Search Day Night
Aulas de Dança

Aulas de dança na Barra da Tijuca: 10 academias para aprender a arte

Que tal praticar uma atividade ótima para conhecer pessoas e que também alia cultura, exercícios físicos e diversão? Neste post, mostramos diversos motivos pelos quais a dança é uma ótima maneira de ter mais qualidade de vida e uma excelente forma de higiene mental e listamos algumas das melhores academias para aulas de dança da Barra da Tijuca!

Atualizado em fevereiro 7th, 2023 at 12:51 pm

Que tal praticar uma atividade ótima para conhecer pessoas e que também alia cultura, exercícios físicos e diversão? Neste post, mostramos diversos motivos pelos quais a dança é uma ótima maneira de ter mais qualidade de vida e uma excelente forma de higiene mental e listamos algumas das melhores academias para aulas de dança da Barra da Tijuca.

Você já sentiu que sua vida precisa de um pouco mais de ritmo? Você quer encontrar algo que melhore sua saúde física e mental, além de unir as pessoas? Então dançar pode ser a resposta! Neste post, exploraremos o potencial da dança como método de aprimoramento cultural e melhoria da saúde física e mental.

Como todos sabemos, dançar é um hobby muito prazeiroso que leva muitos anos para dominar. Para muitas pessoas, dançar é uma saída criativa que lhes permite se expressar de uma maneira que não conseguem com palavras. Como dançarino, você pode se expressar para uma multidão, em um palco profissional ou até mesmo em sua sala de estar.

O mundo da dança está repleto de nomes talentosos, como: Carlinhos de Jesus, Ana Botafogo, John Travolta, Mikhail Baryshnikov, Gregory Hines, Ginger Rogers, Gene Kelly e Fred Astaire, entre outros, cada qual no seu estilo. Não importa que tipo você prefere, a dança faz você se sentir muito bem e livre, seja com balé, sapateado, gafieira ou dança moderna.

Balé clássico

Uma história pode ser escrita ou dançada sem narração. O balé (ou ballet) é uma obra de arte que conta uma história através da dança. Um balé geralmente tem um determinado número de movimentos e uma história sobre amor ou outra emoção forte. Em um balé, os dançarinos usam fantasias e dançam quase flutuando ao som de uma bela música, como uma obra de Tchaikovsky.

Não são segredos que o balé é uma das melhores formas de exercício que existe e que praticar o balé desde cedo até a maturidade é o segredo para permanecer em forma e saudável por toda a vida. De fato, a melhor forma de exercício é, na verdade, aquela de que você gosta e, portanto, faz continuamente. Então como fazer uma criança se interessar pelo balé?

Seja sincero e mostre para ela que o balé é uma forma única de exercício que traz muitos benefícios para pessoas de todas as idades, incluindo crianças. O balé não é como certos esportes, porque não exige força física ou agilidade como pré-requisitos, o que significa que qualquer um pode aprender. Na verdade, as crianças são bailarinas natas, pois têm mais flexibilidade do que os adultos e podem aprender rapidamente.

Crescendo na era dos computadores, videogames e smartphones, muitos pais temem que os filhos não passem tempo suficiente brincando ao ar livre e geralmente tentam compensar matriculando-os em atividades extracurriculares.

Embora um pouco exagerada na maioria das vezes, essa preocupação tem sua razão de ser. Crianças que participam de programas de artes, teatro ou dança têm maior autoestima e estão mais dispostas a correr riscos e ser assertivas.

Sapateado

Quando se trata de dançar, é difícil pensar em uma atividade mais legal do que sapateado! Com origem no início do século 19, o sapateado é uma forma de dança que combina sons percussivos com movimentos de dança e é feito batendo os pés no palco , no chão ou em outra superfície dura. Os sapateadores se apresentam para públicos em todo o mundo ao som de música popular de uma ampla variedade de estilos.

