Search Day Night
Homem parado ao lado de uma cabana de madeira com vegetação tropical ao fundo. Imagem ilustra artigo do Barrazine (Os melhores lugares para estar em contato com a natureza na Barra da Tijuca).

Os melhores lugares para estar em contato com a natureza na Barra da Tijuca

Os melhores lugares para estar em contato com a natureza na Barra da Tijuca

Atualizado em março 30th, 2024 at 07:43 pm

Se você procura os benefícios de estar em contato com a natureza, confira cinco destinos imperdíveis para visitar na região administrativa Barra da Tijuca

A Barra da Tijuca, o bairro mais famoso e completo da Zona Oeste do Rio de Janeiro, é bem conhecida por suas praias deslumbrantes, shopping centers imensos e arranha-céus modernos. Mas uma das coisas que realmente torna a Barra especial são os seus parques. Se você quer estar em contato com a natureza, aqui estão cinco parques imperdíveis que você deve visitar na região administrativa da Barra da Tijuca.

Nascer do sol dourado sobre uma cidade costeira refletindo a luz e prédios altos lançando longas sombras. Imagem ilustra artigo do Barrazine (Os melhores lugares para estar em contato com a natureza na Barra da Tijuca).
  1. Parque Natural Municipal de Marapendi: Localizado nos bairros da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes (ambos na Região Administrativa da Barra da Tijuca), o parque faz parte do Mosaico Marapendi, composto pela APA de Marapendi, PNM de Marapendi, PNM Barra da Tijuca Nelson Mandela e 77º MMHG. Trata-se de uma área de proteção ambiental destinada à preservação da vegetação de restinga e manguezal da região. Sua entrada está situada na Avenida Alfredo Balthazar da Silveira, no Recreio. Criado em 1991, o parque tem como objetivo proteger a biodiversidade, regular o processo de ocupação e preservar o uso dos recursos naturais. Dentro do parque, os visitantes podem desfrutar de uma vista deslumbrante da exuberante lagoa de Marapendi, cercada pela vegetação de restinga que atrai uma grande variedade de aves, caranguejos, lagartos e até mesmo espécies ameaçadas, como o jacaré-de-papo-amarelo. Com quase 10 mil quilômetros quadrados de vegetação e trilhas, o parque possui infraestrutura para a diversão dos visitantes, incluindo playgrounds, torre de observação de avifauna e áreas específicas para piqueniques, que devem ser previamente agendados na administração. Os caminhos arborizados convidam a agradáveis passeios, enquanto os canais que cortam as áreas de mangue proporcionam a oportunidade de explorar de caiaque. O Parque Natural Municipal de Marapendi, com sua biodiversidade única e paisagens deslumbrantes, é realmente um tesouro natural no coração da Barra da Tijuca.
  2. Bosque da Barra: Situado no quilômetro 6 da Avenida das Américas, na Barra da Tijuca, o Bosque da Barra oferece entrada gratuita, tornando-se um destino ideal para famílias e turistas que desejam desfrutar de um dia ao ar livre. Este é, sem dúvidas, um dos parques mais amados por famílias e turistas, uma verdadeira joia da natureza. Ele abrange uma área de 50 hectares, oferecendo aos visitantes uma experiência única e revitalizante. Às margens de um belo lago, você encontrará áreas arborizadas, alamedas, quadras de vôlei, campos de futebol, amplos gramados, playgrounds e banheiros para maior conforto dos visitantes. Perto do lago, os gramados arborizados são áreas ideais para piqueniques. É incrível perceber como esse ecossistema se mantém em meio a uma região tão urbanizada. Por ali, é possível observar características originais de restinga, com áreas arenosas, brejos e várzeas. E o mais impressionante é que essa região abriga espécies ameaçadas de extinção. Uma das atrações mais especiais do parque é a presença de jacarés-de-papo-amarelo, uma população que se acostumou com a presença humana. Além disso, o Bosque da Barra conta com um Núcleo de Educação Ambiental, que oferece uma variedade de atividades educativas, como visitas guiadas, palestras e exposições, principalmente voltadas para crianças. O parque também é um ponto de parada do BRT TransOeste, facilitando o acesso dos visitantes. O parque possui um estacionamento para 150 carros, mas é aconselhável chegar cedo para garantir uma vaga. A pista de terra batida é perfeita para corridas, caminhadas ou passeios de bicicleta. Vale ressaltar que o parque não possui bares, restaurantes ou lanchonetes (leve água e comida), mas oferece coleta seletiva de lixo (faça sua parte).
