Search Day Night
3837 Followers
Home Office

Home office: 10 vantagens e 10 desvantagens

Neste artigo, abordamos os prós e os contras do home office ou trabalho remoto e de que forma ele pode impactar a vida das pessoas nos próximos anos

Quase ninguém discute que morar na Barra da Tijuca traz enorme satisfação e promove melhoria na qualidade de vida. Por isso, para muitos moradores, ter que sair do bairro para trabalhar pode representar um considerável nível de aborrecimento ou até um transtorno. Dependendo do dia e do horário, mesmo um deslocamento dentro do bairro pelo mesmo motivo pode ser estressante.

Todo esse estresse gerado pelo deslocamento da casa para o local de trabalho e vice-versa (seja ele feito em transporte público ou veículo próprio) pode colocar a perder todo esse ganho em qualidade de vida, comprometendo, de forma significativa, além da saúde física, também a saúde mental. Já pensou nisso?Então, que tal seria poder trabalhar dentro de casa e evitar todo o desconforto e a amolação que sugam sua energia?

Cada vez mais pessoas e empresas em todo o mundo optam pelo home office, modalidade de trabalho muito mais flexível que o antigo modelo, quando praticamente todas as tarefas eram efetuadas presencialmente, algumas vezes com utilização de cartão de ponto. Quando abordamos trabalho remoto, estamos tratando possivelmente de um novo paradigma no qual a relações profissionais focam mais em resultados objetivos, não importando tanto a forma com que o trabalho é efetuado e tampouco rigidez da carga horária da jornada.

‘Meu Escritório é na praia…’ [Charlie Brown Jr.]

O Home Office Pode Possibilitar Muito Mais Liberdade E Qualidade De Vida. Até Mesmo A Praia Pode Ser O Lugar Escolhido Para O Trabalho Remoto
A praia pode ser o lugar escolhido para o trabalho remoto

Muitas coisas mudaram desde que o visionário Henry Ford revolucionou, no início do século XX, o mundo dos negócios com a adoção da linha de montagem, sistema no qual cada empregado executava uma parte da construção de um bem até que o produto estivesse pronto ou semipronto, aumentando a produtividade.

Entre as mudanças mais radicais destacam-se: a adoção em larga escala de micro computadores (e telefones móveis) — tanto por empresas como por pessoas físicas — e a universalização dos serviços de internet, que permitiram aumento na quantidade de informação recebida e significativa melhoria na comunicação.

O home office ou trabalho remoto pode ser definido como qualquer forma de trabalho executada em uma localização remota, podendo ser a própria casa da pessoa, mas também um escritório remoto, seja ele particular ou compartilhado (coworking). Portanto, até mesmo a praia pode ser o lugar escolhido — desde que, é claro, disponha de uma boa conexão de internet e que o trabalhador possua o equipamento necessário (quando falamos de trabalho remoto devemos ter em mente que o que importa é que a pessoa entregue o resultado, não dependendo de onde ela esteja, do ponto de vista físico).

Trabalho remoto (home office), saúde e alimentação

Outro ponto importante relativo ao trabalho remoto é que ele possibilita fazer uso de uma alimentação muito mais em conta e também muito mais saudável em comparação com aquela baseada em fast food, a qual as pessoas acabam recorrendo quando trabalham longe de casa na intenção de evitar perder tempo ou mesmo por falta de opção; não poucas vezes, comer fora de casa é algo dispendioso e pouco saudável.

Além de permitir gastar menos e consumir comida caseira mais saudável (incluindo todas as variações no cardápio que você criar!), trabalhar em casa pode também viabilizar aquele investimento numa reeducação alimentar baseada em alimentos integrais e/ou não industrializados, a qual acabará impactando positivamente tanto na qualidade quanto na expectativa de vida. Esse ganho em saúde seria igualmente benéfico tanto para pessoas quanto para empresas — pois acarretaria menos faltas por doenças e maior produtividade do funcionário.

Home office, tecnologia e isolamento social

Nos últimos anos, houve expressivo aumento no número de notícias e debates a respeito de trabalho remoto ocasionado pela crise sanitária que acometeu, em maior ou menor intensidade, praticamente todo o planeta. Contudo, o trabalho remoto já vinha sendo adotado bem antes de surgir a pandemia de Covid-19. Na verdade, essa modalidade laboral foi florescendo paralelamente ao desenvolvimento da internet.

Isso mesmo, muito antes do surgimento da terrível patologia, já havia muita gente trabalhando fora de escritórios de empresas graças aos avanços tecnológicos referentes à rede mundial de computadores — a velocidade da banda larga, o surgimento de sites cada vez melhores e a evolução dos mecanismos de busca, por exemplo, capacitaram e deram muito mais autonomia a quem pesquisa determinado assunto e busca informações precisas para embasar determinado projeto ou trabalho.