Pole dancing

Pessoas de todas as idades e de todas classes estão descobrindo os benefícios que a pole dance pode trazer. É uma atividade que está ganhando popularidade em vários países porque é muito eficaz na queima de calorias e gordura e uma das formas de exercício mais libertadoras e estimulantes que existe. Além de uma ótima maneira de conhecer pessoas, também é ideal para quem deseja estar em forma, aliviar o estresse ou mesmo temperar a relação.

Jazz

A maioria das pessoas pensa que dançar sempre envolverá torcer, rodopiar e girar seu corpo ao som da música de uma maneira frenética. Isso é apenas parcialmente verdade. Nascido de influências africanas, o jazz dance se desenvolveu nos Estados Unidos, sendo muito utilizado nos musicais da Broadway. É provavelmente o estilo de dança mais popular naquele país e também bastante difundido no Brasil e em muitos outros países do mundo

Trata-se de uma bonita modalidade de dança na qual não existe nenhuma regra sobre o que vestir ou como se mover. Em vez disso, o jazz é uma dança improvisada que segue principalmente a batida da música e geralmente acompanha canções populares. Esse criativo estilo permite movimentos mais livres em comparação com outros gêneros de dança e, entre os principais subgêneros, estão o jazz moderno e street dance.

Mais motivos para frequentar uma academia de dança

Segundo a Universidade do Colorado, localizada em Boulder (EUA), existem alguns bons motivos para todo mundo dançar, e você nem precisar sair de casa. Confira alguns:

  • É muito fácil e qualquer um pode. Qualquer pessoa pode dançar: na sua cozinha, no seu dormitório ou na pista de dança com amigos Não precisa ser coreografado e seu plié não precisa ser perfeito. O objetivo da dança é se mover e se divertir!
  • É um ótimo exercício. Você já reparou que numa pista estão sempre todos muito suados? Acredite ou não, todos esses chá-chá-chás consomem muita energia e fazem uma ótima sessão de exercícios cardiovasculares! Semelhante a outros cardio, como natação e corrida, a dança é ótima para a saúde cardiovascular e o condicionamento físico geral.
  • É bom para a cuca. A dança não melhora apenas sua saúde física, ela também pode melhorar sua saúde mental. Quando você dança, seu corpo libera endorfina, o hormônio da felicidade, que pode ajudar a melhorar humor, concentração e estado mental em geral. Também oferece uma ótima saída para vencer frustrações e praticar a concentração.
  • Dança é cultura. Quer fugir da rotina? Transporte-se para outro mundo através da dança. Diferentes formas de dança nos permitem explorar e apreciar uma grande variedade de culturas, desde a salsa cubana até a rítmicos indígenas. Praticar diferentes estilos de dança pode nos ajudar a nos conectar melhor com a comunidade global.
  • É ótimo para conhecer pessoas. Numa sociedade competitiva como a que vivemos, fazer amigos pode ser uma tarefa difícil, mas dançar pode ajudar a aliviar um pouco o estresse do dia a dia e ainda ser uma ótima oportunidade de falar com outros com interesses comuns.

Quão boa é uma sessão de cardio com dança? Tudo depende de quão forte você estiver se sacudindo. 

As danças de ritmo acelerado, como hip-hop e salsa, consomem mais energia do que algumas formas de dança de ritmo lento, como o tango e a valsa.

Assim que você colocar um rapaz e uma moça na mesma sala, haverá algum tipo de interação entre eles. Tenho certeza de que você não ficaria surpreso se eu dissesse que essa interação pode ser muito intrigante e, claro, não estou falando sobre quando eles estão brigando.

O que você acha que eles fazem? Você acha que eles falam sobre suas aulas e seu futuro? Bem, é claro que sim, além de amenidades, como artes, lazer e entretenimento.

