Search Day Night
Barra da tijuca imoveis

O que faz da Barra da Tijuca o melhor bairro do Rio de Janeiro?

Como é morar no bairro preferido e mais completo para morar do Rio de Janeiro? Saiba porque morar na Barra da Tijuca é uma ótima opção sob vários aspectos.

Atualizado em março 22nd, 2023 at 07:53 am

Como é morar no bairro preferido e mais completo para se viver no Rio de Janeiro? Saiba porque morar na Barra da Tijuca é uma ótima opção sob vários aspectos...

Já pensou em viver nem um lugar convenientemente urbanizado e onde encontra-se de tudo, mas se respira ar puro devido à preservação da natureza? O que pode ser melhor que morar em um bairro completo em todos os sentidos e localizado em uma das mais belas cidades da América Latina? E que tal morar num local cheio de charme e que concentra alguns dos melhores centros de compras e restaurantes da Cidade Maravilhosa?

A Barra da Tijuca é assim.

E, por isso, é o melhor bairro do Rio de Janeiro para investir e para morar.

Barra da Tijuca, o melhor bairro do Rio de Janeiro
Imagem: facebook.com/GrandHyattRio

Qualidade de vida… nível máximo!

Sem sombra de dúvida, a escolha do bairro onde morar e construir um futuro é uma das mais importantes que se faz na vida. Não importando a motivação — seja para sair da casa dos pais, seja para iniciar uma vida a dois ou seja para desfrutar uma tranquila aposentadoria —, é uma decisão séria que deve levar variáveis em conta, muitas das quais vamos destacar neste artigo.

Antes de mais nada, é muito importante considerar a qualidade de vida, principalmente quando a família conta com crianças ou idosos. Muito mais relevante que a beleza do lugar onde comprar ou construir uma casa ou um apartamento, é interessante que o bairro tenha hospitais, consultórios dentários, escolas, universidades, lojas, restaurantes, locais para a prática de atividade física etc.

Seja pela ótica do investimento ou da qualidade de vida, a Barra da Tijuca é , cada vez mais, um dos melhores bairros para se morar (e se divertir) no Rio de Janeiro.

Considerado um dos locais mais bonitos e completos do Brasil, a Barra ― um dos bairros classe alta Rio de Janeiro ― continua crescendo e atraindo as melhores lojas, restaurantes e cadeias de hotéis do mundo. Contudo, toda essa efervescência contrasta paradoxalmente com a sensação de paz, pois a Barra propicia muita agitação ou muita tranquilidade, facultando à pessoa escolher de acordo com seu estado de espírito.

O Rio de Janeiro tem vários bairros que possuem ampla gama de opções para todos os tipos de famílias, e é por isso que muitas pessoas sonham em se mudar para essa cidade, ter uma casa agradável e uma praia incrível por perto.  O bairro da Barra da Tijuca é um dos lugares da capital do Rio onde há ótimas opções de moradia, tanto em apartamentos quanto em casas, sendo um ótimo bairro para se viver hoje. 

A orla da Barra oferece inúmeras opções de diversão, como praticar esportes e relaxar à beira-mar, ao longo de sua longa linha costeira; são aproximadamente 7 quilômetros de ciclovias e praias, sem falar das trilhas e caminhadas no Bosque da Barra e no Parque Chico Mendes. 

O que faz da Barra da Tijuca o melhor bairro do Rio de Janeiro? Dê uma olhada nessa orla.
Vista aérea da Barra da Tijuca e da Pedra da Gávea.

Belezas naturais, esportes, praças e bosques

A Barra possui a maior e uma das mais belas praias do Estado do Rio. A areia branca e fina, a água do mar azul turquesa e o calçadão tornam o lugar um dos mais agradáveis para se fazer uma saudável caminhada com direito a um revigorante mergulho sem pagar nada.

Além disso, existem diversos quiosques de temas variados e postos de salvamento com banheiro e chuveiro. São mais de 14 quilômetros para se andar, nadar ou praticar as mais variadas atividades físicas.

