de Essex, no Reino Unido, mostrou que praticar exercícios ao ar livre pode auxiliar a sua auto-estima. Alguns podem ficar inibidos numa academia de ginástica, onde o foco do atleta fica dividido entre seu próprio corpo e o que os outros estão fazendo em seus treinos, ou mesmo se estão reparando em como você está fazendo a sua série. Exercitar-se na natureza, por sua vez, faz você se concentrar mais no seus exercícios, sem precisar forçar além do limite, melhorando os seus resultados e, consequentemente, a sua autoestima.

3 – Fará você manter-se firme em seu programa de treinos

Cultivar o benigno hábito de exercitar-se requer muita determinação. Muitas vezes precisamos cumprir obrigações e compromissos tão comuns no dia a dia, e isso diminui o tempo para a necessária atividade física. As tentações para sair da rotina saudável são inúmeras. No entanto, se você encontrar uma modalidade que além dos resultados almejados também lhe dê prazer ao praticar, certamente ajudará na manutenção de sua programação saudável. 

Os benefícios de se exercitar ao ar livre não se limitam apenas a permanecer com saúde e em forma. Praticar exercícios a céu aberto dá a você a chance de escapar da rotina diária e se sintonizar com o ambiente ao seu redor. Ouvir os sons dos pássaros, sentir o vento refrescante em sua pele e o cheiro das plantas ou da maresia são apenas algumas das inúmeras vantagens motivacionais que você descobrirá ao se exercitar ao ar livre.

4 – Faz você aproveitar a luz do sol

Não há nada como a sensação de se exercitar na natureza. É uma ótima maneira de gerenciar o estresse e se sentir bem consigo mesmo. É uma excelente maneira de combater os efeitos prejudiciais das toxinas em nossos corpos, respirando ar fresco e aproveitando a luz do sol.

Quando o sol atinge a nossa pele, ele cria a vitamina D3, importante para a saúde óssea e a função metabólica. Além disso, a exposição à luz solar durante o dia pode ajudá-lo a dormir melhor à noite, colabora com a função imunológica e aumenta a produção de endorfina – esses hormônios do bem-estar que circulam por todo o corpo.

Entretanto, é aconselhável usar um filtro com um alto FPS (fator de proteção solar). Eu diria que 90% de todos os esportes ao ar livre são bons para a pele, mas os exercícios sob a luz direta do sol apresentam risco potencial de câncer de pele. Embora a superexposição desprotegida aos raios ultravioleta do sol possa aumentar o risco, não devemos esquecer os benefícios da luz solar.

5 – É muito mais barato do que uma academia

É fato que praticar exercícios na natureza traz algumas vantagens. Primeiro, você não precisa de nenhum equipamento ou de uma academia. Em segundo lugar, você estará cercado por belas paisagens. Terceiro, você estará do lado de fora – e quem não ama isso? Portanto, mesmo que você morasse em uma cidade sem instalações para exercícios ao ar livre, ainda daria para improvisar. Aproveite as oportunidades que a Barra da Tijuca oferece, já que você mora num dos melhores e mais agradáveis bairros do mundo para fazer exercícios a céu aberto!

Praticar exercícios em espaços ao ar livre, bonitos e naturalmente saudáveis tem múltiplos benefícios, mas você já fez as contas na ponta do lápis para ver em quanto você pode economizar deixando de malhar na academia por alguns meses? O dinheiro que você vai economizar dará para reverter num excelente par de tênis, num ótimo filtro solar e ainda sobrará.

Tirando o máximo proveito do exercício físico ao ar livre

Você pode estar inclinado a trocar sua rotina numa academia entre quatro paredes por séries de corridas, caminhadas ou exercícios ao ar livre, mas, simultaneamente, estar preocupado com os resultados desses exercícios. Talvez a praia ou o parque perto da sua casa não tenham todos aqueles equipamentos específicos que toda academia tem. Pode ser.

Mesmo assim, tenha certeza que é muito fácil encontrar uma trilha para exercício cárdio-respiratório ou um lugar espaçoso e plano para exercícios que utilizem o peso do seu próprio corpo, tais como: saltos, agachamento, flexões de braços e abdominais. Utilize degraus e bancos para malhar os membros inferiores e barras para malhar os membros superiores.

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Outra modalidade saudável e que dispensa equipamentos é o alongamento, uma boa maneira de soltar os músculos tensos. Para alongar, deite sobre uma superfície dura e mantenha o músculo alongado por dez segundos. Você pode tentar outro diferente: se suas costas doem, deite no chão com os pés separados na largura dos ombros. Em seguida, alterne os lados, alongando-se.

O clima do Rio de Janeiro é ótimo durante o ano inteiro para quem quer malhar, e as instalações da praia da Barra da Tijuca são gratuitas, então nada impede você de aproveitar! O Rio tem praias fantásticas e clima é ótimo para quem quer nadar, surfar ou malhar, ao ar livre. Como são gratuitas, você não vai pagar um centavo para se exercitar nas barras. Mova-se, amigo!

Além disso, ainda existem diversos tipos e níveis diferentes de aulas de ginástica que você pode fazer na praia. O tipo de treino ideal para você fazer vai depender de sua disposição e de sua aptidão. Quanto tempo mais uma pessoa pratica uma modalidade de exercício na praia, mais apto ele estará para treinar mais forte, e tenho certeza de que será o seu caso também.

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Por fim, conseguir transformar a prática de exercícios em uma rotina pode parecer um pouco desafiador, contudo, quando você percebe que o treino é na verdade seu grande aliado e possibilita a melhora do humor e da saúde (além de poupar algum dinheiro), a opção de sair do sofá torna-se bem mais fácil.

Vamos tentar?

Basta dar o primeiro passo…

Tenha muita saúde!

Fontes:

https://www.hsph.harvard.edu/news/hsph-in-the-news/workouts-gym-covid19/

https://www.essex.ac.uk/blog/posts/2020/11/12/why-winter-exercise-is-so-important

https://time.com/4888327/why-sunlight-is-so-good-for-you/

https://www.foxnews.com/health/5-unexpected-benefits-of-exercising-outdoors

https://www.sciencedaily.com/releases/2011/02/110204130607.htm

https://www.who.int/health-topics/physical-activity#tab=tab_1

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