De forma similar, a comunicabilidade foi igualmente turbinada pela tecnologia. A rede mundial de computadores e a telefonia celular conectaram milhões de pessoas e empresas em todo o planeta (e também no espaço!), como nunca antes em toda história, impactando muito positivamente a comunicação, extinguindo, muitas vezes, a obrigatoriedade de presença física nas interações humanas.

O home office e a relações interpessoais

Woman In Black Long Sleeve Shirt Using Macbook
A falta de contato físico com outras pessoas pode ser um problema para alguns

Acima, fizemos projeções e listamos fatores que podem impactar muito positivamente a qualidade de vida das pessoas e também a produtividade de empresas, entre outras vantagens do trabalho remoto. No entanto, também existem incertezas, afinal ninguém tem bola de cristal para prever com exatidão o futuro.

Ainda não se sabe ao certo o que uma mudança radical no ambiente de trabalho pode causar, já que o contato físico, a conversa olho no olho, o almoço com os colegas e até mesmo aquele papo divertido na happy hour também podem ser muito importantes para as pessoas, variando de acordo com a personalidade de cada um.

Isso também diz respeito às empresas, pois muitas delas firmam seus vínculos empregatícios levando em conta o coleguismo e o espírito de equipe, sobre os quais a mudança poderia ter enorme impacto. Além do aspecto da colaboração, muitas empresas também incentivam a competição interna de funcionários e colhem os frutos disso (desde que haja lealdade na disputa, claro). Sendo assim, apesar de ter aspectos bastante promissores, somente o tempo dirá de que forma o home office vai influenciar realmente o rendimento de muitas empresas.

Trabalho remoto, presencial ou híbrido?

Focando na produtividade e no bem estar, existem diversos fatores que devem ser abordados quando se vai definir o que é mais vantajoso para empresas e funcionários. Pode-se optar pelo trabalho presencial, trabalho remoto ou ainda trabalho híbrido — interessante alternativa na qual os funcionários passam apenas alguns dias da semana (ou mesmo algumas horas por dia) na empresa. Esta última evita o possível esfacelamento das relações interpessoais citadas anteriormente e também possui potencial de evitar a desgastante jornada na hora do rush.

Sendo assim, talvez ninguém seja capaz de definir melhor o ambiente no qual a pessoa rende mais, em que local ela pode ser mais produtiva e de que forma o potencial da mesma pode ser integralmente aproveitado do que ela própria. Portanto, decidir onde executar determinada tarefa poderia ser uma escolha pessoal, o que seria ótimo para os seres humanos, e deveria ser uma escolha pessoal, porque seria vantajoso também para as empresas, desde que, para tanto, seja levada em conta a entrega de um serviço de qualidade e dentro do prazo.

Algumas dicas para o home office

Woman In White Long Sleeve Shirt Sitting On Gray Couch With Macbook
Investir em um bom headphone pode solucionar 90% dos problemas quando se faz trabalho remoto

Alguns cuidados são indicados para um bom nível de produtividade em tarefas profissionais feitas em casa, como, por exemplo, ficar apenas com o computador em um lugar quieto ou isolado. Para a grande maioria, é importante a tranquilidade e um ambiente sem poluição sonora para não atrapalhar a concentração, do contrário, num ambiente cheio de distrações difíceis de contornar, pode-se colocar tudo a perder. Não obstante, um bom headphone pode funcionar muito bem para muitas pessoas na luta contra o barulho inimigo do trabalho.

Outra boa dica é manter a disciplina e fazer uma programação bem definida, de preferência com metas. Isso evitará que fique adiando iniciar aquela parte mais trabalhosa ou chata do serviço. O hábito de ficar constantemente deixando para o dia seguinte pode acabar se tornando ad aeternum e, por isso, se tornar fatal para a boa avaliação de seu desempenho pelo cliente ou chefe, pois coloca em risco o prazo de entrega.

É aconselhável evitar todo e qualquer tipo de distração que atrapalhe seu trabalho, tais como: assistir programas de TV, jogar video games, bater papo furado ao telefone, receber visitas que não estejam relacionadas ao serviço e até mesmo namorar nesse período. Afinal, tenha sempre em mente que só o que muda é o local onde é feito o serviço, mas a produtividade deve ser a mesma ou até superior, já que conta com facilidades e algumas horas a mais que você gastaria no deslocamento de ida e volta ao local de trabalho.

