Atualizado em outubro 4th, 2024 at 05:52 pm
Aqui estão algumas sugestões de especialistas para não adoecer. Veja essas dicas para não adoecer e permanecer saudável até mesmo quando cercado por germes
Se você é como eu e só de pensar em ficar doente fica arrepiado, então este post foi feito para você! Já pensou se você pudesse reduzir o risco de ficar doente ou até mesmo evitá-lo completamente? Mas com todos os germes flutuando ao nosso redor hoje em dia, como podemos nos manter saudáveis? De técnicas de higiene adequadas a alimentos que fortalecem o sistema imunológico, aqui vão algumas dicas sobre como manter seu corpo em boa forma para que você nunca precise se preocupar em ficar doente novamente.
Você já se perguntou por que você sempre é alvo de alguma virose em determinadas épocas do ano, enquanto outras pessoas que você conhece passam o ano todo com saúde e disposição? Conversamos com alguns dos maiores especialistas para descobrir o segredo de como estar com saúde mesmo quando cercado por germes. Segundo os médicos, a primeira dica é vacinar-se. Em seguida, siga estes passos simples para aumentar ainda mais a sua proteção contra os vírus.
Saia com os amigos e respire ar fresco para não adoecer
Do ponto de vista das pessoas comuns, ficar entre quatro paredes, onde é quentinho e confortável, é melhor para o seu sistema imunológico do que estar ao ar livre, exposto ao frio. Mas o problema é que permanecer enfurnado o coloca em constante contato próximo com outras pessoas (e seus germes).
Contudo, já é ponto pacífico entre especialistas que passear ao ar livre traz diversos benefícios para a saúde física, tais como: melhoria da função cardiovascular, incremento da força e tônus muscular, aumento da flexibilidade das articulações e diminuição do risco de doenças. Para quem quer perder peso, caminhar ao ar livre é uma maneira eficaz de queimar calorias. Além disso, o ar fresco e o contato com a natureza podem ajudar a reduzir os níveis de estresse e melhorar o bem-estar mental geral.
Considerado um dos maiores filósofos de todos os tempos, Aristóteles costumava caminhar com seus alunos pois acreditava que essa era a forma correta de tirar maior proveito das nossas capacidades mentais. Desde então, aqueles que estudam ou filosofam caminhando a céu aberto são chamados de peripatéticos.
Pois é, caminhar ao ar livre com as pessoas que amamos pode ser uma experiência imensamente benéfica para a mente. Não apenas fornece uma oportunidade de nos conectar com a natureza e todo seu esplendor, mas também oferece uma chance de nos relacionar com entes queridos. Com o ar puro e o ambiente natural, as tensões da vida diária parecem distantes, criando uma sensação de paz e contentamento. Uma caminhada na natureza também pode aumentar a clareza mental e a criatividade, permitindo-nos ganhar perspectiva sobre nossas vidas.
Escapar para um passeio ao ar livre não apenas lhe dá uma pausa de contato com todos os germes que circulam no interior dos recintos, como também pode realmente aumentar sua imunidade. “O exercício leva a um aumento das células combatentes, neutrófilos e monócitos, que em última análise, aumentam a função imunológica”, diz Ather Ali, ND, MPH, diretor assistente de Pesquisa em Medicina Alternativa no Centro de Pesquisa Preventiva de Yale-Griffin.
Não quer adoecer? Relaxar combate resfriados
O estresse pode ter um grande impacto na nossa saúde. Quando somos soterrados com uma quantidade avassaladora de estresse, isso debilita nosso bem-estar físico e mental. O estresse prolongado é o grande vilão por dores no peito, dores de cabeça, insônia e problemas digestivos. Se não for combatido corretamente, o estresse pode levar à ansiedade e à depressão, além de enfraquecer o sistema imunológico, tornando-nos mais suscetíveis a doenças.
Muitas vezes subestimados pela maioria das pessoas, os efeitos nocivos do estresse têm sido objeto de numerosos estudos de especialistas nas últimas décadas. E não foi a toa. Quando estamos estressados, nosso corpo fica impedido de produzir moléculas de sinalização celular, chamadas citocinas, que desencadeiam uma resposta de combate a doença de nosso sistema imunológico. “Você também deve se cuidar (dormir bastante, comer direito e exercitar-se) quando você está estressado”, diz Ali, é crucial para elevar sua imunidade.
Que tal relaxar um pouco agora? Há um trilhão de razões pelas quais dar uma espairecida pode ser o último item em sua lista de afazeres. Mas tratando-se deste assunto deve ser uma prioridade: “Estar estressado aumenta sua susceptibilidade a pegar um resfriado”, diz Ali. Isso pode ser porque, a longo prazo, leva à liberação de hormônios do estresse, tais como os glicocorticóides.