Mas não para por aí. A Barra tem muitos outros lugares para se fazer atividade física além da praia: o Bosque da Barra é excelente para andar de bicicleta, o Parque Natural de Marapendi é ideal para uma caminhada em contato com a natureza (é só ter cuidado com jacarés!), a Ilha da Gigóia vale só pelo ar puro e pelo passeio de barco, a Praça do Ó é um dos melhores lugares do Brasil para andar de skate e bike, entre tantos outros que você vai descobrindo com tempo. Além disso, a Barra tem as melhores academias de ginástica e artes marciais do Brasil.

Adotada há décadas pelos surfistas e bodyboarders, a Barra da Tijuca costuma ter boas ondas para o esporte e é conhecida mundialmente por sediar etapas do Campeonato Mundial de Surf. O bairro também é o point de quem pratica kitesurf, é um dos preferidos dos praticantes de stand up paddle e é também rotineiramente desfrutado pelos entusiastas de jet skis e afins.

Muitas coisas fazem da Barra da Tijuca o melhor bairro do Rio de Janeiro. Uma delas é e exuberante natureza.
Vista aérea da Lagoa Marapendi e Reserva na Barra da Tijuca.

Hospitais e clínicas na Barra da Tijuca

A Barra da Tijuca conta com diversos hospitais, consultórios e centros médicos, muitos deles equipados com o que há de mais avançado tecnologicamente. Alguns dos profissionais mais gabaritados do Brasil atendem em clínicas, hospitais ou centros médicos da Barra, tais como: Centro Médico BarraShopping, Hospital Barra D’Or, Hospital Unimed-Rio, Hospital Rio Mar, Hospital Casa São Bernardo e Hospital Municipal Lourenço Jorge, entre outros.

Forum da Barra da Tijuca

Mas além de ser excelente para profissionais da saúde, a Barra também abraça outros ramos e tem muitas sedes de empresas e prestadores de serviços. O bairro é polo empresarial, possuindo inúmeras salas comerciais, lojas das mais variadas, restaurantes de todos os estilos, agências de automóveis, agências imobiliárias, agências de viagens, cartórios e escritórios de advocacia etc.

De fato, os juristas contam também com a praticidade do Forum Regional da Barra da Tijuca, um local agradável e bem organizado com estacionamento para advogados e funcionários (quem não for pode estacionar no BarraShopping, ligado ao mesmo por uma passagem). O Forum da Barra é arquitetonicamente bonito e suas instalações são seguras, limpas e confortáveis.

A Barra a Tijuca é o melhor bairro do Rio de Janeiro. Vista aérea do Morro do Joá e Pedra da Gávea.
Vista aérea do Morro do Joá e Pedra da Gávea (ao fundo). Joa and Pedra da Gavea Hill – Rio de Janeiro, Brazil

Escolas e universidades na Barra da Tijuca

Também para os estudantes de todas os níveis e idades, o bairro é um dos bairros nobres do Rio de Janeiro e oferece muitas opções para um aprendizado de excelência, incluindo diversos estabelecimentos de ensino superior.

Colégio Santo Agostinho, Colégio Bahiense Barra, Escola Parque, Colégio Anglo-Americano, Escola Americana, Maple Bear (canadense), Colégio Batista, Escola Eleva, CEC (Centro de Educação e Cultura), Colégio Alfa CEM Bilíngue, Santa Mônica Centro Educacional, Colégio Saint John, Escola Carolina Patrício e Colégio IBPI, são algumas das escolas no bairro.

Por sua vez, Universidade Estácio de Sá, Ibmec Barra, Universidade Veiga de Almeida, Centro Universitário IBMR, Unigranrio, UniCesumar, PUC e Centro Universitário CBM-UniCBE – Barra são algumas das diversas instituições de ensino superior no bairro de mais prestígio da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Shoppings, cinemas e teatros na Barra da Tijuca

BarraShopping, New York City Center, Via Parque Shopping, VillageMall Shopping, Shopping Metropolitano Barra, Downtown, CasaShopping, Città América, Barra Square, Barra Garden e Barra World são alguns dos melhores e mais completos shopping centers do Brasil e estão localizados no bairro mais charmoso e um dos que mais valorizam no Rio. Não é exagero dizer que as maiores marcas do Brasil e muitas das melhores do planeta já estão na Barra da Tijuca.