Normalmente, todo local de trabalho convencional está bem equipado com material de escritório para que os serviços possam ser executados com eficiência e para que os funcionários tenham os meios adequados para tal. No ambiente de home office a necessidade é a mesma e, sendo assim, tenha em mente que vale a pena investir numa ótima cadeira, numa mesa adequada e num bom computador, no mínimo. O resto você vai montando com o tempo; pode ter certeza que você vai ter sempre algo a mais para incrementar seu novo ambiente de trabalho e, por conseguinte, aumentar seu desempenho profissional.

Prós e contras do home office

Os prós

1 – Optar por trabalhar em casa possibilita passar mais tempo com a família.

2 – Trabalhar remotamente evita a obrigatoriedade de enfrentar o trânsito, principalmente na estressante hora do rush. O home office é a melhor maneira de evitar o desgaste físico e mental no rotineiro trajeto para o trabalho e ainda ajuda a economizar um bom dinheiro em transporte ou combustível.

3 – A opção pelo trabalho remoto permite fazer as refeições em casa e, assim, realizar uma economia significativa de dinheiro, além de possibilitar uma vida mais saudável através de uma alimentação melhor.

4 – É possível estar em contato permanente com outros seres humanos trabalhando remotamente. Os surpreendentes e constantes avanços da tecnologia tornaram possível unir as pessoas virtualmente, mesmo que elas estejam fisicamente distantes, e a tendência é que isso melhore ainda mais. Hoje em dia, os meios de comunicação já estão altamente desenvolvidos, o que pode ser suficiente para evitar a solidão, ao menos para a maioria das pessoas.

5 – Durante a recente crise sanitária que assolou o mundo, o trabalho remoto mostrou que pode ser uma maneira altamente eficaz de minimizar significativamente ou até de superar os problemas causados por qualquer tipo de quarentena ou isolamento social forçado.

6 – Quando alguém ama o que faz, quando o trabalho lhe traz prazer, seu rendimento e sua produtividade tendem a aumentar grandemente. O trabalho remoto permite que você dite o ritmo, escolha a carga horária, decida sobre os intervalos para descanso e alimentação etc, e tudo isso vai sempre contribuir para a satisfação pessoal.

7 – O tempo que alguém desperdiça no trajeto de ida e volta ao trabalho pode ser substituído por outras coisas que melhorem a vida pessoal, tais como: leitura (que favorece o lado intelectual), prática de esportes ou academia (que melhoram a saúde) e até mesmo ficar mais tempo junto da pessoa amada (o que melhora o lado emocional).

8 – Sabe aqueles pequenos serviços que precisam ser feitos em casa e você tem que deixar para o fim de semana (quando você deveria se divertir e descasar) por falta de tempo? O home office permite que você administre seu tempo e possa resolve-los de forma satisfatória, sem comprometer seu(s) dia(s) de descanso.

9 – Home office também pode favorecer a sua segurança. Morar em grandes centros urbanos traz um certa dose de perigo, e ao sair de casa corre-se o risco de assaltos e acidentes de trânsito (contingências que o carioca conhece bem), por exemplo. Agora tente calcular em quanto seria reduzida a probabilidade de algo ruim acontecer na rua apenas por poder ficar em casa. Pois é.

10 – Muita gente sofreu desnecessariamente antes da ciência catalogar o déficit de atenção com hiperatividade. Quem tinha TDAH era comumente confundido como relapso, indisciplinado ou até irresponsável. Optando pelo trabalho remoto, cada um pode determinar a forma como produz, apenas importando o resultado e não quantas vezes interrompeu o serviço para dar uma caminhada, fazer um exercício ou tocar um instrumento musical.

Os contras:

1 – No mundo real, é muito mais fácil resolver alguma questão estando sob o mesmo teto com seu interlocutor do que enviando um email, o qual deverá ser recebido, lido e só depois respondido sabe-se lá quando.

2 – Outro problema muito comum que pode acometer quem adota o home office é a tentação de ficar na cama por preguiça e acabar cochilando, perdendo, assim, um tempo precioso e comprometendo o prazo do trabalho.

3 – De modo inverso, optar por trabalho remoto pode fazer com que pessoas com tendências a workaholic acabem passando horas em demasia na frente ao computador, comprometendo, física e mentalmente, a saúde.

4 – Outro estranho fenômeno psicológico relatado é que alguns que optam pelo home office não conseguem desligar-se do trabalho quando estão de férias, uma vez que seu ambiente de trabalho é o mesmo para seu merecido lazer e seu revigorante descanso.

5 – Nem sempre estar em casa representa algo bom e nem sempre significa estar num ambiente propício para trabalhar: vizinhos barulhentos, obras próximas ou mesmo muita movimentação dentro de casa, por exemplo, podem atrapalhar e muito.