Aulas de dança na Barra da Tijuca

Escola Nacional de Dança RJ

Balé, jazz, dança contemporânea, street, infantil etc

Endereço: Avenida das Américas, 3939 – Sala 306/307 – Barra da Tijuca
Telefone: (21) 98494-2263
Site: https://linktr.ee/EscolaNacionaldeDanca

Alfa Ballet Studio

Balé, jazz, contemporâneo, street etc

Endereço: Rua Maestro José Siqueira, 81 – Barra da Tijuca
Telefone: (21) 99827-9000
Site: https://alfaballetarte.wixsite.com/meusite

Escola de Dança da Barra

Balé clássico, jazz, sapateado, dança contemporânea, street, tecido acrobático, dança ritmos, infantil, terceira idade etc

Endereço: Avenida Marechal Henrique Lott, 163 – Bloco 2, Sala 202 – Barra da Tijuca
Telefone: (21) 99948-1717
Site: https://escoladedancadabarra.com.br/modalidades/

Denise & Vera Casoni Jazz Ballet

Balé clássico, jazz, sapateado, street, teatro musical, infantil etc

Endereço: Avenida das Américas, 7907 – Bloco 2- loja 123 – Barra da Tijuca (Open Mall Shopping)
Telefone: (21) 98828-0593
Site: https://www.deniseeveracasoni.com.br/

OBS Sapateado

Sapateado etc

Endereço: Avenida das Américas, 2480 – Barra da Tijuca
Telefone: (21) 2494-4050
Site: https://www.obs-sapateado.com.br/site/

Petite Danse

Sapateado, balé clássico etc

Endereço:  Estrada da Barra da Tijuca, 1636 – Itanhangá
Telefones: (21) 2491-4281 / (21) 2571-7531
Site: https://petitedanse.com.br/

Escola de Dança Fabiano Vivas

Dança de salão, zumba, ritmos mix etc

Endereço:  Rua Maestro José Siqueira, 81 – Barra da Tijuca (AlfaBarra II)
Telefone: (21) 3546-7749
Site: https://fabianovivas.com.br/

CODA Escola de Dança – Conexão da Dança

Balé, jazz, sapateado, dança contemporânea, infantil etc

Endereço: Avenida das Américas, 7700 – 131 – Barra da Tijuca (Barra Mall)
Telefone: (21) 98746-0683
Facebook: https://www.facebook.com/CODAbarra/?locale=pt_BR

Escola de dança Jaime Arôxa Barra da Tijuca

Dança de salão, forró etc.

Endereço:  Avenida das Américas, 500 – bloco 20 sala 226 – Barra da Tijuca
Telefone: (21) 97550-767 2
Instagram: https://www.instagram.com/jaimearoxabarraks/

Studio Nefertari

Dança do ventre etc

Endereço: Avenida das Américas, 555/303 – Barra da Tijuca
Telefone: (21) 99962-3839 WhatsApp / (21) 2548-6389 / (21) 2493-7200
Site: http://www.nefertari.com.br/

Um vida saudável e gratificante com a dança

A dança é uma ótima atividade para ajudar as pessoas a levar uma vida saudável e gratificante. Tem o poder de unir as pessoas, promover o bem-estar geral e cultivar a autoexpressão. Com seus muitos benefícios físicos, mentais e emocionais, a dança não deve ser subestimada como uma maneira agradável de se manter ativo e se divertir. Seja você um iniciante ou um dançarino experiente, nunca é tarde para colher os frutos dessa forma expressiva de exercício.

Agora que você conhece alguns dos benefícios para corpo e alma propiciados por uma das mais divertidas e antigas atividades da humanidade, mova-se e procure hoje mesmo uma academia para dar início a algo que com toda certeza vai mudar sua vida para melhor! Prepare-se para experimentar a alegria que vem a cada passo!

Veja onde ter aulas de dança na Barra da Tijuca. Listamos academias de estilos variados onde aprender a arte no bairro mais charmoso do Rio de Janeiro.

Let’s dance!

Fontes:

You May Also Like