Nesses shopping centers estão alguns dos melhores cinemas do País: UCI (New York City Center), Cinépolis (Rio Design Barra), Espaço (Rio Design Barra), Kinoplex (Via Parque Shopping) e Cinemark (Shopping Downtown). Além disso, na Cidade das Artes, um gigantesco complexo cultural multiuso, existem 3 salas de projeção onde são exibidos filmes clássicos ou de elevado valor cultural, algumas vezes acompanhados de palestras e debates.

A Barra da Tijuca também está bem servida de teatros: Teatro Bradesco (VillageMall Shopping), Teatro Multiplan (VillageMall Shopping), Teatro dos Grandes Atores (Shopping Barra Square), Teatro Antônio Fagundes (CEC Escola), Teatro de Câmara (Cidade das Artes), Grande Sala (Cidade das Artes) são alguns dos palcos onde atores consagrados ou promissores, humoristas e performers, entre outros, costumam apresentar bons espetáculos.

A Barra da Tijuca é considerada o melhor bairro do Rio de Janeiro.
Vista aérea da Lagoa de Marapendi e Praia da Reserva.

Restaurantes na Barra da Tijuca

Esse glamouroso bairro é considerado polo gastronômico, reunindo restaurantes, pizzarias, churrascarias, lanchonetes, padarias e franquias de fast foods. O morador da Barra é bastante favorecido em relação à maioria dos outros bairros do Brasil quando o assunto é gastronomia: de comida italiana a frutos do mar, de sanduíches a requintados pratos, de churrasco rodízio a comidas veganas, a Barra da Tijuca tem de tudo e mais um pouco!

Condomínios da Barra da Tijuca

Novo Leblon, Nova Ipanema, Barramares, Atlântico Sul, Alfa Barra, Alfa Barra II, Santa Mônica, Alphaville, Golden Green e Saint Tropez são alguns dos condomínios fechados mais famosos do Rio de Janeiro e se caraterizam pela segurança reforçada, além de uma série de serviços que auxiliam e tranquilizam bastante a vida de moradores e visitantes, sendo portanto ótimas opções a serem avaliadas com carinho pelo futuro morador da Barra da Tijuca.

O que faz da Barra da Tijuca o melhor bairro do Rio de Janeiro? – aerial view of barra da tijuca rio de janeiro b 2022 07 26 05 34 05 utc
Vista da orla da Barra da Tijuca.

Peculiaridades da Barra da Tijuca

Existe uma diferenciação entre o bairro e a região de mesmo nome; é melhor não fazer confusão; a assim chamada Região Administrativa da Barra da Tijuca compreende o bairro homônimo (com altíssimo IDH), e 7 outros bairros próximos ou relativamente próximos (Itanhangá, Recreio dos Bandeirantes, Joá, Grumari, Vargem Grande, Vargem Pequena e Camorim).

Localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, a Barra da Tijuca iniciou tardiamente sua urbanização em comparação com os bairros do Centro, da Zona Norte e da Zona Sul. Embora possuidora de praias tão ou mais belas que as de Copacabana, Ipanema e Leblon, a Barra passou por ebulição apenas no final do século XX, principalmente após a construção da Autoestrada Lagoa-Barra (Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell), no início da década de 80; de fato, o bairro possuía pouco mais de 20 mil habitantes e passou a ter hoje cerca de 400 mil moradores.

Diferentemente do que ocorre em outros bairros da cidade, a estrutra do bairro é bastante peculiar, sendo muito pouco comum a existência de botequins e pés sujos, por exemplo, talvez por conta desse amadurecimento tardio, bem como da escolha urbanística e arquitetônica por um modelo mais parecido com a cidade de Miami, nos EUA (para o bem ou para o mal), que possui similaridades climáticas e geográficas (praias, restingas, manguezais etc).

