Search Day Night
Melhores restaurantes japoneses: Barra da Tijuca

Restaurante japonês na Barra da Tijuca: 17 opções que você precisa conhecer

Selecionamos as melhores opções para saborear o melhor da culinária japonesa, destacando peculiaridades, como faixa de preço, localização, ambiente etc. Aproveite!

Atualizado em setembro 12th, 2023 at 08:29 pm

Selecionamos 17 das melhores opções para saborear o melhor da culinária japonesa, destacando peculiaridades, como faixa de preço, localização, ambiente etc. Escolha o seu restaurante japonês na Barra da Tijuca e aproveite!

A culinária japonesa é uma delícia gastronômica cuidadosamente elaborada ao longo de séculos de requinte. É uma mistura complexa de cultura e tradições culinárias, com sabores e texturas únicos que refletem os valores e crenças do povo japonês. Da doçura sutil do sushi à riqueza defumada do lámen, cada prato é uma obra de arte que seduz as papilas gustativas. Cada ingrediente é cuidadosamente preparado com respeito ao sabor e à apresentação, tornando a culinária japonesa uma experiência verdadeiramente luxuosa.

Quase todo carioca adora comida japonesa

Por sua vez, o carioca é um povo que, via de regra, se cuida bastante, tanto por causa da cultura estética, aliada de quem adora praia e carnaval, quanto por causa do estilo de vida de quem está sempre buscando mais saúde. Os cariocas têm uma afinidade única com a culinária japonesa, e não é à toa que esse estilo de gastronomia faz tanto sucesso na cidade. Muitos moradores da Cidade Maravilhosa que procuram levar uma vida sadia adotaram os restaurantes japoneses como parte de uma rotina saudável.

De fato, a culinária japonesa tornou-se um alimento básico na cultura gastronômica do Rio de Janeiro. Com seus sabores vibrantes e ingredientes frescos, a comida japonesa tornou-se um sucesso no Brasil. Dos tradicionais restaurantes de sushi aos inovadores pratos de fusão, a culinária japonesa deixou uma marca duradoura na cultura gastronômica do Rio de Janeiro. De restaurantes populares a sushi bares, o sucesso da culinária japonesa no Rio é inegável.

Popularizadas no Rio de Janeiro a partir da década de 90, as culinárias japonesa e fusion são apreciadas em todo Brasil e apresentam diferenciais bem interessantes, como alimentos crus e apresentação realmente artesanal dos delicados pratos e iguarias.

A culinária japonesa no Brasil e no mundo

Mas essa vitoriosa história de amor começou muito antes, devido aos imigrantes do Japão instalados na cidade de São Paulo. Os japoneses acrescentaram à nossa cultura um grande número de frutas e verduras que não existiam no País, criando um cinturão verde na Terra da Garoa e começando a modificar os hábitos alimentares dos brasileiros, cerca de 60 anos antes da popularização por aqui dos estilosos restaurantes japoneses.

Além disso, o mundo já conhecia o talento dos cozinheiros japoneses muito antes dos anos 90; para se ter uma ideia, o conceituado Guia Michelin, especializado em gastronomia, concedeu aos restaurantes da cidade de Tóquio mais estrelas do que concedeu aos de cidades como Paris, Nova York, Los Angeles, Londres e Hong Kong… somadas!

Há sensações que desafiam
Um bom sushi no nosso paladar
Como uma perfeita obra de arte 

Isabel Morais Ribeiro Fonseca

Restaurantes japoneses na Barra da Tijuca

Abaixo, listamos 22 das melhores opções para saborear a culinária japonesa, destacando peculiaridades, como faixa de preço, localização, ambiente etc., ótimas opções de rodízio e delivery … descubra o melhor restaurante japonês da Barra da Tijuca… para você!

Aproveite e segure a fome!

Naga

Várias vezes laureado como o melhor japonês do Rio, é diferenciado e sofisticado. O ambiente não é muito espaçoso, no entanto é elegante e convidativo, além de bem decorado. A comida japonesa é deliciosa, em especial, o peixe sempre fresco, mas também é possível pedir carne. O ótimo atendimento evidencia muito treinamento e a qualificação da equipe.

Sushi clássico com qualidade e Sashimi excelente. Aqui vão algumas dicas: Tartar de salmão para a entrada; Foie gras (maravilhoso), Tirachi, Sashimi de barriga de salmão, Atum bluefin, Makimonos com ovas de massago apimentada, Salmão selvagem, Vieira, Ostra, Dyo selado. Também vale a pena pedir omakasse para o chef.

