Atualizado em fevereiro 22nd, 2023 at 10:19 pm
Antes de investir em uma franquia, os empreendedores devem prestar atenção em segmentos como: serviços, moda, saúde e estética, principalmente
O universo da franquia é uma das opções mais seguras para profissionais que desejam investir e entrar para o mundo do empreendedorismo. Segundo relatório de desempenho do 1º Trimestre de 2022 da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o resultado do faturamento das franquias neste período foi R$ 188.568 MI, com uma taxa de crescimento de 8,8% em relação ao mesmo período de 2021. Tal resultado é apontado pela ABF como um cenário de recuperação, uma vez que o resultado de 2021 foi negativo. Já o crescimento em relação a 2020 foi de 4,4%.
Os setores que tiveram maior crescimento nas operações de franquia, foram os segmentos de serviços, que sozinho acumulou o resultado positivo de 12,8%, seguido pelo ramo de moda com o valor de 11,4% e saúde, beleza e bem-estar com o resultado de 8,7%.
Segurança para investir em uma franquia
“A segurança do negócio por todo o suporte que se recebe em negociação, treinamento, marketing e os bons índices do mercado colocam a franquia como uma opção de investimento muito segura”, destaca Odilon Neto, fundador da QÓculos, rede de franquias de óculos de sol e de grau.
Neto comenta que quem planeja abrir um negócio nesse modelo conta com a expertise do franqueador, um plano de negócios estruturado e um planejamento mais assertivo. Além disso, tem várias opções de marcas consolidadas e nos mais diferentes ramos de atividades.
Pensando em ajudar os investidores a adquirirem uma franquia, no segmento de saúde, beleza e bem-estar, de forma segura, Odilon, que está no segmento há mais de 20 anos, preparou cinco dicas:
- Pesquisar antes de investir
Antes de assumir uma franquia, o investidor deve fazer uma análise do negócio. Não basta escolher a mais lucrativa. É preciso avaliar a compatibilidade da atividade com o perfil de empreendedor.
- Planeje os investimentos e os lucros
É preciso ter capital suficiente para iniciar e para manter a operação até que ela se torne rentável. O risco de gastar mais do que havia sido planejado é uma possibilidade em qualquer empreendimento. Por isso é importante ter cuidado para administrar seu negócio sem prejudicar a saúde financeira da franquia.
Apesar dos riscos serem reduzidos e da franqueadora dar estimativa do prazo de retorno do investimento, lucro e faturamento, muito do sucesso e da lucratividade depende exclusivamente do franqueado. Por isso, começar um negócio pensando apenas no quanto receberá de volta, pode ser um caminho perigoso a trilhar.
O franqueado precisa estar atento a toda operação da sua unidade, compreendendo seus números, funcionários, de forma completa, para ajudar também nas tomadas de decisões. Afinal, cada franquia é única.
- Contato com outros franqueados antes de investir
Conversar e estudar outras pessoas que investiram no mesmo segmento que você e que já criaram uma experiência no assunto, pode ser uma ótima ajuda para tirar algumas dúvidas e até receber conselhos antes de realizar seu próprio investimento.
- Entenda o suporte
Toda rede oferece um sistema de suporte para novos franqueados, tudo com intuito de ensinar aquele novo empresário como lidar com a administração da sua franquia. Contudo, a frequência e o modo desse suporte podem ser diferentes para cada franqueadora, por isso, pesquise e entenda qual a melhor opção, pois isso também faz toda a diferença para alcançar o sucesso.
- Não se esqueça dos concorrentes
Fique atento à concorrência ao redor do seu ponto comercial. Analise os pontos fortes e os pontos fracos deles, e compare com os seus. Nem sempre um concorrente por perto é negativo, ele pode ser um grande gerador de tráfego que pode beneficiar a sua loja. Se o seu negócio tiver bons atrativos, poderá se beneficiar do fluxo de pessoas que esse concorrente propiciará.
Esse público perceberá o seu diferencial e, certamente, irá querer conhecer o seu negócio. Aí dependerá só de você (loja limpa, bem cuidada e iluminada) e dos seus colaboradores (atendimento cordial, atencioso e com as palavras-chave, “bem-vindo!”, “em que posso ajudar?”, “posso sugerir?”, “obrigado por ter vindo e volte sempre!”, entre outros).
“Com essas dicas fica fácil compreender a melhor maneira de agir antes e após investir em uma franquia. Seguindo esses passos, o investidor terá mais confiança e se tornará um franqueado de excelência, fazendo valer o papel que o Brasil representa, como um dos países com mais empreendedores no mundo”, finaliza o fundador Neto.
- Sobre a QÓculos
A QÓculos é uma rede de franquias de óptica, que possui 30 unidades espalhadas pelo Brasil. Com uma proposta ousada, a rede trouxe a expertise do digital para suas lojas físicas, gerando uma experiência de compra única para seus clientes e criando diferenciais exclusivos, frente aos concorrentes. Inclusive, este ano a marca ganhou o Selo de Excelência em Franchising 2022, pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), e o selo de Melhor Franquia do Brasil pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios, ambas têm como objetivo distinguir marcas que são referências das melhores práticas do setor no país.
Investir em uma franquia pode render bons frutos
Por último, mas não menos importante, investir em uma franquia dá aos empreendedores a chance de serem seus próprios patrões sem serem sobrecarregados por todos os riscos envolvidos em começar um negócio do zero. Com um sistema de suporte confiável para apoiá-los, eles podem se concentrar no crescimento de seus negócios sem se preocupar em cometer erros dispendiosos ou ter que lidar com problemas imprevistos. Resumindo, investir em uma franquia é a forma perfeita para aspirantes a empreendedores iniciarem uma jornada vitoriosa no Brasil!