Transporte

Considerado anteriormente um dos pontos fracos do bairro, o transporte público melhorou bastante desde a Copa do Mundo do Brasil e os dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Além das linhas de ônibus convencionais, o BRT circula pelo bairro em uma faixa exclusiva e com algumas linhas expressas. Mas o maior diferencial é, sem nenhuma dúvida, o metrô; a inauguração da ótima estação Jardim Oceânico auxiliou imensamente a integração com outros bairros, e a promessa é de ampliação do serviço. O bairro também possui diversos pontos de taxi.

Vida noturna

A Barra já tem tradição em matéria de agito e baladas. As avenidas Olégário Maciel (bares), Marechal Henrique Lott (Rosa Shopping) e Armando Lombardi (diversas boates), por exemplo, são ótimas opções para quem aprecia de boemia e vida noturna. Além disso, abriga casas de shows que rotineiramente recebem os maiores artistas nacionais e internacionais, e o tradicional Rock in Rio é realizado de tempos em tempos na Cidade do Rock, na Avenida Salvador Allende.

O Pôr do sol na Barra da Tijuca é um dos mais lindos do mundo. É por essas e por outras que a Barra da Tijuca é o melhor bairro do Rio de Janeiro.
O Pôr do sol na Barra da Tijuca é um dos mais bonitos do mundo.

Segurança

A Barra da Tijuca é um dos bairros mais patrulhados pela Polícia Militar do Rio de Janeiro e tem o 31º Batalhão de Polícia Militar, na Avenida Ayrton Senna. Além disso, o bairro conta também com duas delegacias da Polícia Civil: a 16ªDP, localizada na Praça Desembargador Araújo Jorge, e a Delegacia de Homicídios da Capital, localizada na Rua General Ivan Raposo.

A Barra da Tijuca é o melhor bairro do Rio de Janeiro. Vista aérea da Barra da Tijuca e Joá.
Vista aérea da Barra da Tijuca e do Joá.

O melhor bairro do Rio de Janeiro? Sim!

Após a realização dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo de Futebol, praticamente esgotou-se o argumento de quem achava que habitar na Barra da Tijuca seria como “morar no fim do mundo”. Com o BRT e principalmente com o metrô é possível chegar em qualquer local da cidade em minutos. E vice-versa, claro. Deu falta da boemia? Vá de metrô para Lapa, caminhe em Santa Tereza. Bateu saudade de parentes e amigos que moram em outros bairros? É só marcar um encontro e embarcar que, em alguns minutos, você chega lá.

É claro que nem tudo é perfeito e o BRT é muito mais um projeto “quebra-galho” do que solução definitiva para o transporte público no Rio de janeiro, deixando a desejar desde sempre. O ideal seria ampliação das linhas do metrô subterrâneo pelo menos até o Recreio ou até a construção de metrô de superfície (muito mais barato de fazer) até o mesmo destino. Mas o fato é que muitas pessoas simplesmente “desapegaram” de seus automóveis e hoje usam opções de transporte público, como Uber e similares, fazendo até uma economia — afinal, ter carro custa uma fortuna na “ponta do lápis”.

A Barra da Tijuca é o bairro ideal do Rio de Janeiro para quem quer vivenciar a natureza e ter qualidade de vida. Com suas belas praias, ar puro e áreas verdes, a Barra oferece uma combinação única de vida urbana com vida ao ar livre. Além disso, este bairro também possui uma variedade de shoppings sofisticados, restaurantes de primeira linha e locais de entretenimento de nível internacional. Com todas essas facilidades disponíveis, não é à toa que a Barra da Tijuca é considerada o melhor bairro do Rio de Janeiro.

Com este artigo, esperamos ter ajudado todos os que procuram conhecer (ou se atualizar) um pouquinho mais sobre esse lindo e valorizado bairro da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. E pode ter a certeza que investir em um imóvel na Barra da Tijuca, não importando o tamanho, pode ser uma excelente escolha para toda a vida.

Pense nisso e, desde já…. seja bem-vindo ao (seu) futuro!

You May Also Like