É caro (a opção ‘Combinaga’ é mais em conta), mas vale pela experiencia gastronômica inovadora e pela vista da Lagoa da Tijuca. Ideal para aquele jantar a dois ou com amigos. Excelência na culinária japonesa, com opção de pratos executivos durante a semana. Está localizado no VillageMall, na Avenida das Américas,  3.900. É bom reservar: (21) 3252-2698.

Shiso

O restaurante é considerado por muitos o melhor oriental do Rio. Este sofisticado local é ideal para aquele jantar a dois, mas também é muito atraente para todos os que apreciam comida oriental contemporânea, de qualidade e preparada com ingredientes frescos. Possui excelente ambiente, decoração inspiradora e atmosfera sóbria.

Uma boa dica é escolher um lugar ao redor da cozinha para poder assistir os chefs preparando a comida. O menu degustação é bem servido. As dicas gastronômicas: Espetinhos de shitake, Shushi, Sashimi, Missoshiro, Peixe, Midori maki. Todos os pratos têm ótima apresentação.

A casa tem boa seleção de saquês e faz sucos exóticos também muito bons. Proporcionando sempre ótimo atendimento, o diferenciado Shiso é caro, mas sua alta qualidade propicia uma experiência surpreendente e marcante que vale muito a pena. Está numa localização ótima, no Hotel Grand Hyatt, na Avenida Lúcio Costa, 9.600. O telefone é (21) 3797-9523.

Yuki Culinária Japonesa

Considerado um do melhores rodízios de comida japonesa da Barra, possui bom ambiente, está bem decorado e tem bom atendimento, especialmente quando não lota. A casa serve à la carte, buffet, pratos executivos e três tipos de rodízio bem bolados, de acordo com a fome do cliente.

Os pratos têm ótima apresentação. Algumas dicas: Hot camarão, Harumaki de camarão, Anéis de lula, Sashimis, Makimonos, Missoshiros, Espetinho de camarão, Sushi de salmão, Salmão skin, Espetinho de lula, Hot Filadélfia, Hot Califórnia, Tekkamakie, Harushake e Yakisoba de camarão. 

É bom guardar espaço para os hamurakis (Nutella, doce de leite com coco, doce de leite com amendoim, chocolate preto e chocolate branco). Está localizado no Via Parque Shopping, na Avenida Ayrton Senna, 3.000. O telefone é (21) 2421-5003.

Gurumê Rio Design Barra

Um restaurante japonês diferenciado e com bom atendimento para uma experiência gastronômica mais sofisticada e que oferece um cardápio que vai muito além de sushis e sashimis. Ambiente espaçoso e clean com decoração moderna e descolada. Tem opções vegetarianas.

Dicas: Combinado do chef, Polvo grelhado, Pipoca de camarão, Salmão com guacamole, Atum burrata, Atum com gergelim, Arroz com vieira, Dupla de vieira com foie gras, Hot Filadélfia e Mini-cheeseburgers de wa-gyu. Sobremesa: Torta gelada de brigadeiro e Toucinho do céu.

Vale a pena ir na happy hour. Bons drinks e vinhos a preços razoáveis. Está localizado no estiloso Rio Design Barra, na Avenida das Américas, 7.777. O telefone é (21) 3030-8231. O preço é um pouco acima da média e o estacionamento é caro.

Manekineko Itanhangá

O restaurante está em local bonito, tranquilo e agradável, mas pode ser recomendado pedir um repelente para mosquito. Ótimo ambiente, bom atendimento e comida bem preparada, ideal para quem procura diversificar um pouco da comida japonesa mais tradicional.

Menus sazonais, cardápio variado e rodízio abrangente garantem novidades bem elaboradas e apetitosas, destacando os ótimos sushis. Outras dicas gostosas são: Monte Fuji, Ceviche, Salmão ao molho de amora. Para a sobremesa, brownies e sorvetes.

Não é um programa exatamente barato, mas ir ao Manekineko Itanhangá pode ajudar a espairecer e ainda oferece diversas opções, além de estacionamento fácil. Está localizado no shopping Espaço Itanhangá, na Estrada da Barra da Tijuca, 1.636. Telefone: (21) 2492-2422.