  3. Parque Municipal da Prainha: A exuberante flora presente nessa região é típica da Mata Atlântica, com diversidade de vegetação nas áreas rochosas, restingas e áreas alagadas. Foram registradas centenas de espécies vegetais, incluindo ameaçadas de extinção, como o icônico pau-brasil. Algumas espécies introduzidas também podem ser encontradas, como a bananeira e a fruta-pão, próximas à entrada do parque. Por sua vez, a fauna local possui grande variedade de aves, como periquitos, corujas e até mesmo espécies ameaçadas de extinção, como gaviões. Também é possível encontrar répteis, como jararaca, cobra-cipó, jabuti de cabeça vermelha e tartaruga verde, símbolo do Parque da Prainha. Entre os mamíferos, podemos citar o bicho-preguiça, o gato-do-mato, o cachorro-do-mato, a mão-pelada, o gambá e as pacas, entre outros. O parque oferece entrada gratuita e o acesso pode ser feito pela Avenida Estado da Guanabara, margeando a orla. Embora não haja transporte público na região, é possível chegar de carro, moto, bicicleta ou a pé. Durante o verão, há controle do número de carros permitidos. O Parque Municipal da Prainha conta com centro de visitantes, Museu do Surf, auditório e sala de exposições. Na área de entrada, há duchas e banheiros públicos, além de estacionamento disponível na área externa. A vigilância é realizada pelos guardas do Grupamento de Defesa Ambiental.
  4. Parque Natural Municipal de Grumari: Trata-se de uma área protegida tanto pelo município quanto pelo estado, localizada na região administrativa da Barra da Tijuca. O parque causa a agradável impressão de um Rio de Janeiro praticamente intocado, com trilhas que proporcionam acesso a algumas das paisagens mais deslumbrantes da cidade. Com um pouco de sorte, você pode avistar macacos e preguiças nas árvores, adicionando um toque especial à experiência. Além disso, o parque engloba a famosa praia do Abricó, considerada uma das mais belas do Rio e um refúgio para nudistas e amantes da natureza. Por ali, existem mirantes naturais que oferecem vistas panorâmicas deslumbrantes. Há também quiosques com banheiros, vendedores ambulantes na areia e opções de comida. No entanto, assim como ocorre na Prainha, o acesso ao parque por transporte público é impossível, exceto taxis ou carros por aplicativos. O Parque de Grumari integra o Parque Estadual da Pedra Branca, possui área de mais de 800 hectares e abriga grande variedade de ecossistemas. Por sua localização, pode ser considerado melhor local do Rio para apreciar o pôr do sol.
  5. Trilha da Pedra da Gávea: A Pedra da Gávea é uma imponente formação rochosa de granito que oferece uma das caminhadas mais desafiadoras e, ao mesmo tempo, gratificantes da cidade. Com uma altitude de 842 metros, ela se destaca como uma das montanhas mais altas do mundo situadas próximo às margens oceânicas. Do topo, a vista é simplesmente incomparável, proporcionando um panorama deslumbrante da cidade e do oceano. As trilhas que percorrem a montanha foram abertas pela comunidade local agrícola em 1830 e, atualmente, a área está sob a administração do Parque Nacional da Tijuca. Além disso, a ação diferenciada do tempo e da natureza em um dos lados da rocha criou uma curiosa semelhança com um rosto humano estilizado, tornando-a ainda mais fascinante para os exploradores.
Trilhas e Rumos 0041 - MOCHILA COMMUTER 41
Trilhas e Rumos 0041 - MOCHILA COMMUTER 41
Trilhas e Rumos 0041 - MOCHILA COMMUTER 41

Trilhas e Rumos 0041 - MOCHILA COMMUTER 41 - PRETO. Modelo de uso misto, ideal para caminhadas sem pernoite. Seu compartimento principal é amplo com fechamento por zíper, com divisória para colocar um cantil flexível, como sistema de hidratação (itens vendidos em separado) com abertura para passagem de mangueira. Possui dois bolsos frontais, um menor para itens pequenos, e um maior, com divisórias para fácilitar a organização interna. Vem ainda com dois bolsos laterais, para itens pequenos, e dois práticos bolsos no cinturão, fácilitando o transporte de celular, chaves, etc..

 

Faça contato com a natureza na Barra da Tijuca

A região administrativa da Barra da Tijuca é cheia de vida e beleza natural. Cada parque oferece uma experiência única, permitindo aos visitantes uma chance de se reconectar com a natureza e experimentar um lado diferente da vida urbana. Portanto, da próxima vez que visitar a Barra da Tijuca, não se esqueça de incluir esses parques no seu itinerário. Você não se arrependerá!

You May Also Like