Lavar bem as mãos é uma das melhores dicas para não adoecer
O hábito de utilizar água e sabão para lavar as mãos é relativamente novo na epopéia da humanidade neste planeta azulado e arredondado. Embora haja controvérsias, o bendito hábito teria surgido no mundo ocidental apenas no século XIX. O efeito nos anos subsequentes foi uma diminuição gigantesca de muitos males. Ao impedir a propagação de bactérias e outros germes, isso ajudou a reduzir o número de doenças e mortes por infecções. Nos anos seguintes, houve aumento na expectativa de vida, bem como diminuição nas taxas de mortalidade infantil.
Resfriados e gripes podem se espalhar muito facilmente através do toque. Mantenha os dedos longe dos seus olhos, nariz e boca, tanto quanto possível, e certifique-se de dominar a arte de lavar as mãos. Água e sabão continuam sendo as ferramentas mais eficazes, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.
Germes podem crescer em sabonetes em barra, então use o tipo líquido e opte por sabonetes antibacterianos. Ensaboe as mãos por uns bons 20 segundos antes de enxaguar e certifique-se de secar bem (mas nunca em sua roupa!): “Mãos húmidas são muito mais propensas a espalhar bactérias do que quando secas”, diz Dana Simples, MD, médica de primeiros socorros no Mercy Medical Center, em Baltimore.
A bala de prata para não adoecer
Uma ocasional noite mal dormida não é nada que mereça preocupação, mas a falta contínua de sono pode dificultar a capacidade do seu sistema imunológico funcionar corretamente. Embora os especialistas costumem dizer que as horas de sono variam de acordo com cada pessoa, em 2009 um estudo do Carnegie Mellon (EUA) descobriu que dormir menos do que sete horas por dia quase triplica suas chances de pegar um resfriado — sete horas de sono seguidas, sem acordar no meio da noite!
“Para muitos de nós, o único momento tranquilo que temos para pensar e refletir nas coisas é quando estamos deitados na hora de dormir. Infelizmente, a resolução de problemas na cama interfere com o sono”, diz Leslie Swanson, PhD, especialista em sono do departamento de psiquiatria da University of Michigan.
Pode-se afirmar que existe um consenso a respeito do saudável hábito de se dormir bem e de forma rotineira. Uma boa noite de sono proporciona inúmeros benefícios para a nossa saúde no longo prazo, tais como: melhor desempenho cognitivo, aumento da imunidade e melhoria geral da saúde. Isso mesmo, aquela noite muito bem dormida faz toda a diferença do mundo quando se trata de: regular o humor, melhorar a concentração, reduzir os níveis de estresse, estimular o sistema imunológico e auxiliar na perda de peso.
Dúvidas frequentes:
O que fazer para não adoecer?
Existem alguns hábitos simples que você pode incluir em sua rotina de forma preventiva que podem impedir que você fique doente, tais como: lavar as mãos com água e sabão constantemente, usar álcool gel com frequência, estar com a vacinação em dia, optar por uma uma dieta balanceada, exercitar-se, dormir bem, controlar os níveis de estresse com relaxamento e evitar contato com pessoas doentes.
O que deve ser evitado para se ter uma boa saúde?
Para impedir que fiquemos doentes, devemos evitar alguns hábitos nocivos à nossa saúde e ao nosso organismo, tais como: sedentarismo, fumar, beber álcool em excesso, usar drogas, comer “junk food”, não dormir o suficiente ou dormir demais, principalmente.
O que protege a nossa saúde?
Para proteger a nossa saúde, devemos adotar um estilo de vida saudável, fazer exercícios regularmente, optar por uma dieta balanceada (valorize comer saladas e frutas), manter boas práticas de higiene, fazer exames médicos preventivos e estar com a vacinação em dia.
Quais os motivos que fazem dormir ser tão importante ?
Dormir de 7 horas a 9 horas por noite é extremamente importante para a saúde porque ajuda o corpo e a mente a restaurarem seus níveis de energia, eliminarem toxinas e repararem os danos causados durante o dia. Dormir o suficiente nos ajuda a ficar alertas e focados ao longo do dia, assim como reduz o risco de doenças cardíacas, derrames e diabetes. Além disso, descansar o suficiente também pode levar a um melhor funcionamento cognitivo e melhora do humor.
10 dicas para você ADOECER
Agora que você já conheça os 4 segredos para nunca adoecer, assista ao vídeo bem-humorado abaixo, onde o Dr. Samuel Dalle Laste, um campeão de audiência do YouTube, lista 10 dicas infalíveis para você ficar doente e, é claro, faça o oposto:
Resumindo os segredos para nunca adoecer
A socialização é uma grande aliada da saúde, por isso, saia com os amigos e pegue algum sol e ar fresco! Mantenha as mãos sempre bem limpinhas, uma das formas mais eficazes de prevenir doenças. Os adultos devem dormir de sete a nove horas por noite; o sono repara o desgaste diário das suas células de modo a que estas permaneçam fortes contra vírus ou outras ameaças. Aprenda a relaxar e gerir o estresse ouvindo música, tirando uma soneca, fazendo yoga ou alongamentos, meditando…o sistema imunológico vai agradecer!
A vida é o que você faz dela! Faça as escolhas corretas e tenha muito mais saúde!
Fonte: https://www.foxnews.com/health/4-secrets-to-never-getting-sick