Manekineko CasaShopping

Famosa pelas iniciativas criativas e contemporâneas, essa unidade da marca de alto padrão é bem localizada e tem ambiente aconchegante, oferecendo também uma área externa. O atendimento é bom. O sofisticado cardápio traz opções além da culinária japonesa.

Dicas: Hot Filadélfia, Hot de camarão, Tori fry, Carpaccio de salmão, Carpaccio de peixe branco, Croquete de salmão, Sushi de camarão com alho poró, Lula grelhada, Lula empanada, Pirulitos de salmão, Guacamole de atum, Sushi de abacaxi defumado e Sushi de patê de salmão.

Vale a pena experimentar a caipirinha de saquê e guardar espaço para a sobremesa: mini taça de maracujá. Apesar de caro, oferece promoções às segundas e preço mais baixo durante a tarde.

O CasaShopping fica na Av. Ayrton Senna, 2.150. O telefone do Manekineko é (21) 2431-6974. Ligue e consulte quanto custa o rodízio no Manekineko!

Tropical Sushi

O restaurante japonês Tropical Sushi é bem localizado, belamente decorado, agradável, iluminado, limpo e com mesas externas que serve à la carte e também oferece um excelente, completo e diferenciado rodízio, que inclui até sobremesas. Os solícitos garçons propiciam um bom atendimento.

Dicas: Poke, Ponze, Lollipop de maracujá, Estrelinha tropical, Sashimi de salmão trufado, Robata de salmão, Sashimi de vieiras, Joy Nelson Freitas, Lâmina de salmão trufado, Harumaki de queijo, Yakisoba de carne, Aneis de lula, Carpaccio de salmão trufado. O Caipisaquê de lichia é delicioso.

O Tropical Sushi não é muito barato nem muito caro, cobrando preço justo pelo que entrega e fica muito bem instalado no Condomínio Luna Barra Center, na Avenida Olegário Maciel, 101. O telefone é (21) 2495-7007.

Sushi Carioca

Aberto desde 2005, o local não é grande e tem apenas nove mesas Em compensação, o atendimento e a comida são geralmente excelentes. O ambiente é agradável, aconchegante, bem arrumado e ainda conta com uma varanda pet friendly.

O restaurante japonês Sushi Carioca foge do convencional e proporciona boa experiência gastronômica. Algumas dicas: Carpaccio é uma excelente entrada, Sashimi é uma ótima pedida, o rodízio é variado e muito bom e o vinho delicioso. O preço pode variar conforme o dia da semana e feriados.

Considerado por muitos clientes um dos melhores do Rio de Janeiro, também tem unidades no Leblon e no Alfa Barra II. Está muito bem localizado na Avenida Armando Lombardi, 205 – loja 104. O telefone é (21) 2495-2815.

Sushirang Culinária Japonesa

O restaurante japonês Sushirang é dentro de um shopping, o que propicia segurança e facilidade de estacionamento. As mesas ficam na área comum de circulação, no espaço de alimentação. A comida é de primeira, com alimentos apetitosos e buffet variado. O atendimento é excelente.

A melhor dica é o ótimo rodízio, sempre bem servido, com grande variedade e preparado com produtos frescos. O cardápio também é muito bem elaborado, e os pratos bem servidos. Quem conhece costuma voltar. Só não abre aos domingos.

O maior diferencial em relação à concorrência é o valor da conta, os preços são bem módicos. O Sushirang está localizado no shopping Barra Point, na Avenida Armando Lombardi, 350 – Loja 321. O telefone é (21) 99785-3360.

Zo Sushi

Excelente restaurante localizado em frente à praia, possui ótimo e romântico ambiente. O local é pequeno, porém bonito e aconchegante. Bom atendimento. A casa oferece diversidade de frutos do mar frescos e deliciosas atrações da culinárias asiática, bem como menu degustação.

Dicas: Sushi, Sashimi de polvo, Sashimi de peixe branco, Yakisoba, Harumaki de camarão com catupiry, Casquinha de siri e a régua de degustação de Saques. Outra dica é o menu do Chef; sete pratos selecionados com o que há de melhor na casa. Oferece ótimo rodízio e menu degustação.

O restaurante japonês ZoSushi é considerado bem caro em relação aos concorrentes do bairro, mas também é ideal para quem valoriza saborear um ótimo peixe e os pratos mais tradicionais. Zo Sushi fica na Avenida Lúcio Costa, 1.976, na Barra da Tijuca. O telefone é (21) 2495-1295.