6 – De forma similar porém inversa, nem sempre sair de casa para trabalhar é algo necessariamente penoso, vai depender da pessoa. Sair pode até ser bom, abrir mão disso é que pode ser nocivo. O estresse muitas vezes é causado pela rotina desgastante e repetitiva. Assim, variar e ir para outro ambiente que não sua própria casa para produzir pode (em condições favoráveis para esse trajeto) ser algo compreensivelmente prazeiroso para alguns.

7 – Para algumas pessoas, trabalhar dentro de casa por longo período de tempo pode causar sentimentos de solidão ou tristeza, os quais serão mais ou menos graves de acordo com cada um e cada situação. Alguns podem deixar de sair para tomar sol, caminhar e respirar ar puro, por exemplo, o que só agrava o problema.

8 – Pesquisa divulgada pela Microsoft em 2022 mostrou que alguns que trabalham remotamente podem se sentir  “socialmente isolados, culpados e tentem fazer compensações”. Logo, pode-se tentar compensar conscientemente, trabalhando muito além do necessário (o que faz mal), ou inconscientemente, atacando a geladeira e comendo (ou bebendo) em demasia (o que pode acarretar graves problemas), por exemplo.

9 – Dependendo de onde a pessoa mora e de cada personalidade (cada caso é um caso), a solidão pode ser um problema sério com home office, pois somos seres sociais, por isso, apenas uma minoria consegue viver em isolamento total e muito pouca gente é consegue levar uma vida sem contato diário com outros humanos.

10 – Somos complexos. Assim como os seres humanos são dotados de incrível capacidade adaptativa, habitando do Polo Norte e aos mais desérticos ambientes, também podem ficar entediados, desanimados ou até deprimidos quando submetidos a rotinas; trabalhar onde se mora pode se tornar algo pouco estimulante para os sentidos, ao contrário do que acontece quando saímos de casa e nos deparamos com o assombroso imponderável.

Curiosidades sobre home office

1 – Diferentemente do que muita gente pode pensar, a expressão “home office”, em Inglês, não é muito utilizada em países de língua inglesa, mas foi adotada no Brasil como sinônimo de trabalho fora do escritório. Também não é utilizada em Portugal, onde se utiliza a expressão “trabalho remoto”.

2 – Uma recente pesquisa do Kayak apontou o Brasil como o melhor país da América do Sul para o home office.

3 – Por sua vez, o Reino Unido é o país europeu onde o trabalho remoto mais teve adesão.

4- Além do trabalho remoto e do trabalho híbrido, abordados neste artigo, a redução da jornada de semanal de trabalho também passou a ser uma opção para pessoas combaterem o esgotamento mental e empresas evitarem a fuga de cérebros decorrente de uma rotina excessivamente exigente. Essa redução já começa a ser testada em países como: Portugal, EUA, Reino Unido, Bélgica, Islândia, Nova Zelândia e Escócia, entre outros.

Especialistas opinam sobre home office:

No vídeo abaixo, Nick Ellis, fundador do site TechTudo, e André Fogaça, jornalista especializado em informática do site Olhar Digital, abordam o tema com muita propriedade, confira:

O futuro do home office

Não resta dúvida que o home office tem potencial de impactar significativamente o mercado de trabalho e as relações humanas nos anos vindouros. No entanto, é preciso reconhecer que nem todos os tipos de trabalho podem ser executados dessa forma, pelo menos por enquanto. Os trabalhos braçais, por exemplo, não têm como serem feitos dessa forma. Tampouco os esportistas profissionais hoje em dia podem optar pelo trabalho remoto (talvez com raras excessões, como os enxadristas).

“O futuro começa agora”, diz o ditado. Os desenvolvimentos dos drones, da robótica e das câmeras de vigilância já começam a transformar a realidade dos profissionais de segurança pública e dos militares. De forma similar, sabemos que todo esse o avanço da tecnologia e da comunicação já é utilizado largamente na medicina, até mesmo em complexas cirurgias, embora ainda com certo grau de pioneirismo. Portanto, num futuro não tão distante, os trabalhos remoto ou híbrido podem vir a ser regra, não mais excessão. Só o tempo dirá.

Você já trabalha remotamente?

E você, caro leitor, já optou alguma vez pelo trabalho remoto ou híbrido? O que pensa sobre a redução da jornada ser adotada no nosso país como forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas e a produtividade das empresas? Por favor deixe sua opinião a respeito deste artigo e dos temas abordados. Críticas e sugestões são sempre bem-vindas. Obrigado por acompanhar esta matéria e até a próxima!

Atualizado em 25/07/2022 por Redaçao Barrazine

Total
13
Share
Copy link