Sushimar Barra

Localizado em frente à praia, o Sushimar Barra é pequeno e rústico, embora aconchegante, possuindo também uma área externa. O atendimento é ótimo. É uma boa opção para almoçar depois da praia, já que o rodízio no início da tarde é mais barato.

Um diferencial é que há rodízio vegano: Makimono de amêndoas, Nirá, Gyoza de berinjela, Abobrinha frita, Harumakis. Há também opções veganas para a sobremesa: Sorvete de manga e Harumaki de banana.

O rodízio normal também tem ótima qualidade, eis algumas dicas: Yakissoba de filé, Rolinho primavera de camarão, Guioza, Sushis e Sashimis. O restaurante Sushimar Barra está localizado na Avenida Lúcio Costa, 2860 – Loja G, Barra da Tijuca. O telefone é (21) 3154-5551.

Benkei Sushi

Comandado pela Chef Marina Tasakhi, o vanguardista restaurante especializado em comida oriental é pequeno porém bem decorado, tendo o branco como cor predominante. O ambiente é calmo e sossegado. O atendimento é muito bom e costuma ser rápido.

Os pratos têm ótima apresentação e são bem servidos. Oferece rodízio japonês de qualidade com bastante variedade, mas sem fartura. Dicas: Atum crocante com molho sumissô, Temaki de salmão, Temaki Filadélfia, Rolinho de salmão com recheio de alho poró frito, Sushis e Harumakis.

Local com boa segurança, fácil acesso e estacionamento. O Benkei Sushi está localizado no charmoso e aconchegante shopping center Barra Mall, na Avenida das Américas, 7.700, na Barra da Tijuca. O telefone é (21) 3325-9812.

Sushi Garden

Eis outro restaurante japonês para quem procura boa comida e bom atendimento sem pagar muito por isso. Localizado em um simpático shopping center, o restaurante é pequeno e simples, porém confortável e aconchegante. Bom ambiente, comida fresca e preço bem acessível.

Vale a pena optar por pratos executivos (com salada e sobremesa), rodízio ou combos. Certos pratos, como o Yakisoba, servem duas pessoas. Algumas dicas: Yakisoba de camarão, Yakisoba de frango com legumes, Sashimi de peixe branco, Lemon Sushi e Joy, entre outras delícias.

O Sushi Garden é ideal para uma refeição rápida com porções bastante satisfatórias. Conta com a segurança e a facilidade para estacionar proporcionadas pelo shopping. Está no Barra Garden Shopping, na Avenida das das Américas, 3.255 – Loja 119. O telefone é (21) 2432-8547.

Mori Ohta Sushi

Com duas unidades em São Paulo e uma no Rio de Janeiro, o Mori Ohta Sushi é um restaurante japonês diferenciado. Funcionando no maior shopping do Rio, tem ambiente sofisticado (porém pouco espaçoso), funcionários bem treinados e atendimento de primeira.

Os Sushis são muito bem temperados, os drinks são ótimos e o chá da casa é simplesmente excelente. Vale muito o menu degustação do chef. Outras dicas são: Hossomakis, Uramakis, Niguiris e Sashimis, que proporcionam uma experiência gastronômica maravilhosa.

É um restaurante caro que vale a pena conhecer. Por estar localizado no complexo BarraShopping/New YorkCity Center conta com facilidade para estacionar e muita segurança. Fica na Avenida das Américas, 4.666, Barra da Tijuca. O telefone é (21) 3387-0780.

Planeta Sushi

Trata-se de um restaurante japonês de estilo clássico que oferece refeições à la carte, além de disponibilizar um buffet. Bom ambiente, área interna climatizada e área externa coberta e com TV. O atendimento é bom e a comida muito boa.

Escolher rodízio ou à la carte são ambas ótimas opções para os fãs da culinária japonesa. A casa oferece delícias alternativas, como: Rolinho de carne seca, Yakisoba de legumes, Yakisoba de carne, Yakisoba de frango, Espetinho de camarão, Espetinho de beringela e Espetinho de frango.

Oferece segurança e estacionamento fácil, estando instalado no charmoso Downtown, pensado saudavelmente como um shopping center a céu aberto e com grande circulação de ar. Fica na Avenida das Américas, 500 – bloco 04, loja 109. O telefone é (21) 2431-9740.

Minimok

O restaurante japonês Minimok funciona como um shushi bar tipo bistrot e também como izakaya (espécie de boteco japonês), contendo uma atmosfera cosmopolita. Competente na montagem e nos sabores, o restaurante tem ambiente intimista, é limpo e bem estruturado. O atendimento é de excelência.

A casa serve rodízio e almoço executivo. A grande variedade de sabores de duplas de sushis e de pratos quentes são diferenciais. Aqui estão algumas dicas: Salmão, Hot Filadélfia, Sushi de lagostins com manteiga trufada, Sushi de salmão no alho e Sushi de atum com amêndoas.

Não é barato mas também não é dos locais mais caros do Rio de Janeiro para se saborear a culinária japonesa. O aconchegante e muito bem recomendado Minimok fica na Rua Flanboiant, 855, Loja 102. O telefone é 2408-4732.

Tenki Sushi

O Tenki Sushi é um ótimo lugar para levar a família e onde se come muito bem sem ter que pagar muito caro. O lugar não é grande, mas o restaurante é aconchegante, oferece conforto, tem ambiente familiar, possui boa localização e conta com ótimo atendimento.

O almoço executivo é boa escolha. Apesar de ter poucas opções vegetarianas, o menu é diversificado e, entre as dicas dos clientes, estão: Sushis, Hot Filadélfia, Yakisoba de carne, Yakisoba de de frango, Harumaki de legumes, Banana caramelada e Caipirinha de morango.

Uma boa para quem procura um restaurante com tranquilidade no qual se pode conversar sossegadamente. Localizado no agradável bairro do Itanhangá, o pedaço arborizado da Barra, fica na Estrada da Barra da Tijuca, 3.911. O telefone é (21) 3684-8788.

Restaurantes Japoneses na Barra da Tijuca: Sushi de salmão.

A culinária japonesa é uma opção popular e apreciada na cidade do Rio de Janeiro. Com seus sabores únicos, benefícios para a saúde e atmosfera vibrante, não é de admirar que tantas pessoas gostem de comer em restaurantes japoneses. O sucesso desses estabelecimentos na cidade mostra o impacto positivo que a culinária japonesa teve no panorama culinário local. Com sua popularidade cada vez maior, a culinária japonesa continuará a ser a favorita entre os clientes nos próximos anos.

Algumas dúvidas frequentes (e curiosidades) sobre a culinária japonesa

É verdade que a comida japonesa é mais saudável?

Depende, de uma maneira geral, a preferência dada aos frutos do mar e à utilização de alimentos frescos, sazonais e sem processamento contribui para uma vida saudável. Por outro, ingerir quantidades grandes de cream cheese e fritura, assim como peixes contaminados por mercúrio ou outras substâncias nocivas não é uma boa. Atenção à procedência e nada de exageros.

É verdade que culinária japonesa contém muitos dos nutrientes necessários?

O arroz é a base da culinária japonesa e é repleto em carboidrato. É uma gastronomia muito rica em proteínas — principalmente por causa dos frutos do mar e da soja — e em fibras, grandes protetoras do intestino. O ômega 3 contido nos peixes é grande aliado na saúde do coração. Já os chás são excelentes antioxidantes que ajudam a retardar os problemas do envelhecimento.

É verdade que culinária do Japão emagrece?

De fato, a alga marinha utilizada em sushis e temakis, por exemplo, é muito rica em minerais e vitaminas que aceleram o metabolismo, ajudando na perda de peso.

E então, qual sua comida favorita?

Se você não tem certeza, talvez deva falar com os japoneses, porque foram eles que quebraram o código sobre o sabor dos alimentos.

Em resumo, se você está ansioso por um sabor da culinária japonesa, você está com sorte!

A melhor parte sobre os restaurantes japoneses é que você pode experimentar o Japão sem fazer a viagem para o país. E a culinária japonesa é uma das tradições culinárias mais populares e delicadas do mundo.

Descubra qual o melhor restaurante japonês da Barra da Tijuca, o melhor delivery japonês na Barra da Tijuca…

E aí, gostou da lista com alguns dos melhores restaurantes japoneses na Barra da Tijuca?

E das dicas de compras?

Gostaria de sugerir algum restaurante japonês na Barra da Tijuca?

Gostaria de adicionais informações?

Fale com a redação, será um prazer receber suas sugestões!

E não deixe de compartilhar o artigo… é só escolher a rede social e clicar, obrigado :)


 
O que fazer na Barra da Tijuca em 2023
 

You May Also Like